O que pode zerar a redação do Encceja?

O que pode zerar a redação do Encceja?

Confira o que o edital determina sobre a nota da redação e saiba como se preparar para as provas de Linguagens

Em 2023, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) acontece no dia 27 de agosto, e os participantes precisam alcançar no mínimo 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 5 pontos na Redação, para receber o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.

No Encceja, é o próprio participante quem escolhe quais provas quer prestar, e essa escolha precisa ser feita no ato da inscrição. Os participantes do Ensino Fundamental que escolherem realizar a prova de “Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação”, e os do Ensino Médio que optarem pelo exame de “Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação”, terão, obrigatoriamente, que fazer uma redação dissertativa-argumentativa.

Além de exigir que o participante siga as normas desse gênero narrativo, o edital do Encceja ainda prevê algumas situações em que o texto, que vale dez pontos no total, pode ser zerado pela banca de correção. Veja o que pode zerar a redação do Encceja:

Fuga do tema

Todos os anos, as provas de redação do Encceja possuem temas diferentes, e é a partir deles que os participantes precisam elaborar seu texto, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Na edição 2022, o tema da redação da prova do Ensino Fundamental foi “Desafios da indústria da moda para a preservação do meio ambiente”, enquanto a do Médio era “O papel da tradição oral na preservação da cultura no Brasil”.

No edital, a fuga do tema, ou seja, tratar de outro assunto ao invés daquele proposto pela banca, é motivo para que a redação receba nota zero. Além disso, escrever um texto sobre o tema proposto, mas fora do modelo dissertativo-argumentativo, também zera a nota da produção textual.

Redação em branco

Se por qualquer motivo a folha de redação for entregue em branco, ou com até quatro linhas escritas, o texto é considerado “em branco” e recebe nota zero. 

Para que a redação seja corrigida, o participante precisa escrever, no mínimo, cinco linhas legíveis, e no máximo 25 linhas, no texto do Ensino Fundamental. Enquanto na redação do Ensino Médio, o mínimo de linhas é cinco, e o máximo é 30.

Redação anulada

Uma redação, mesmo respeitando o tema e o gênero textual, que for escrita fora do espaço delimitado, será anulada e será nota zero. Outros motivos de anulação, que podem zerar a nota do texto, são escrever ofensas, fazer desenhos, rasuras e “outras formas propositais de anulação”, segundo o edital do Encceja.

Outras situações que podem zerar a redação do Encceja

  • Não escrever um texto legível, impossibilitando a leitura dos corretores;
  • Não escrever um texto em Língua Portuguesa; e
  • Apresentar cópia dos textos motivadores da proposta de redação ou das questões da prova, sem que restem mais de 4 linhas sem cópia.

Zerei a redação do Encceja. E agora?

Se a sua redação for zerada por algum dos motivos presentes no edital, é necessário refazer a prova de Linguagens na próxima edição do Encceja. Mesmo que na prova objetiva, com questões, você tenha alcançado a nota 100, que é necessária para a aprovação, não será possível conseguir o certificado do Ensino Básico com a redação zerada.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Cronograma Encceja 2023

  • Justificativa de ausência no Encceja 2022
    Período de justificativa: 03 a 14/04/2023
    Resultado: 24/04/2023
    Recurso: 24 a 28/04/2023
    Resultado do recurso: 02/05/2023
  • Inscrições: 22/05 a 02/06/2023
  • Ressarcimento: 22/05 a 09/06/2023
  • Atendimento Especializado e Tratamento pelo Nome Social
    Solicitação: 22/05 a 06/06/2023
    Resultado: 12/06/2023
    Recurso: 12 a 16/06/2023
    Resultado do recurso: 19/06/2023
  • Aplicação: 27/08/2023
  • Gabaritos: até o 10º dia útil após a aplicação
  • Resultado: 22/12/2023.

O que estudar para o Encceja?

Confira abaixo quais são os temas mais cobrados no Encceja:

Como estudar para o Encceja?

Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Encceja e em diversos vestibulares brasileiros.

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios para diversos vestibulares, para o Encceja e para o Enem, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Assine o curso preparatório para o Enem do Estratégia Vestibulares!

Cursos de Redação Estratégia Vestibulares

Saiba mais sobre o Encceja

Você pode gostar também