11 questões sobre movimentos sociais que já caíram nos vestibulares e no Enem
Manifestação pedindo eleições diretas (Diretas Já) em Brasília (DF) durante a Ditadura Militar (1964 – 1985). / Foto: Arquivo/AE

11 questões sobre movimentos sociais que já caíram nos vestibulares e no Enem

Presentes no Brasil desde a época colonial, os movimentos sociais são peça-chave na criação e ampliação de direitos para alguns setores da população

Os movimentos sociais são grupos organizados que atuam em ações coletivas reivindicando a criação, efetivação e ampliação de direitos. Esses grupos estão presentes em todas as partes do mundo, enfrentando repressão estatal e popular em diversos níveis, de acordo com o país e contexto em que estão inseridos.

Alguns exemplos de movimentos sociais são os grupos feministas, o movimento negro, os grupos LGBTQIA+ e as organizações de luta por terra e moradia. A história do Brasil é repleta da participação dos movimentos sociais, seja por reivindicar o voto universal, cotas em universidades, ou o direito à habitação em zonas urbanas e rurais, e é por isso que o assunto é um tema muito interessante para os vestibulares.

Conheça como as bancas abordam o assunto e saiba como estudar esse segmento que pode aparecer de formas interdisciplinares, unindo disciplinas como Sociologia, História e Geografia: 

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Universidade Estadual de Londrina (UEL) 2022

Leia o texto a seguir e responda à questão

adaptado de: //g1.globo.com/

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a atuação dos movimentos feministas de mulheres, no Brasil, em relação à violência contra a mulher, assinale a alternativa correta.

A) Os movimentos de mulheres, ao promover a campanha “Quem Ama Não Mata”, contribuíram para a recusa das teses jurídicas de crime passional nos casos de violência contra as mulheres.

B) A redução da violência contra a mulher no espaço público, no contexto da pesquisa noticiada, deve-se ao fortalecimento das políticas de enfrentamento à violência contra a mulher no período.

C) As feministas, com o lema “O Pessoal é Político”, centralizam sua luta nas reivindicações por direitos políticos, assegurando maior participação das mulheres nos partidos e em cargos da administração pública.

D) Para os movimentos feministas, o combate ao alcoolismo e a outras drogas lícitas e ilícitas entre homens é uma prioridade na Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

E) Com o lema “Em Briga de Marido e Mulher, Não se Mete a Colher”, os movimentos de mulheres reivindicam afastamento das políticas punitivistas da segurança pública nos casos de violência doméstica.

Resolução: A alternativa A está correta. A violência contra a mulher é um problema público, de ordem social, sendo responsabilidade do Estado e de todos. Nesses termos, há muito vigoraram teses de que a violência contra a mulher seria justificada por se tratar de conflitos típicos do ambiente privado e motivados por reações passionais dos homens, compreensão que abrandava e, em muitos casos, justificava a própria violência. Por exemplo, os homens podiam entrar com ações com mulheres ou mesmo ter penas abrandadas caso fosse considerado que a “honra” do marido fora ferida. Então, o papel dos movimentos sociais de mulheres, com destaque para atuações desde o final da década de 1970, foi importante para pressionar o Estado e a sociedade a olharem a questão das mulheres como violência de gênero e não crime passional. Nesse sentido, a Lei Maria da Penha, de 2006, é emblemática. 

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 2022

No Brasil, um exemplo de história que precisa ser narrada é a dos movimentos em defesa dos direitos que hoje reconhecemos como movimentos LGBTQIA+. Tais movimentos eclodiram como um ato de resistência em plena ditadura civil-militar, marcada pela repressão e por ideais conservadores. Naquele contexto, a busca por visibilidade passou a ser compreendida como um dos elementos fundamentais para a conquista da cidadania. Entre outras coisas, os ativistas defendiam que os direitos políticos, sociais e civis tornam-se socialmente legítimos para os cidadãos quando envolvem o direito aos meios de comunicação e à livre expressão. 

(Baseado em Vinicius Ferreira e Igor Sacramento, Editorial: Movimento LGBT no Brasil: violências, memórias e lutas. Reciis – Rev Eletron Comun Inf Inov Saúde. 2019 abr.-jun.13(2): p. 234-239.)

A partir da leitura do texto, assinale a alternativa correta acerca da historicidade dos movimentos políticos identitários e suas estratégias políticas de ação.

