O termo migração caracteriza qualquer deslocamento realizado por um ser vivo, ou seja, pode abarcar formas temporárias ou permanentes, fluxos grandes ou pequenos e também motivações variadas.
Grupos de humanos migram desde a pré-história, em busca de alimentos, espaço e melhores condições de sobrevivência. Atualmente, o processo é diversificado e inclui migrações pendulares, internacionais, êxodos rurais ou urbanos e outros mais.
O Portal Estratégia Vestibulares listou 7 questões sobre migração que já foram utilizadas em vestibulares brasileiros, com resoluções dos nossos professores, disponibilizadas também em nosso Banco de Questões, para você treinar e conhecer mais sobre o assunto e como ele é utilizado nas provas. Vamos lá?
Navegue pelo conteúdo
Unespar (2024)
Entre as décadas de 1970 e 1980, o Paraná passou por um intenso processo de migração de população do campo em direção às cidades. Um dos motivos para milhares de pessoas irem para as cidades foi a modernização da agricultura, caracterizada pelo uso de novas técnicas na produção que dispensaram parte da mão de obra braçal. Assinale a alternativa que nomeia CORRETAMENTE esse tipo de migração:
A Transumância;
B Êxodo rural;
C Migração pendular;
D Migração internacional;
E Êxodo urbano.
Resposta:
Alternativa correta: B
Enem (2024)
A Organização Internacional para as Migrações (OIM) foi criada em 1951 e tem 173 Estados-membros. Desde 2019, a OIM coordena e é secretariado executivo da Rede da Organização das Nações Unidas (ONU) para migração. A OIM está comprometida com o princípio de que a migração ordenada beneficia a todos.
Objetivos:
• Promover a migração regular;
• Reduzir a migração forçada e irregular;
• Proteger os direitos de todos os migrantes.
Disponível em: https://brazil.iom.int. Acesso em: 6 out. 2021 (adaptado).
A relação da OIM com uma organização mais abrangente, como apresentada no texto, resulta do(a)
A ausência de agências sobre deslocamentos humanos.
B reconhecimento de novos desafios populacionais.
C fortalecimento de políticas de combate à fome.
D alinhamento de ações contra o analfabetismo.
E iminência de diferentes conflitos militares.
Resposta:
Alternativa correta: B
Udesc (2019)
Analise as proposições sobre os tipos de migrações frequentes no cotidiano da sociedade brasileira.
I. Migração pendular é aquela em que o trabalhador muda de cidade dentro de uma região metropolitana, principalmente da cidade principal para outra próxima.
II. Migração sazonal é aquela em que os migrantes permanecem fora de seu lugar de origem durante determinado período, em geral a trabalho, e depois retornam ao lugar de origem onde ficam à espera de uma nova oportunidade.
III. Na migração intrametropolitana, o trabalhador reside em uma cidade de certa região metropolitana e se desloca, diariamente, até a cidade principal ou à cidade vizinha para trabalhar ou estudar.
IV. Migração cidade-cidade caracteriza-se pelo fluxo de pessoas entre diferentes cidades, em busca de melhores condições de vida.
Assinale a alternativa correta.
A Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
B Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
C Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
D Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
E Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
Resposta:
Alternativa correta: E
Fuvest (2015)
Um tema recorrente no debate contemporâneo é a migração global. A Organização das Nações Unidas estima que existam 232 milhões de migrantes em todo o mundo (ONU, 2013). Há, atualmente, mais mobilidade que em qualquer outra época da história mundial. Comparando a migração atual com a do século XIX, é correto afirmar:
A Até o século XIX, as nações norte-americanas destacaram-se como emissoras de migrantes, enquanto, hoje em dia, encontram-se entre as principais receptoras desses fluxos, sobretudo os originários do continente africano.
B Diferentemente do que ocorreu no século XIX, os recursos envolvidos são um traço diferenciador na atualidade, pois remessas enviadas por migrantes originários de nações pobres, como Haiti e Jamaica, são, muitas vezes, utilizadas para sustentar suas famílias no país de origem, além de representarem parte significativa do PIB desses países.
C Países europeus, como Irlanda, Itália, Grécia e Espanha, foram importantes emissores de migrantes no século XIX e continuam a figurar, hoje em dia, dentre os países com maior fluxo migratório para os EUA.
D No século XIX, a emissão e a recepção de migrantes concentravamͲse na Europa, enquanto, na atualidade, a emissão restringe-se à América do Sul e a recepção tem alcance global.
E O movimento migratório do continente africano para a Ásia foi significativo no século XIX e, atualmente, apresenta importante crescimento decorrente de políticas de cooperação internacional (Ásia/África) para o desenvolvimento socioeconômico africano, especialmente para Angola e África do Sul.
Resposta:
A – INCORRETA. Ainda existem muitos emigrantes norte-americanos, por exemplo, os mexicanos
B – CORRETA. Uma parcela significativa das migrações ocorre para sustentar a família.
C – INCORRETA. Os maiores fluxos migratórios para os EUA provêm da Ásia e da América Latina.
D – INCORRETA. Não se restringe à América do Sul.
E – INCORRETA. Não é tão expressivo o número de africanos que vão para Ásia.
Alternativa correta: B
Unesp (2023) (2ª fase)
Segundo Mamta Murthi, Vice-Presidente para Desenvolvimento Humano e Presidente do Grupo Diretor para Migração do Banco Mundial, “o impacto da covid-19 é generalizado do ponto de vista da migração, pois afeta a relação entre migrantes e suas famílias”. Essa relação é abalada por fatores como o fraco crescimento econômico, os baixos níveis de empregos nos países anfitriões, a queda nos preços do petróleo e a depreciação das moedas nos países de origem em relação ao dólar dos EUA.
