Avanços científicos, movimentações geopolíticas, conquistas no cinema nacional e diversos outros acontecimentos importantes marcaram 2025 e podem aparecer na sua prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
E é por isso que nos últimos dias de preparação é importante tirar um momento para revisar as atualidades. Seja no primeiro ou no segundo dia de provas, uma coisa é certa, elas vão aparecer. Então, confira, a seguir, uma lista para se atualizar antes do Enem:
Confira também:
+ Sisu 2026: candidatos poderão usar notas das últimas três edições do Enem
+ Enem 2025: locais de prova estão disponíveis
Navegue pelo conteúdo
Monitoramento de transações via Pix
Como uma das primeiras medidas do ano, a Receita Federal anunciou, em 1º de janeiro, o aumento no monitoramento de transações financeiras, que incluíam bancos digitais, cartões de crédito e Pix. A mudança do Pix ampliava a fiscalização para transferências acima de R$ 5 mil por mês para pessoas físicas e R$ 15 mil para pessoas jurídicas.
A medida foi alvo de diversas notícias falsas na internet, acusando o governo federal de taxação sobre as transações Pix, o que nunca foi anunciado ou implementado oficialmente. Diante disso, o governo revogou a norma da Receita Federal.
Brasil na presidência dos Brics
Também em 1º de janeiro, o Brasil assumiu pela quarta vez a presidência rotativa do Brics — bloco de cooperação entre países emergentes, que inclui, entre outras nações, China, Rússia, Índia e África do Sul, além do Brasil.
O mandato, que termina no próximo dia 31 de dezembro, tem como lema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global por uma Governança mais Inclusiva e Sustentável” e tem como eixos a “Cooperação do Sul Global” e a “Reforma da Governança Global”.
Febre do Oropouche
Em janeiro de 2025, o Ministério da Saúde informou que o primeiro mês do ano registrou mais de 2.700 casos de Febre do Oropouche, sendo 95% deles no Espírito Santo. A doença é causada pelo vírus Oropouche (OROV), um tipo de arbovírus, transmitido pela picada do mosquito Culicoides Paraensis, também conhecido como maruim ou mosquito-pólvora.
Obrigatoriedade do exame de Miosite Ossificante Progressiva
Durante a primeira semana de janeiro, a Presidência da República sancionou a Lei nº 15.094, que tornou obrigatória a realização do exame para detectar malformações típicas da Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (FOP) em recém-nascidos.
Certidões para desaparecidos na Ditadura Militar
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciou, em janeiro, que familiares de 434 mortos e desaparecidos durante a Ditadura Militar no Brasil (1964 – 1985) receberão certidões de óbito atualizadas de seus parentes. Parte dos documentos foi entregue em cerimônia que ocorreu no início de outubro, em São Paulo.
Veja mais:
+ 11 filmes sobre ditadura militar no Brasil para usar como repertório na redação
+ 21 questões sobre a ditadura militar que já caíram nos vestibulares e Enem
Globo de Ouro 2025
Em 6 de janeiro, a atriz Fernanda Torres tornou-se a primeira brasileira a ganhar o Globo de Ouro na premiação estadunidense que seleciona os melhores atores, programas de televisão e cinema. A conquista inédita foi na categoria de “Melhor Atriz em Drama”, por sua atuação no filme “Ainda Estou Aqui”, de 2024.
Leia também:
+ 19 citações de Fernanda Torres para usar na redação
+ 9 filmes de Walter Salles para usar como repertório sociocultural da redação
Restrição de celulares nas escolas
Também em janeiro, houve a sanção da Lei 15.100, que restringe o uso de celulares e aparelhos eletrônicos portáteis nas salas de aula de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. As únicas exceções de uso são para fins de necessidade (risco à segurança ou saúde) ou inclusão e acessibilidade.
De acordo com a norma, o objetivo é “proteger a saúde mental, física e psíquica das crianças e adolescentes”.
Estude para o Enem
ENEM TOP - 24 Meses
Saiba mais
ENEM MED Exclusive - 24 Meses
Saiba mais
ENEM MED Exclusive - 12 Meses
Saiba mais
ENEM TOP - 12 Meses
Saiba mais
Curso Interativo ENEM - Gramática e Interpretação de Texto - Prof.ª Celina Gil
Saiba mais
Curso Interativo ENEM - Matemática - Prof. Marçal Ferreira
Saiba mais
Curso Interativo ENEM - Matemática - Prof. Andrew Cazemiro
Saiba mais
Curso Interativo ENEM - História - Prof.ª Alê Lopes
Saiba mais
Curso Interativo ENEM - História - Prof. Marco Túlio
Saiba mais
Curso Interativo ENEM - Geografia - Prof. Saulo Takami
Saiba mais
Deepseek
Janeiro também foi um mês movimentado no setor da tecnologia, graças ao lançamento do Deepseek, a inteligência artificial chinesa que funciona de forma semelhante ao ChatGPT, mas gratuitamente.