A) Esses movimentos eclodiram na segunda metade do século XX, foram perseguidos e silenciados pela ditadura militar e retornaram à cena pública após a instauração de um regime democrático.

B) Por sua capacidade de obter alcance social, desde a década de 1970, as mídias são ferramentas para a construção de uma cidadania plena, sendo a busca por visibilidade, portanto, uma das estratégias de ação do movimento LGBTQIA+.

C) O Brasil do século XX construiu-se como uma democracia racial, o que garantiu aos movimentos políticos e identitários nacionais o acesso aos direitos civis, políticos e sociais, esvaziando as agendas dos militantes LGBTQIA+.

D) Na atualidade, a onda de crimes de homofobia e transfobia estimulam o movimento LGBTQIA+ a rever a pauta da visibilidade dos sujeitos, tornando a militância mais discreta e voltada para o espaço privado da ação dos indivíduos.

Resolução: A alternativa B está correta. A liberdade de expressão e a liberdade de imprensa são entendidos como direitos fundamentais para o exercício da cidadania plena, pelo menos desde o século XVII, quando os primeiros textos liberais foram publicados por John Locke. Com a onda de revoluções que tomou o mundo a partir do final do século XVIII, a maioria delas exigia esses direitos. É nos meios de comunicação que os sujeitos históricos e políticos têm a oportunidade de divulgar suas ideias fazendo-as alcançar uma quantidade inestimável de pessoas. Não à toa, governos autoritários sempre tentaram censurar esses meios, inclusive a ditadura brasileira. E como falei, é justamente nesse período de nossa história que surgem os primeiros jornais produzidos e destinados ao público LGBTQIA+. Ter voz nos meios de comunicação significava ser visto. Afinal, como você pode conseguir a empatia e apoio das pessoas se elas não souberem que você existe? Essa preocupação é evidente até mesmo nas siglas que nomeiam o movimento. Cada sigla representa um grupo: L, de lésbicas; G, de gays; B, de bissexuais; T, de transgêneros; Q, de queer; I, de intersexuais; A, de assexuais; e o “+” para expressar que existe uma diversidade ainda maior de sexualidade e de gênero.

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) 2021

O neologismo empoderamento vem sendo empregado por alguns movimentos reivindicatórios para indicar a necessidade de fortalecimento da identidade de grupos sociais historicamente oprimidos e subalternizados. Apesar da polissemia do termo empoderamento, marcado pela disputa acirrada na determinação de seu conteúdo conceitual, pode-se chegar a uma definição instrumental do conceito. Neste sentido, empoderamento designa uma série de ações internas e externas, efetuadas no sentido de favorecer a emancipação política e social de indivíduos e grupos sociais há muito tempo oprimidos. (BERTH, Joice. O que é empoderamento? Belo Horizonte: Letramento, 2018.)

Considerando o enunciado exposto, assinale a alternativa CORRETA.

A) O empoderamento significa retirar poder dos pobres para dar ao Estado.

B) O empoderamento significa a imposição estatal de normas de conduta.

C) O empoderamento significa o fortalecimento do poder eclesiástico.

D) O empoderamento se refere ao processo de autoafirmação, autovalorização e de reconhecimento social de indivíduos/coletividades subalternizados em processo de emancipação.

E) O empoderamento se refere ao estabelecimento da tutela estatal sobre os grupos sociais subalternizados que dependem de assistencialismo.

Resolução: A alternativa D está correta. O conceito indica o fortalecimento de indivíduos e coletividade, principalmente porque demonstram a voz e o espaço dos grupos anteriormente ou não ouvidos ou excluídos. 

Universidade Estadual de Goiás (UEG) 2020

No final dos anos 1960, uma crise na sociedade foi fortalecida por movimentos de contestação social. Entre estes movimentos destaca-se a rebelião de Maio de 1968 na França, em que estudantes se aliaram aos operários na contestação de diversos elementos da sociabilidade e das relações sociais existentes. Esta rebelião se constituiu em um marco para a organização política dos movimentos sociais, pois apresentava tendências

A) revolucionárias, contra a burocratização e a exploração entre classes sociais.

B) nacionalistas, contra a exploração dos nativos pelos estrangeiros.

C) intervencionistas, contra a desagregação da família tradicional.

