Temas de redação do Enem nos últimos anos

Temas de redação do Enem nos últimos anos

Confira mais detalhes sobre cada um dos temas de redação do Enem dos últimos anos, incluindo reaplicação, e se prepare para a prova com o EV

O  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 e, com a criação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em 2009, a prova passou a ser utilizada como método de ingresso de diversas instituições de ensino superior por todo o Brasil.

O Sisu oferece mais de 250 mil vagas em instituições públicas, sendo o segundo maior vestibular do mundo, atrás apenas do Gaokao, da China. A atual prova do Enem contém 180 questões, divididas entre dois domingos consecutivos de aplicação.

📢 Saiba mais
+ Gabarito Enem 2024: correção do 2º dia de prova
+ Tema de redação Enem 2024: Desafios da valorização da herança africana no Brasil
+ Enem 2024: confira 32 atualidades e acontecimentos que podem cair nas provas
+ Enem 2024: 20 dúvidas frequentes sobre o exame
+ O que mais cai em Matemática e Ciências da Natureza no Enem?

Com duração de cinco horas e 30 minutos, o primeiro dia conta com as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no segundo dia, a prova tem duração de cinco horas e é composta de questões que cobram dos candidatos conhecimentos em Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. 

A redação do Enem tem como histórico girar em torno de uma problemática social, política, científica ou cultural, sempre voltada para as particularidades brasileiras, mesmo se o tema em questão for de alcance mundial.

O gênero solicitado é o dissertativo-argumentativo e a banca não permite cópia de outros textos, mesmo os apresentados na coletânea de apoio. É necessário também propor uma proposta própria, que não viole os Direitos Humanos.

Os últimos temas trataram sobre a invisibilidade do trabalho de cuidados realizados por mulheres, valorização de comunidades e povos tradicionais brasileiros, acesso à cidadania por meio de registro civil e estigma associado às doenças mentais. Confira mais detalhes sobre esses e temas de outros anos, além de acessar os cadernos de prova, abaixo.

Pacote Enem TOP

Estude com o Estratégia Vestibulares

2024 — Desafios da valorização da herança africana no Brasil

+ Tema de redação Enem 2024: Desafios da valorização da herança africana no Brasil

2023 — Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil

O tema de redação do Enem 2023 tocou em vários pontos que dizem respeito à igualdade de gênero, ao discutir as variadas funções dadas às mulheres, mas com ênfase no cuidado enquanto mãe, esposa, filha e responsável pelo lar, apenas para citar alguns dos papeis em que esse cuidar é exigido.

Quatro textos de apoio foram utilizados: trecho do relatório “Tempo de Cuidar”, da Oxfam, um dado do IBGE sobre média de horas dedicadas aos afazeres domésticos por sexo, trecho de um material do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) sobre as transformações existentes na sociedade brasileira no que diz respeito à questões de gênero e, por fim, a capa da revista “Pesquisa FAPESP” de janeiro de 2021, que conta com a matéria em destaque chamada “Desafios do cuidado”.

+ Tema de redação Enem 2023: invisibilidade do trabalho de cuidados realizados pela mulher no Brasil
+ Redação Enem 2023: o que mudou na correção?
+ 13 dados que poderiam ser usados como repertório na redação do Enem 2023
+ 7 citações que poderiam ser usadas na redação do Enem 2023
+ Enem 2023: modelo de redação nota 1000, de acordo com o Estratégia Vestibulares

2022 — Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil

Os vários povos e comunidades tradicionais foram tema de redação do Enem 2022. Foram citados grupos como povos de terreiro, ribeirinhos, ciganos, extrativistas e quilombolas, justamente para ilustrar aos candidatos que o tema era mais amplo do que uma primeira impressão poderia deixar.

Uma matéria do G1, citando a existência de 26 tipos diferentes de povos e comunidades reconhecidos, inclusive com um infográfico, além de destacar a criação da Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT), em 2007, e um trecho da “Carta da Amazônia 2021”, desenvolvida para a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26).

+ Tema de redação Enem 2022: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”
+ Redação Enem 2022: veja quais são os povos tradicionais do Brasil
+ Redação nota 1000: leia 10 redações do Enem 2022

2021 — Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

A cidadania e os instrumentos que garantem seu reconhecimento foram tema de redação do Enem 2021, evidenciando o problema do registro de nascimento e o direito à documentação pessoal no País.

Os textos de apoio abordaram a temática e utilizaram trecho do livro “Invisíveis: uma etnografia sobre brasileiros sem documento”, de Fernanda da Escóssia, além do dado do IBGE que aponta uma estimativa do número de pessoas sem registro de nascimento, uma matéria do site do Senado que destaca a importância da certidão de nascimento e um cartaz da defensoria pública brasileira sobre o tema.