O lançamento levou empresas de tecnologia estadunidenses a enfrentarem quedas na bolsa de valores de Nova York e trouxe comparações com o lançamento do satélite soviético Sputnike, durante a Guerra Fria (1947 – 1991), que inaugurou a corrida espacial.
Confira também:
+ Corrida Espacial: Guerra Fria e nos dias de hoje
Proibição do uso de PMMA
O Conselho Federal de Medicina (CFM) solicitou formalmente, em janeiro, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a proibição do uso do polimetilmetacrilato (PMMA) para fins estéticos no Brasil. O pedido foi motivado pela alta notificação de procedimentos mal sucedidos, envolvendo até mortes de pacientes.
Com usos médicos e industriais e conhecido popularmente como acrílico, o PMMA era usado pelo setor estético para o preenchimento de rugas, lábios e cicatrizes.
Saída dos Estados Unidos da OMS
Em 20 de janeiro, horas após tomar posse para o segundo mandato, o presidente Donald Trump (Republicanos) retirou os Estados Unidos da Organização Mundial de Saúde (OMS) — agência ligada às Nações Unidas (ONU). Em 2020, o Republicano já havia se retirado da organização, durante a pandemia de Covid-19, e o país só foi reintegrado por seu sucessor, Joe Biden (Democratas), em 2021.
Para Trump, a OMS “continua a exigir pagamentos injustamente onerosos”, e os Estados Unidos eram seu maior financiador.
Ano mais quente no Brasil
Em janeiro, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) anunciou que 2024 foi o ano mais quente no Brasil desde 1961. De acordo com o Inmet, a temperatura esteve 0,79 º C maior do que a média das últimas duas décadas.
Terremoto no Sudeste do Brasil
Durante a madrugada de 14 de fevereiro, o Google enviou um alerta de terremoto no mar, a 55 km da cidade de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. Celulares com sistema operacional Android receberam o alerta em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
As Defesas Civis de SP e RJ afirmaram não terem emitido nenhum alerta, e o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) e o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) informaram não terem captado nenhum tremor.
De acordo com o Centro de Sismologia da USP, “um evento dessa magnitude seria detectado não apenas pelas estações sismográficas instaladas no País, mas também por redes internacionais de monitoramento sísmico”.
Metas de biodiversidade
A Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio), órgão do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), publicou, em fevereiro, uma resolução que recomenda a adoção das Metas Nacionais de Biodiversidade para o período 2025 a 2030 e sua implementação pelo Governo Federal.
As medidas deverão fazer parte da Estratégia e Plano de Ação Nacionais para a Biodiversidade (Epanb). O documento integra as obrigações do país como signatário do Marco Global de Kunming-Montreal, estabelecido em dezembro de 2022.
Dengue em SP e alerta de surtos nas Américas
Em 19 de fevereiro, o governo do Estado de São Paulo decretou estado de emergência sanitária devido à alta nos casos de dengue. Dois dias mais tarde, o Estado atingiu a marca de 300 casos da doença para cada 100 mil habitantes.
Também em fevereiro, um alerta epidemiológico sobre o risco de surtos de dengue do tipo 3 foi emitido pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para as Américas. O comunicado pediu que os países reforçassem as medidas de prevenção e diagnóstico precoce.
Casos de Covid-19 no Brasil
Cinco anos após a confirmação do primeiro caso da doença no Brasil, em fevereiro, os Estados do Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins, todos na região Norte, registraram tendência de alta na Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Segundo o Painel Coronavírus, do Ministério da Saúde, de janeiro a 15 de fevereiro, o Brasil registrou mais de 100 mil casos e 500 mortes decorrentes da Covid-19.
Trump e a Palestina
Em fevereiro, o presidente estadunidense Donald Trump recebeu o Primeiro Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (Likud), e declarou à imprensa a intenção de tomar o controle do território palestino da Faixa de Gaza.
Trump tratou da ideia de expulsar os palestinos de seu território, para reconstrução e criação de uma “Riviera do Oriente Médio”, e não descartou o envio de tropas estadunidenses para lutar ao lado de Israel no território.
Saída da Argentina da OMS
Seguindo o exemplo dos Estados Unidos, o presidente Javier Milei (Partido Libertário) retirou a Argentina da OMS, em fevereiro. A justificativa de Milei foram “divergências profundas” sobre a gestão da pandemia de Covid-19 e em nome da soberania nacional do país.