D) liberais, contra a monarquia fundamentada no direito divino.

E) neoliberais, contra a intervenção estatal na economia.

Resolução: A alternativa A está correta. Esta questão envolve aspectos históricos e sociológicos, em particular, em torno da Teoria dos Novos Movimentos Sociais. O movimento conhecido como “Maio de 68” na França expressou uma contestação revolucionária da estrutura social opressora. Iniciado na França, este movimento ocorreu em diversos países, pois a condição opressiva cultural, econômica e política vivida era similar. Assim, no que diz respeito à participação da juventude , um conjunto de valores sociais entraram na pauta dos protestos, como a crítica aos padrões culturais, sexuais, de organização da família, o questionamento às religiões, enfim, muitas ideias que, para o contexto conservador que se vivia, indicaram um sentido revolucionário de mundana cultura. Não por menos, era comum encontrar dizeres que sintetizavam o momento vivido pelos jovens, tal como: “Deus está morto, Marx está morto, Freud está morto… e eu não estou me sentindo muito bem”; “Abaixo a sociedade de consumo”; A imaginação toma o poder”; Sejam realistas, exijam o impossível” . Do ponto de vista político, a onda de protestos também exigia mais participação da sociedade civil em instâncias de decisão, mais liberdades civis (questão racial) e exigia o fim dos conflitos armados, como a Guerra no Vietnã.

O curioso foi que, diante de uma pauta plural e nova de reivindicações, nem capitalistas, nem comunistas entenderam muito bem o que levou 20 mil estudantes parisienses montarem barricadas nas ruas de Paris, em maio de 1968, e lá permanecerem lutando, por 10 dias.

Pode-se dizer, também, que a onda de protestos da Paris, que logo se espalhou pela Europa, também fortaleceu a luta por direitos civis nos EUA. Na verdade, os movimentos acabaram se estimulando mutuamente, confirmando a noção inicial de que as estruturas sociais opressoras eram comuns. No Brasil, podemos lembrar da famosa frase “É Proibido Proibir”, eternizada na canção de Caetano Veloso, um dos slogans do movimento.

Agora, juntamente com os estudantes, o movimento operário francês também entrou em cena. Primeiro, os operários se somaram às manifestações após a reação violenta da polícia sobre os estudantes. Depois, iniciaram uma greve contra o governo e também passaram a reivindicar melhores salários, direitos sociais e um tipo de reivindicação que é característico do sindicalismo francês, qual seja, a participação na gestão da empresa, a democratização das relações de trabalho. Tal aliança conferiu um sentido anticapitalista maior para os protestos daquele ano, algo que passou a preocupar as classes dominantes.

Universidade Estadual do Ceará (Uece) 2019

Os movimentos sociais revelam ações presentes nas sociedades democráticas e são expressão da organização e luta da sociedade civil. Atuam coletivamente na afirmação de direitos e na resistência à exclusão social.  

Considerando a afirmação acima, é correto dizer que os movimentos sociais 

A) foram criados pelo Estado como meio de colaborar com a administração dos governos e de suas propostas políticas. 

B) são importantes para a sociedade civil porque, por meio deles, direitos de cidadania são conquistados e a democracia é fortalecida.

C) são exemplos de protestos que promovem a desordem social e põem em risco os direitos e a cidadania conquistados historicamente pela sociedade. 

D) ao se constituírem, atuam aleatoriamente, sem foco nem direção, apenas movidos pela ideia da mobilização.

Resolução: A alternativa B está correta. Os movimentos sociais correspondem à luta, por parte de membros da sociedade civil, pela expansão ou efetivação dos direitos de cidadania que são negados a determinadas parcelas da sociedade. Assim, esses movimentos são expressão da efetivação democrática, e não um risco para a sociedade.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) 2019

A origem operária do 8 de março

Para muitos, o 8 de março é apenas um dia para dar flores e fazer homenagens às mulheres. Mas, diferentemente de outras datas comemorativas, esta não foi criada pelo comércio. Oficializado pela Organização das Nações Unidas em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher era celebrado muito tempo antes, desde o início do século XX. E se hoje a data é lembrada como um pedido de igualdade de gênero e com protestos ao redor do mundo, no passado nasceu principalmente de uma raiz trabalhista. Foram as mulheres das fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa que começaram uma campanha dentro do movimento socialista para reivindicar seus direitos – as condições de trabalho delas eram ainda piores do que as dos homens à época.