+ Tema de redação Enem 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
+ Redação nota 1000: leia 10 redações do Enem 2021
+ Tema de redação do Enem 2021 caiu em simulado do Estratégia Vestibulares

2020 — O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

A saúde mental é um assunto em alta nos últimos anos no Brasil e no mundo e, no Enem 2020, o tema foi desenvolvido em redação, abordando estigmas e preconceitos existentes no universo das doenças psiquiátricas.

Como textos de apoio foram utilizados uma explicação sobre o que é a saúde mental, destacando até mesmo a diferença para o termo “doença mental”, um trecho de um artigo da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata), sobre o preconceito, falta de informação e tratamentos precários para quem sobre com uma série de transtornos mentais, além de um cartaz com dados sobre depressão no Brasil.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

2019 — Democratização do acesso ao cinema no Brasil

A importância da arte no cotidiano das pessoas e como ela se relaciona com toda a sociedade foi parte da discussão do tema de redação do Enem 2019, que focou no cinema e em como essa arte é explorada no Brasil.

Um trecho do livro “O que é Cinema”, de Jean-Claude Bernardet, além de um trecho do artigo “O filme e a representação do real”, publicado no site e-compós, foram dois dos quatro textos de apoio utilizados pela banca. 

Completam a lista um infográfico da revista Meio e Mensagem sobre o aumento no número de brasileiros que frequentam salas de cinema e mais dados sobre o tema em um artigo da Agência Nacional do Cinema (Ancine). 

2018 — Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Enquanto o termo Fake News ganhava força e notoriedade no Brasil, o Enem, por meio de seu tema de redação, discutiu como o controle de dados pode manipular uma série de comportamentos dos usuários da internet. 

Os chamados algoritmos e as estratégias por trás das big techs passaram por reformas e punições a alguns donos de redes sociais, mas o assunto é cada vez mais importante ao redor do mundo.

Um dos textos de apoio utilizado foi o artigo “O gosto na era do algoritmo”, do jornal El País, que abordava a ilusão da liberdade de escolha gerada por algoritmos que aprendem e moldam o comportamento dos usuários. 

Além dele, a banca usou trechos do artigo “A silenciosa ditadura do algoritmo”, artigo de Pepe Escobar, da matéria “Como a internet influencia secretamente nossas escolhas”, da BBC e um infográfico do IBGE, sobre a utilização da internet no Brasil em 2016.

2017 — Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

As dificuldades e desafios na formação educacional de surdos foi tema de redação do Enem 2017, trazendo a inclusão social para a discussão. A escolha pela população surda designava um grupo específico, mas a reflexão proposta poderia ser aplicada para uma série de grupos.

Para aprofundar o tema, a banca selecionou trecho do capítulo IV da Lei 13.146, a chamada Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que aborda o direito à educação. 

Além desse conteúdo, foram selecionados um gráfico com o número de surdos matriculados na educação básica, um cartaz que ilustra o mercado de trabalho e inclusão de pessoas surdas nesse tipo de espaço, além do trecho de uma matéria que explica, de forma histórica, o acesso à educação para surdos no Brasil, ainda no período imperial, até chegar no reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), em 2002.

2016 — Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

A liberdade de crença religiosa e suas manifestações foi tema da redação do Enem 2024, com foco justamente na intolerância que grupos religiosos sofrem ao tentar fazer valer sua liberdade. 

Os materiais de apoio utilizados foram três trechos de artigos de instituições públicas, um destacando a Constituição da República e suas garantias de liberdade religiosa, outro, caracterizando o que é intolerância religiosa e também um trecho do Código Penal que aborda crimes contra o sentimento religioso. 

Além deles, a banca utilizou também um infográfico com dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que trazia os grupos mais atingidos por episódios de intolerância religiosa no Brasil.

2015 — A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

As violências contra mulheres na sociedade brasileira foram destaques no Enem 2015, trazendo justamente os tipos de violência mais comuns e levantando um debate que, mesmo em 2024, segue quente e fundamental.

O Mapa da Violência 2012 foi um dos textos de apoio utilizados, com dados sobre o número de mulheres assassinadas entre 1980 e 2010, além de citar o aumento de mortes nesse período. 

Além disso, foram utilizados um infográfico com os principais tipos de violência retratadas (física, psicológica, moral, sexual, patrimonial…), um cartaz com os dizeres “Feminicídio Basta”, e dados sobre os impactos da Lei Maria da Penha, criada em 2006.

+ Temas de redação do Enem: veja os temas de todas as edições
+ 31 citações fáceis de decorar para usar na redação do Enem
+ Como melhorar o vocabulário para redação?
+ Como estudar on-line? 15 dicas para melhorar seu desempenho
+ Curso de Redação para o vestibular: saiba mais detalhes e como escolher o seu

Confira também os temas de redação do Enem Reaplicação e Digital

Confira, abaixo, os temas e os cadernos de prova das últimas provas do Enem reaplicação e digital, ressaltando que os temas de redação do Enem digital dos anos de 2021 e 2022 foram os mesmos de sua versão padrão e, em 2023, o formato foi extinto.

