13 questões sobre campo elétrico que já caíram nos vestibulares

13 questões sobre campo elétrico que já caíram nos vestibulares

Saiba como estudar o conceito físico que mede a influência que uma carga pode exercer ao seu redor

O campo elétrico é um conceito físico vetorial utilizado para medir a influência que uma carga geradora exerce sobre cargas que estão ao seu redor. Segundo essa concepção, quanto mais próximas estiverem duas cargas, maior será a força elétrica entre elas, graças ao módulo do campo elétrico na região onde ambas estão.

Além de saber o que é um campo elétrico, também é necessário entender como calculá-lo. Para isso, leva-se em consideração a intensidade da carga em questão, e quanto maior for esse valor, maior será a influência sobre o meio. Além disso, a distância entre o ponto observado e a carga elétrica também devem ser consideradas, porque quanto mais longe da carga, menos ela consegue interferir no sistema.

Instruções básicas anotadas? É hora de testar seus conhecimentos com questões sobre campo elétrico que já caíram em vestibulares de grandes instituições públicas e privadas. Confira:

Saiba mais:
Campo elétrico: o que é, fórmulas e questões
Física Moderna: o que é, o que estuda e contribuições
Eletrostática: o que é, fórmulas e conceito 

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Uenp (2022)

As linhas de força de duas cargas elétricas puntiformes coplanares (q₁ e q₂) são representadas na figura abaixo. As duas cargas estão equidistantes do eixo ????. Assinale a alternativa INCORRETA.

A) A intensidade do campo elétrico produzido pelas duas cargas é maior no ponto 1 do que no ponto 2.

B) O vetor desenhado no ponto 3 indica corretamente a direção e o sentido do vetor campo elétrico naquele ponto.

C) O potencial elétrico nos pontos 1 e 2 têm o mesmo valor.

D) Se um elétron fosse colocado no ponto 4, o vetor ali representado indicaria a direção e o sentido da força elétrica exercida sobre o elétron.

E) As duas cargas têm o mesmo módulo, mas sinais opostos. A carga q₁  é positiva e a carga q₂ é negativa.

Alternativa correta: A

UFPR (2022)

As medições são feitas por um referencial inercial. O módulo da aceleração gravitacional é representado por g. Onde for necessário, use g = 10 m/s² para o módulo da aceleração gravitacional.

O comportamento gráfico para o módulo do campo elétrico E numa dada região do espaço, em função da posição x dentro dessa região, é linear e está representado na figura ao lado.

Considerando as informações apresentadas no enunciado e na figura, assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor do módulo da força elétrica F produzida por esse campo sobre uma carga Q = 1,6 μC colocada na posição x = 4 cm.

A) F = 8,0 N.

B) F = 6,4 N.

C) F = 4,8 N.

D) F = 3,2 N.

E) F = 1,6 N.

Alternativa correta: C

UEG (2022)

O campo elétrico de uma casca esférica não condutora, uniformemente carregada, de raio se comporta como se toda sua carga estivesse concentrada na origem. Sendo assim, qual é o módulo do campo elétrico de uma casca esférica, a uma distância de sua origem?

A)

B)

C)

D)

E)

Alternativa correta: C

UFU (2021)

O Brasil é o país com maior incidência de raios. Eles são formados quando gotículas de água e gelo, que formam as nuvens, acumulam cargas elétricas, que, em algum momento, desencadeiam as descargas elétricas, que podem ocorrer no interior das nuvens e também estabelecer contato com o solo.

Para que tais descargas ocorram, é necessário que:

A) A grande quantidade de cargas elétricas na nuvem gere um campo elétrico que ultrapasse a rigidez dielétrica do ar, tornando-o um meio condutor por onde as cargas elétricas fluirão. 

B) A grande quantidade de cargas elétricas na nuvem diminua a diferença de potencial entre ela e o solo para permitir que uma corrente elétrica se estabeleça, que é por onde os elétrons fluirão.

C) A interação entre o campo elétrico da nuvem e o campo magnético terrestre ocorra, o que gera um canal de comunicação entre esses meios, que é por onde as cargas elétricas fluirão.

D) A diferença de potencial entre a nuvem e o solo seja momentaneamente infinita, permitindo que uma corrente elétrica se estabeleça, que é por onde os elétrons fluirão.

Alternativa correta: A

UFRR (2021)

Leia as afirmativas abaixo e classifique-as como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F):

I. O vetor campo elétrico em um determinado ponto depende exclusivamente da carga elétrica que o gera e da distância da origem até o ponto a qual se determina o campo elétrico;

II. O sentido do vetor potencial elétrico depende do sinal da carga elétrica;

III. A intensidade da interação mútua entre duas cargas elétricas depende exclusivamente do meio onde elas se encontram;

IV. O campo elétrico no centro de um condutor cilíndrico é nulo;

V. Os vetores força elétrica e campo elétrico são iguais quando a carga de prova for positiva e seu valor for de 1C.

Assinale a alternativa que mostra a classificação CORRETA das assertivas:

A) I –Verdadeira; II –Verdadeira; III –Falsa; IV –Verdadeira; V –Verdadeira

B) I –Verdadeira; II –Falsa; III –Verdadeira; IV –Verdadeira; V –Falsa

C) I –Falsa; II –Falsa; III –Falsa, IV –Verdadeira, V –Verdadeira

D) I –Falsa; II –Verdadeira; III –Falsa; IV –Verdadeira; V –Verdadeira

E) I –Falsa; II –Falsa; III –Falsa; IV –Verdadeira; V –Falsa

Alternativa correta: C

Famerp (2020)

Nas Ciências, muitas vezes, se inicia o estudo de um problema fazendo uma aproximação simplificada. Um desses casos é o estudo do comportamento da membrana celular devido à distribuição do excesso de íons positivos e negativos em torno dela. A figura mostra a visão geral de uma célula e a analogia entre o modelo biológico e o modelo físico, o qual corresponde a duas placas planas e paralelas, eletrizadas com cargas elétricas de tipos opostos.