(www.worldbank.org, 29.10.2020. Adaptado.)
Os fatores apresentados no excerto dificultam
A a transferência de subsídios privados dos países anfitriões aos migrantes.
B a doação de fundos de pensão do governo anfitrião aos migrantes.
C o envio de remessas de dinheiro dos migrantes para seus países de origem.
D o direcionamento de despesas dos migrantes para seus países de origem.
E a cessão dos impostos pagos localmente pelos migrantes aos seus países de origem.
Resposta:
A – INCORRETA: O trecho fala sobre os aspectos da migração, logo, não é o cenário de transferências privadas.
B – INCORRETA: Essa não é uma realidade no mundo de hoje.
C – CORRETA: Com o enfraquecimento econômico muitos migrantes são impactos, logo, enviam menos remessas às famílias.
D – INCORRETA: O país de origem não é responsável pelos custos do migrante.
E – INCORRETA: Os impostos permanecem.
Alternativa correta: C
Uenp (2024)
“Eu sou migrante, mas ninguém espera que eu arrisque minha vida num barco avariado ou a cruzar um deserto num caminhão para encontrar trabalho fora do meu país. A migração segura não pode limitar-se à elite global.” António Guterres, secretário-geral da ONU. Historicamente, o deslocamento de pessoas de um lugar para outro é uma constante. Vários são os motivos que causam tais deslocamentos. Sobre a temática migrações e deslocamentos, assinale a alternativa CORRETA:
A O mundo assiste a um fluxo migratório sem precedentes, com milhões de pessoas deixando seus países de origem em busca de refúgio, segurança e oportunidades.
B Os migrantes buscam apenas os países que ofereçam condições favoráveis para a sua integração, como a semelhança linguística e religiosa.
C Entidades como a ONU e demais reduzem ou praticamente eliminam eventos de racismo e xenofobia que no passado eram comuns para os imigrantes.
D Os fatores climáticos ou econômicos, desastres, guerras e disputas religiosas não influenciam na motivação por migrações ou deslocamentos.
E A tolerância e a amistosidade são características marcantes de todos os países que recebem os migrantes, visando sua adaptação e permanência.
Resposta:
Alternativa correta: A
Uece (2019)
Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma temporária ou permanente, constituindo, deste modo, fluxos migratórios.
No que diz respeito à migração no Brasil, assinale a afirmação verdadeira.
A Os fluxos migratórios são desencadeados por escolhas pessoais dos indivíduos em busca de novas aventuras culturais e de experiências de vida.
B É uma política do Estado brasileiro que possibilita às famílias das várias regiões conhecer o País e buscar oportunidades de trabalho segundo as preferências de cada um.
C O fator de maior influência nos fluxos migratórios no Brasil é de ordem econômica, ao forçar o deslocamento de indivíduos à procura de trabalho e de melhores condições de vida.
D Os fluxos migratórios no Brasil revelam o desenvolvimento econômico do País ocasionado pelo aumento de intercâmbio de conhecimentos profissionais entre as regiões.
Resposta:
Apesar de ser uma questão que remete ao mercado de trabalho no Brasil, ela permite discutir um tópico importante das relações de trabalho, a busca pelo emprego. Nesse sentido, a análise sociológica do fenômeno das migrações inclui a percepção dos elementos das estruturas das sociedades que podem levar ao deslocamento dos indivíduos. No caso da sociedade brasileira, e dos países da periferia do capitalismo, por exemplo, percebe-se que elementos da estrutura produtiva constituem a principal motivação para esse fenômeno, uma vez que a desigual divisão territorial do trabalho brasileira leva indivíduos a se deslocarem para as regiões que oferecem maior potencial de melhores condições de vida e trabalho.
Recentemente vimos esse tipo de deslocamento em escala continental, quando latinos fizeram marchas em direção aos EUA e percorreram milhares de quilômetros até chegar ao México.
Alternativa correta: C
Veja mais sobre questões
- 7 questões sobre mudanças climáticas que já caíram nos vestibulares e no Enem
- 7 questões sobre imperialismo que já caíram nos vestibulares e no Enem
- 5 questões sobre probabilidade que já caíram no Enem e vestibulares
- 7 questões sobre relações ecológicas que já caíram nos vestibulares e no Enem
- 7 questões sobre química orgânica que já caíram nos vestibulares e no Enem
- 9 questões sobre Quinhentismo que já caíram nos vestibulares e no Enem
- 7 questões sobre vanguardas europeias que já caíram nos vestibulares e no Enem
- 9 questões sobre Trovadorismo que já caíram nos vestibulares
- 5 questões sobre parnasianismo que já caíram nos vestibulares
- 9 questões sobre Classicismo na Literatura que já caíram nos vestibulares
- 9 questões sobre Humanismo na Literatura que já caíram nos vestibulares
- 9 questões sobre ecologia que já caíram nos vestibulares e no Enem
- 13 questões sobre Citologia que já caíram nos vestibulares e no Enem
- 11 questões sobre vírus e bactérias que já caíram nos vestibulares
- 11 questões sobre agricultura e agronegócio que já caíram no Enem e em vestibulares
- 11 questões sobre respiração celular que já caíram nos vestibulares e Enem
- 13 questões sobre o sistema endócrino que já caíram nos vestibulares e Enem
- 11 questões sobre sistema respiratório que já caíram nos vestibulares e Enem
- 11 questões sobre sistema nervoso que já caíram nos vestibulares e Enem
Prepare-se para a prova com o Estratégia Vestibulares
O Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem nos principais vestibulares do Brasil!
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios focados em cada uma das bancas, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!