Encceja: o que estudar para a prova de Matemática

Encceja: o que estudar para a prova de Matemática

A prova de Matemática costuma ser um grande desafio para os participantes do Encceja e de outros vestibulares. Para te ajudar nos estudos, o Estratégia Vestibulares preparou a Jornada Encceja, com dicas para ajudar na reta final da preparação.

“Uma ótima dica de revisão de Matemática é reunir os tópicos que mais caem e resolver o máximo de questões desse conteúdo, separando as questões em três grupos: fácil, médio e difícil. Tentar fazer sempre isso, enquanto está treinando para a prova, pois o Encceja também usa o TRI”, explica o professor de Matemática Andrew Cazemiro.

“O aluno não precisa acertar tudo em Matemática, por exemplo, para ser aprovado. É mais útil tentar acertar todas as fáceis, depois tentar as médias e, por último, as difíceis. É preferível ‘ganha’ os pontos das fáceis e médias a perder tempo tentando resolver as difíceis”, dá a dica o professor.

O que estudar para a prova de Matemática do Encceja?

Veja os temas mais recorrentes em Matemática no Encceja:

  • Estatística e Probabilidade
    • Interpretação de tabelas e gráficos; e
    • Média.

Saiba mais:
+ Fórmulas matemáticas: principais fórmulas que aparecem no vestibular
+ O que mais cai em Matemática e Ciências da Natureza no Enem?
+ 9 Assuntos de Matemática que mais caem no Enem

Quantas questões tem o Encceja?

O Encceja é formado por quatro provas, em que cada uma avalia uma área do conhecimento. Cada prova tem 30 questões objetivas, ou seja, de múltipla escolha.

Aqueles que selecionarem todas as provas durante a inscrição, terão que responder a 120 questões objetivas e realizar a produção de uma redação.

Qual é a nota mínima para ser aprovado no Encceja?

Para o candidato ser aprovado no exame, é preciso alcançar a nota mínima de 100 pontos em cada uma das provas objetivas e conseguir, no mínimo, a nota cinco na redação.

Caso o candidato não alcance a nota mínima nas provas de múltipla-escolha ou na redação, será necessário refazer o exame apenas dessa área do conhecimento na próxima edição do Encceja ou realizar a matéria em específico via algum curso supletivo ou EJA, que é focado na educação de jovens e adultos.

Além disso, no caso do Ensino Médio, caso o inscrito não alcance a nota mínima na redação, será necessário realizar a prova de redação e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

O que estudar para o Encceja?

Confira abaixo quais são os temas mais cobrados no Encceja:

Como estudar para o Encceja 2023?

Agora que o Encceja 2023 já tem data marcada, é preciso começar os estudos o quanto antes. Afinal, por ser o maior vestibular do Brasil, a concorrência e a dificuldade do exame aumentam a cada ano. 

Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros.

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem 2023, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado, assine o curso preparatório para o Enem do Estratégia Vestibulares!

ENCCEJA - CTA

Saiba mais sobre o Encceja

Você pode gostar também