Adaptado de bbc.com

Com base na reportagem, a criação do Dia Internacional da Mulher tem origem nas manifestações sociais em defesa de:

A) ampliação da cidadania

B) expansão da liberdade

C) promoção da diversidade

D) valorização da pluralidade

Resolução: A alternativa A está correta. O texto destaca a raiz trabalhista da data comemorativa e rememorativa para que mulheres tenham mais direitos. Nesse sentido, estamos abordando a ampliação da cidadania, em busca de igualdade. No final do texto há menção à igualdade de condições de trabalho entre homens e mulheres. 

As alternativas B, C e D estão erradas por trazerem assuntos indiretos que se desdobram a luta das mulheres, sendo afirmações que podem ser depreendidas da luta histórica das mulheres – afinal mais igualdade para mulheres também significa mais liberdade, por exemplo -, contudo não são afirmações conectadas diretamente com o argumento principal do texto.

Universidade Federal de Uberlândia (UFU) 2019

As desigualdades sociais, étnicas e culturais existentes no Brasil fazem com que exista uma mobilização de grupos, exigindo atendimento às necessidades humanas básicas, garantia de direitos e de deveres iguais. O movimento negro, após anos de debate e de luta por seu reconhecimento e por sua história, passou a ter uma data, 20 de novembro, para que esse debate fosse realizado e para mostrar a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade. 

Contudo, o movimento negro ainda possui algumas bandeiras e pautas para realizar. 

Assinale a alternativa que contém somente reivindicações e pautas desse movimento.

A) Cotas em universidades públicas, igualdade salarial entre gêneros e acesso igualitário à previdência social.

B) Redistribuição de terras aos sem-terra, acesso igualitário às escolas e à educação superior e reconhecimento do casamento civil entre homossexuais.

C) Fim da diferença salarial entre negros e brancos, acesso igualitário às escolas e à educação superior, preservação e reconhecimento da herança cultural afro-brasileira.

D) Reforma agrária, combate às discriminações de gênero e à exploração do trabalhador urbano.

Resolução: A alternativa C está correta. Para esta questão, precisamos lembrar que o movimento negro, em geral, faz uma luta por igualdade, por inclusão e por participação em espaços de decisão. Nos países de herança colônia, como o nosso, o processo histórico levou ao que denominamos de “racismo  estrutural”. Dessa forma, as reivindicações do movimento confrontam esse tipo de racismo e são desdobradas em políticas públicas que tem capacidade de impactar e alterar essa situação.

Universidade Federal de Uberlândia (UFU) 2019

A Estação Primeira de Mangueira se sagrou vitoriosa no carnaval de 2019 do Rio com a proposta de contar o “avesso” da história do Brasil – com um samba-enredo que jogou os holofotes do Sambódromo sobre heróis “apagados” da história e sobre as lutas de negros, de indígenas e de mulheres ao longo dos séculos, após o descobrimento. 

<https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47409435>. Acesso em 09.mar.2019.

A questão da diversidade e do reconhecimento das diferenças faz parte da pauta de discussão dos movimentos sociais feministas, negros, étnicos e indígenas. 

De acordo com os pressupostos sociológicos, constituem-se justificativas para o apagamento desses heróis

A) a realização de movimentos sociais.

B) a existência de uma simplificação da nossa história.

C) a nossa cultura passa a ser real e concisa com a ausência de heróis.

D) as elites se manterem no poder.

Resolução: A alternativa D está correta. Às elites não interessa a ascensão de lideranças populares. Quanto menor o espaço dos “subalternos” nos processos decisórios, melhor para a dominação.   

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019

Saudado por centenas de militantes de movimentos sociais de quarenta países, o papa Francisco encerrou no dia 09/07/2015 o 2º Encontro Mundial dos Movimentos Populares, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Segundo ele, a “globalização da esperança, que nasce dos povos e cresce entre os pobres, deve substituir esta globalização da exclusão e da indiferença”.

Disponível em: http://cartamaior.com.br. Acesso em: 15 jul. 2015 (adaptado).

No texto há uma crítica ao seguinte aspecto do mundo globalizado:

A) Liberdade política.

B) Mobilidade humana.

C) Conectividade cultural.

D) Disparidade econômica.

E) Complementaridade comercial.