Com base no modelo físico, considera-se que o campo elétrico no interior da membrana celular tem sentido para

A) Fora da célula, com intensidade crescente de dentro para fora da célula.

B) Dentro da célula, com intensidade crescente de fora para dentro da célula.

C) Dentro da célula, com intensidade crescente de dentro para fora da célula.

D) Fora da célula, com intensidade constante.

E) Dentro da célula, com intensidade constante.

Alternativa correta: E

PUC-SP (2020)

As linhas de um campo elétrico uniforme atravessam um trapézio de altura h, conforme mostra a figura. Com relação a essa disposição podemos afirmar que:

A) A ddp entre os pontos J e a é menor que a ddp entre os pontos M e d.

B) A ddp entre os pontos J e a é maior que a ddp entre os pontos M e d.

C) A ddp entre os pontos J e a é igual a ddp entre os pontos M e d e ambas são diferentes de zero.

D) A ddp entre os pontos J e a é igual a ddp entre os pontos M e d e ambas são nulas.

Alternativa correta: D

PUC Campinas (2020)

A figura mostra a região entre duas placas planas, paralelas e eletrizadas com cargas de sinais opostos, que produzem, nessa região, um campo elétrico uniforme, com direção perpendicular aos planos das placas e sentido da placa positiva para a placa negativa. Nessa região, existe também um campo magnético uniforme.

Uma partícula eletrizada com carga elétrica positiva foi lançada entre essas placas com velocidade de direção perpendicular ao campo elétrico, com sentido da esquerda para a direita. Considerando desprezível a ação do campo gravitacional, para que a partícula mantenha um movimento retilíneo e uniforme na região entre as placas, o campo magnético deve ter direção

A) Paralela à do campo elétrico, mas com sentido oposto.

B) Paralela à da velocidade da partícula, com o mesmo sentido.

C) Paralela à da velocidade da partícula, mas com sentido oposto.

D) Perpendicular ao plano da figura, com sentido para fora da folha.

E) Perpendicular ao plano da figura, com sentido para dentro da folha.

Alternativa correta: E

Facisb (2019)

Na figura, as linhas contínuas orientadas representam as linhas de força do campo elétrico criado por duas cargas elétricas puntiformes de mesmo módulo e de sinais opostos. As retas r e s são paralelas entre si e são tangentes às linhas de força que passam pelos pontos A e B. A reta t passa pelo ponto médio do segmento que liga as cargas. 

Sobre as intensidades do campo elétrico (E) em A e B e sobre o potencial elétrico (V) criados pelas cargas nos pontos A e B, pode-se afirmar que:

A) E???? > Eʙ e V???? > Vʙ

B) E???? = Eʙ e V???? = Vʙ

C) E???? = Eʙ e V???? > Vʙ

D) E???? > Eʙ e V???? < Vʙ

E) EA = Eʙ e VA < Vʙ

Alternativa correta: C

ITA (2019)

Na figura mostra-se o valor do potencial elétrico para diferentes pontos P(50V), Q(60V), R(130V) e S(120V) situados no plano xy. Considere o campo elétrico uniforme nessa região e o comprimento dos segmentos igual a 5,0m.

Pode-se afirmar que a magnitude do campo elétrico é igual a:

A) 12,0V/m. 

B) 8,0V/m. 

C) 6,0V/m.

D) 10,0V/m. 

E) 16,0V/m.

Alternativa correta: D

Unaerp (2019)

Uma carga de prova de 60mC quando colocada em um campo elétrico, no ponto P, recebe uma força resultante de módulo igual a 0,15N. Podemos afirmar que o valor do campo elétrico neste ponto é, em N/C,

A) 0,02

B) 0,16

C) 0,20

D) 1,60

E) 2,50

Alternativa correta: E

Uerj (2019)

Na ilustração, estão representados os pontos I, II, III e IV em um campo elétrico uniforme.

Uma partícula de massa desprezível e carga positiva adquire a maior energia potencial elétrica possível se for colocada no ponto:

A) I

B) II

C) III

D) IV

Alternativa correta: A

Fameca (2019)

A figura mostra duas partículas eletrizadas, Q₁ e Q₂, e os vetores que representam o campo elétrico gerado pela partícula Q₁ no ponto A e pela partícula Q₂ no ponto B, respectivamente.

Deslocando-se as partículas Q₁ e Q₂ para os pontos A e B, respectivamente, o campo elétrico resultante no ponto C, gerado por ambas as partículas, será representado pelo vetor

A)

B)

C)

D)

E)

Alternativa correta: A

Saiba mais sobre as questões cobradas nos vestibulares

Prepare-se para a prova com o Estratégia Vestibulares 

O Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem nos principais vestibulares do Brasil! 

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios focados em cada uma das bancas, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA banco de questões estratégia vestibulares
Você pode gostar também