Encceja: o que estudar para a prova de Inglês e Espanhol?

Encceja: o que estudar para a prova de Inglês e Espanhol?

Candidato escolheu durante a inscrição entre Inglês e Espanhol para a prova de Língua Moderna; saiba quais são os temas mais frequentes

O Encceja 2023 será aplicado em 27 de agosto, você está preparado para a prova? Na reta final dos estudos, o Estratégia Vestibulares lançou a Jornada Encceja 2023, com aulas gratuitas exclusivas com os assuntos mais cobrados de todas as matérias do exame. 

Se você está inscrito na prova de Linguagens, seja do Ensino Médio ou Fundamental, precisou escolher entre Inglês e Espanhol durante a inscrição, certo? Então, chegou a hora de descobrir quais são os temas mais cobrados em cada uma das áreas: 

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que estudar para a prova de Inglês do Encceja?

“Em Inglês, para interpretação de texto, temas relacionados ao que está em notícias internacionais, como tecnologia, poluição, desmatamento, racismo, entre outros,caem bastante. BBC News, Economist, Guardian, NY Times são algumas fontes usadas”, explica a professora de Inglês do Estratégia Vestibulares, Andrea Belo 

É importante lembrar que pode aparecer na prova poemas, letras de música, tirinhas e  artigos científicos variados. O tipo de gramática mais cobrada são pronomes, conjunções, adjetivos e tempos verbais.

Saiba mais:
+ Inglês para Vestibular: dicas de estudo da língua inglesa para sua aprovação
+ Scanning e Skimming: entenda textos de forma simples e clara

O que estudar para a prova de Espanhol do Encceja?

“Em Espanhol, o conteúdo que se destaca é a função da linguagem focada na intenção do autor e na finalidade do texto em si. Charges e tirinhas também aparecem nessa prova, verificando a sua função social”, aponta Nailla Malta, professora de Espanhol do Estratégia Vestibulares

Confira também:
+ 37 falsos cognatos em Espanhol

Quantas questões tem o Encceja?

O Encceja é formado por quatro provas, em que cada uma avalia uma área do conhecimento. Cada prova tem 30 questões objetivas, ou seja, de múltipla escolha.

Aqueles que selecionarem todas as provas durante a inscrição, terão que responder a 120 questões objetivas e realizar a produção de uma redação.

Qual é a nota mínima para ser aprovado no Encceja?

Para o candidato ser aprovado no exame, é preciso alcançar a nota mínima de 100 pontos em cada uma das provas objetivas e conseguir, no mínimo, a nota cinco na redação.

Caso o candidato não alcance a nota mínima nas provas de múltipla-escolha ou na redação, será necessário refazer o exame apenas dessa área do conhecimento na próxima edição do Encceja ou realizar a matéria em específico via algum curso supletivo ou EJA, que é focado na educação de jovens e adultos.

Além disso, no caso do Ensino Médio, caso o inscrito não alcance a nota mínima na redação, será necessário realizar a prova de redação e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

O que estudar para o Encceja?

Confira abaixo quais são os temas mais cobrados no Encceja:

Como estudar para o Encceja 2023?

Agora que o Encceja 2023 já tem data marcada, é preciso começar os estudos o quanto antes. Afinal, por ser o maior vestibular do Brasil, a concorrência e a dificuldade do exame aumentam a cada ano. 

Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros.

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem 2023, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado, assine o curso preparatório para o Enem do Estratégia Vestibulares!

ENCCEJA - CTA

Saiba mais sobre o Encceja

Você pode gostar também