Como é corrigida a redação do Enem?

Os dois corretores avaliarão seu texto de acordo com cinco competências, sendo que em cada uma o candidato pode receber até 200 pontos. Na redação, o candidato precisa elaborar e defender uma tese sobre o tema, usando como base a coletânea e o próprio conhecimento de mundo. 

O texto precisa ter sua análise sobre o tema, argumentos que fundamentam sua tese e uma proposta de intervenção. Além disso, a redação precisa ser escrita de acordo com a norma padrão da língua portuguesa e ter coesão e coerência. 

O Inep disponibiliza uma cartilha com os critérios de correção da prova. Lá, você pode encontrar em detalhes o que o corretor espera de um texto em cada competência. Leia aqui, a Cartilha da Redação no Enem

Estude para o Enem

ENEM TOP

Com o ENEM Top, você terá a oportunidade de acelerar seus estudos rumo à aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio, nos 150 dias que antecedem as provas.
12x R$ 68,61
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 741,01
Promoção válida até: 27/11/2024

Saiba mais

ENEM MED Exclusive

Com o ENEM Med Exclusive, você terá a oportunidade de acelerar seus estudos rumo à aprovação em Medicina por meio do Exame Nacional do Ensino Médio, nos 150 dias que antecedem as provas.
12x R$ 74,88
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 808,78
Promoção válida até: 27/11/2024

Saiba mais

Curso Interativo ENEM - Física - Prof. Henrique Goulart

Curso Interativo ENEM - Física - Prof. Henrique Goulart
12x R$ 13,75
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 148,50
Promoção válida até: 27/11/2024

Saiba mais

Curso Interativo ENEM - Geografia - Prof.ª Priscila Lima

Curso Interativo ENEM - Geografia - Prof.ª Priscila Lima
12x R$ 9,16
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 99,00
Promoção válida até: 27/11/2024

Saiba mais

Curso Interativo ENEM - Química - Prof. Guilherme Alves

Curso Interativo ENEM - Química - Prof. Guilherme Alves
12x R$ 13,75
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 148,50
Promoção válida até: 27/11/2024

Saiba mais

Curso Interativo ENEM - Geografia - Prof. Saulo Takami

Curso Interativo ENEM - Geografia - Prof. Saulo Takami
12x R$ 9,16
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 99,00
Promoção válida até: 27/11/2024

Saiba mais

Curso Interativo ENEM - Literatura - Prof.ª Luana Signorelli

Curso Interativo ENEM - Literatura - Prof.ª Luana Signorelli
12x R$ 9,16
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 99,00
Promoção válida até: 27/11/2024

Saiba mais

Curso Interativo ENEM - Sociologia - Prof.ª Alê Lopes

Curso Interativo ENEM - Sociologia - Prof.ª Alê Lopes
12x R$ 18,33
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 198,00
Promoção válida até: 27/11/2024

Saiba mais

Curso Interativo ENEM - Biologia - Prof.ª Bruna Klassa

Curso Interativo ENEM - Biologia - Prof.ª Bruna Klassa
12x R$ 13,75
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 148,50
Promoção válida até: 27/11/2024

Saiba mais

Curso Interativo ENEM - Química - Prof. Gabriel Prazeres

Curso Interativo ENEM - Química - Prof. Gabriel Prazeres
12x R$ 13,75
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 148,50
Promoção válida até: 27/11/2024

Saiba mais

Enem 2024

  • Divulgação do edital
    10/05/2024 – acesse o edital
  • Período de solicitação de isenção e justificativa de ausência
    15 a 26/04/2024
  • Divulgação do resultado do pedido de isenção e da justificativa de ausência
    13/05/2024
  • Recurso da justificativa de ausência e permissão de isenção da taxa de inscrição
    13 a 17/05/2024
  • Resultados do recurso da justificativa de ausência e pedido de isenção da taxa de inscrição
    24/05/2024
  • Período de inscrições do Enem 2024
    27/5 a 14/6/2024
  • Pagamento da taxa de inscrição
    27/5 a 19/6/2024
  • Divulgação do local de prova do Enem 2024
    22/10/2024
  • Provas Enem 2024
    03/11 e 10/11/2024
  • Divulgação do gabarito oficial
    20/11/2024
  • Divulgação do resultado
    13/01/2025

Sisu 2024

  • Divulgação do edital: 29/12/2023;
  • Período de inscrição: 22 a 25/01/2024;
  • Resultado da lista única: 30/01/2024;
  • Período para participar da lista de espera: 30/01 a 07/02/2024. 

Como estudar para o Enem?

Para te ajudar nos estudos e a conseguir a redação nota 1000, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem!

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o vestibular Unicamp, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e saiba tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

Imagem de lançamento da campanha do Black November do Estratégia Vestibular
Você pode gostar também