Resolução: A alternativa D está correta. A globalização é um conceito amplo, interdisciplinar (história, sociologia e geografia). Globalização é compreendida historicamente como um longo processo de integração gradativa entre povos, por isso, podemos usar a ideia de mundialização. O grande objetivo/causa/motivador é a expansão econômica. Assim, pode-se colocar como ponto de partida, desse processo, o início das Grandes Navegações, no século XV. Depois, no século XIX, com o neocolonialismo teríamos uma nova fase nessa mundialização, agora sob a forma de capitalismo. Já no século XX, uma nova ampliação ocorre dessa vez por meio do avanço das técnicas no campo da comunicação e do transporte. Concretamente, há uma nova forma organizativa do processo produtivo no qual as empresas se espalham pelo mundo (transnacionalização). 

Nesse processo há pontos positivos, negativos e muitas contradições e debates. No campo da cultura podemos citar o embate entre universalismo versus relativismo. No campo social, podemos mencionar as desigualdades existentes entre os países e regiões do globo e a exclusão de parcelas imensas dos benefícios dos avanços técnicos científicos.

No texto, a abordagem do papa é em relação a este último ponto: o da desigualdade e exclusão.

Universidade Federal de Uberlândia (UFU) 2017

Para Fernando José Martins, no “fenômeno contemporâneo das ocupações das escolas: os estudantes de São Paulo lutaram para que sua escola não feche, ou por melhores condições nas escolas do Rio de Janeiro, ou contra a gestão privada das escolas em Goiás, o passe livre e aumento da merenda no Ceará, ou, no caso paranaense, sobre a reforma do Ensino Médio, que subtrai a obrigatoriedade de elementos curriculares fundamentais.”

Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/o-carater-pedagogico-da-ocupacao-das-escolas 4qd45ib0p7hy6mli685kqzsxg>. Acesso em: 22 abr. 2017.

Avaliando o movimento das ocupações a partir do conceito de ação social em Weber, pode-se afirmar que o tipo de ação social prevalecente é:

A) Ação afetiva

B) Ação racional em relação a fins

C) Ação tradicional

D) Ação altruísta em relação a valores

Resolução: A alternativa B está correta. Os estudantes planejaram ações com o objetivo de alcançarem alguns resultados que importavam a eles. A ação social é toda ação humana influenciada pela consciência a respeito da situação em que a ação é realizada, bem como, influenciada pelas ações e reações dos outros agentes sociais.  

Na obra Economia e Sociedade, Weber categoriza três tipos de ação social: 

➢ Ação tradicional: motivada pelo costume, pela tradição ou por hábitos familiares;
➢ Ação afetiva: é resultado dos impulsos e paixões; 
➢ Ação racional: é motiva por um valor de ordem ética, estética ou mesmo religiosa. 

Ela pode ser dividida em: 

▪ Ação racional com relação a valores
▪ Ação racional com relação a fins

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017

Uma área de cerca de 101,7 mil metros quadrados, com um pátio ferroviário e uma série de armazéns de açúcar abandonados pelo poder público. Quem olha de fora vê apenas isso, mas quem conhece a história do Cais José Estelita sabe que o local faz parte da história de Recife, sendo um dos cartões-postais e um dos poucos espaços públicos que restam na capital pernambucana. E é por isso que um grupo está lutando para evitar que as construções sejam demolidas por um consórcio de grandes construtoras para construção de prédios comerciais e residenciais.

BUENO, C. Ocupe Estelita: movimento social e cultural defende o marco histórico de Recife. Ciência e Cultura, n. 4, 2014.

A forma de atuação do movimento social relatado evidencia a sua busca pela

A) revitalização econômica do lugar.

B) ampliação do poder de consumo.

C) preservação do patrimônio material.

D) intensificação da geração de empregos.

E) criação de espaços de autossegregação.

Resolução: A alternativa C está correta. O patrimônio material protegido pelo Iphan é composto por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza, conforme os quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas. Os bens tombados de natureza material podem ser imóveis como as cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais ou móveis, como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.

Saiba mais sobre as questões cobradas nos vestibulares

Prepare-se para a prova com o Estratégia Vestibulares 

O Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem nos principais vestibulares do Brasil! 

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios focados em cada uma das bancas, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA banco de questões estratégia vestibulares
Você pode gostar também