Brasil ganha seu 1º Oscar
Março começou com festa para o cinema brasileiro, graças à conquista do primeiro Oscar na premiação estadunidense de mesmo nome. O filme “Ainda Estou Aqui”, de 2024, levou o prêmio na categoria de “Melhor Filme Internacional”.
A obra de Walter Salles, que rendeu o Globo de Ouro à atriz Fernanda Torres em janeiro, é baseada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, e conta a história de sua família diante do sequestro e morte de seu pai pelos militares da Ditadura de 1964.
Obesidade no Brasil
Dados do Atlas Mundial da Obesidade 2025, divulgado em março pela Federação Mundial da Obesidade, mostraram que aproximadamente 31% dos brasileiros podem ser considerados obesos. Além disso, 37% dos brasileiros têm sobrepeso e 68% excesso de peso.
O documento também revelou que metade da população adulta brasileira, entre 40% e 50%, não pratica atividade física.
Insulina semanal
No mês de março, a Anvisa aprovou a primeira insulina semanal do mundo, que é fabricada pela Novo Nordisk,tem o nome comercial de Awiqli e serve para o tratamento de diabetes tipo 1 e tipo 2. O medicamento é considerado um avanço no tratamento da doença ao reduzir as doses diárias de insulina à aplicações semanais.
Baixo volume de chuvas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), informou em março que as chuvas do último verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo em parte do Brasil. No Pantanal e em áreas de Cerrado no norte de Mato Grosso, Rondônia, e parte do Acre e do Pará eram esperados entre 500 e 700 milímetros de chuva entre dezembro e janeiro, mas choveu apenas 200 milímetros.
Câncer colorretal
Divulgado em março, um estudo da Fundação do Câncer revelou que casos de câncer colorretal devem crescer 21% entre 2030 e 2040 no Brasil, devido ao envelhecimento da população, à falta de adesão a hábitos saudáveis e à ausência de um programa estruturado de rastreamento da doença.
Em países da Europa e nos Estados Unidos, por exemplo, recomenda-se que o exame para diagnosticar esse tipo de câncer seja realizado a cada dez anos a partir dos 50 anos de idade em pessoas assintomáticas.
Papanicolau
O Ministério da Saúde informou, em março, que a partir de 2025 o Sistema Único de Saúde (SUS) substituirá o teste citopatológico para a detecção do HPV, popularmente conhecido como Papanicolau, pelo exame molecular de DNA-HPV.
A mudança faz com que o intervalo entre a realização dos exames aumente para cinco anos, mantendo a faixa etária das pacientes entre 25 e 49 anos.
Cólera na Angola
Em boletim epidemiológico divulgado no início de março, o Ministério da Saúde da Angola informou que entre janeiro e março, 204 pessoas morreram de cólera no país. A capital, Luanda, liderou o surto da doença, com 2.963 casos e 105 mortes até a divulgação dos dados.
A cólera é uma doença bacteriana altamente contagiosa e transmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados, que se espalha por causa das más condições de saneamento básico e de acesso à água potável na Angola.
Mudança climática em 2024
O ano de 2024 foi o ano mais quente em 175 anos de registro científico. A informação é do relatório de março da Organização Meteorológica Mundial (OMM), ligada às Nações Unidas (ONU). Além disso, o relatório apontou que o último ano foi o primeiro a superar 1,5º C acima do período pré-industrial (1850 – 1900).
Leia também:
+ 7 questões sobre mudanças climáticas que já caíram nos vestibulares e no Enem
+ 9 documentários sobre mudanças climáticas para usar como repertório sociocultural na redação
5 anos do decreto da Covid-19
O mês de março marcou cinco anos desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o início da pandemia de Covid-19, em 2020. A doença, causada pelo vírus SARS-CoV-2, causou mais de 700 mil mortes no Brasil durante o estado de emergência (2020 a 2023).
Os dados sobre vítimas colocam o País como um dos mais afetados globalmente em números absolutos de óbitos, aponta o Ministério da Saúde.
40 anos do fim da ditadura militar
Março também marcou os 40 anos do fim da Ditadura Militar no Brasil. Com duração de 21 de anos, de 1964 a 1985, o regime militar foi responsável pela morte e o desaparecimento de 434 opositores políticos e mais de 1.600 camponeses e indígenas sem participação que não participavam da oposição à ditadura, segundo a Comissão Nacional da Verdade (CNV).
Estude para o Enem e outros vestibulares
Vestibulares Platinum - 24 Meses
Saiba mais
Vestibulares MED Exclusive - 24 Meses
Ele reúne toda a estrutura necessária para os principais vestibulares de medicina do país e adiciona recursos e estratégias específicas no exigente cenário acadêmico brasileiro.
