Encceja: o que estudar para a prova de Sociologia

Encceja: o que estudar para a prova de Sociologia

Você está inscrito no Encceja 2023? A prova do governo federal para certificar jovens e adultos que não concluíram a Educação Básica na idade adequada será em 27 de agosto. 

Os candidatos inscritos na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, no Ensino Médio terão que responder questões objetivas sobre a área de Sociologia. 

Para ajudar os inscritos do Encceja que estão estudando na semana pré-prova, o Estratégia Vestibulares desenvolveu a Jornada Encceja 2023 com aulas exclusivas sobre a seleção e como se preparar nos últimos dias.

Em uma das aulas especiais da Jornada Encceja 2023, a professora Alê Lopes listou o que estudar para a prova de Sociologia do Encceja. Confira abaixo os temas que mais costumam cair do exame: 

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que estudar para a prova de Sociologia do Encceja?

Em Sociologia, os temas dos assuntos cotidianos da sociedade se destacam com ênfase para:

  • Aspectos da cidadania (direitos civis, políticos e sociais);
  • Participação democrática dos diferentes grupos sociais; e
  • Aspectos culturais da vida social.

Saiba mais:
+ 11 citações sobre cidadania para usar na redação como repertório sociocultural
+ 11 citações sobre cultura para usar na redação

Qual é a nota mínima para ser aprovado no Encceja?

Para o candidato ser aprovado no exame, é preciso alcançar a nota mínima de 500 pontos em cada uma das provas objetivas e conseguir, no mínimo, a nota cinco na redação.

Caso o candidato não alcance a nota mínima nas provas de múltipla-escolha ou na redação, será necessário refazer o exame apenas dessa área do conhecimento na próxima edição do Encceja ou realizar a matéria em específico via algum curso supletivo ou EJA, que é focado na educação de jovens e adultos.

Além disso, no caso do Ensino Médio, caso o inscrito não alcance a nota mínima na redação, será necessário realizar a prova de redação e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

O que estudar para o Encceja?

Confira abaixo quais são os temas mais cobrados no Encceja:

Como estudar para o Encceja?

Todos os dias, os professores do Estratégia realizam aulas ao vivo de assuntos cobrados em diversos vestibulares, inclusive no Encceja.

Além disso, caso você tenha interesse em seguir os estudos com o acompanhamento de uma equipe de professores, ainda é possível assinar o Pacote Encceja do Estratégia Vestibulares. Veja o que está incluso no curso:

  • Aulas completas com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares:

ENCCEJA - CTA

Saiba mais sobre o Encceja

Você pode gostar também