Saiba mais
Vestibulares MED Exclusive - 12 Meses
Ele reúne toda a estrutura necessária para os principais vestibulares de medicina do país e adiciona recursos e estratégias específicas no exigente cenário acadêmico brasileiro.
Saiba mais
Vestibulares Platinum - 12 Meses
Saiba mais
Reta Final Med
Saiba mais
Descomplicando o Português
Saiba mais
Curso Básico de Gramática e Interpretação de Textos
Saiba mais
Trump impõe tarifas sobre produtos brasileiros
No início do mês de abril, o presidente dos Estados Unidos anunciou tarifas sobre a importação de produtos de diversos países, incluindo o Brasil. Os produtos brasileiros importados passaram a ter 10% de imposto, medida que aumenta o valor final para o consumidor estadunidense, com o objetivo de desestimular a compra de importados e fomentar a indústria nacional.
Povo indígena isolado
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) divulgou, no mês de abril, imagens de um povo indígena isolado que vive na Terra Indígena (TI) Massaco, em Rondônia. Os registros foram feitos por câmeras de monitoramento da Diretoria de Proteção Territorial (DPT) da Funai. As instituições trabalham para preservar o modo de vida isolado dessas comunidades, garantindo sua autodeterminação e autonomia.

Comissão Internacional Indígena na COP30
O governo federal e organizações indígenas anunciaram, no dia 10 de abril, a criação de uma Comissão Internacional Indígena para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro, no Pará.
A comissão será presidida pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara (PSOL), e composta pelas seguintes entidades:
- Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib);
- Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab);
- Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga);
- G9 da Amazônia Indígena;
- Aliança Global de Comunidades Territoriais (GATC);
- Fórum Permanente da Organização das Nações Unidas sobre Assuntos Indígenas;
- Caucus Indígena, uma articulação internacional de movimentos de povos originários.
Saiba mais:
+ O que é COP 30 e por que o Brasil será sede em 2025?
Remédio contra o Alzheimer
Em abril, a Anvisa aprovou o registro do medicamento Kisunla (donanemabe), usado em casos de comprometimento cognitivo leve e demência causados pela doença de Alzheimer. O diferencial, em relação a outras medicações para a mesma doença, é a presença do anticorpo monoclonal que se liga a uma proteína chamada beta-amiloide.
Teste para detectar Parkinson
Cientistas da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, desenvolveram um teste sanguíneo capaz de identificar a doença de Parkinson antes do surgimento dos sintomas, e em pesquisa publicada no mês de abril. De acordo com os pesquisadores, o exame supera a precisão das ferramentas de diagnósticos utilizadas pela Medicina atualmente.
Bateria PANfon
Pesquisadores do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), divulgaram, no mês de abril, a criação de uma bateria feita a partir PANfon, uma mistura de poliacrilonitrila (PAN) com teflon. A bateria pode revolucionar o mercado de energia por ser ter a produção mais barata e mais ecológica que as concorrentes fabricadas a partir de íon-lítio.
Guerra tarifária entre Estados Unidos e China
No mês de abril, os governos dos Estados Unidos e da China travaram uma guerra tarifária sobre importações. Após o anúncio de tarifas de Trump no início do mês, a China determinou 34% de impostos sobre importação de produtos estadunidenses. A disputa se estendeu, chegando a tarifas de 125% por parte da China e 145% por parte dos Estados Unidos.
Inteligência artificial para pessoas cegas
Uma pesquisa da Universidade Shanghai Jiao Tong, na China, desenvolveu um sistema de inteligência artificial (IA) que ajuda na navegação e locomoção de pessoas cegas ou com baixa visão. A IA estuda o ambiente para enviar sinais quando o usuário se aproxima de obstáculos e fornece direções por comandos de voz.
Água na Lua
A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, confirmou, em abril, uma teoria de 60 anos atrás. Segundo a hipótese comprovada, quando o vento solar atinge a Lua, ocorre uma reação química que pode gerar moléculas de água, o que facilitaria a exploração do satélite natural da Terra.
Morte do Papa Francisco
O Papa Francisco, líder da Igreja Católica, faleceu em abril, na segunda-feira após o Domingo de Páscoa, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) e uma parada cardio respiratória. Argentino de nascença, Francisco foi o primeiro Papa do Hemisfério Sul na história da Igreja, passou 12 anos no cargo e era considerado progressista dentro da Igreja.
Após sua morte, os cardeais se reuniram para o conclave — processo de votação que escolhe o novo Papa — e o pontífice foi substituído pelo Papa Leão XIV, dos Estados Unidos.
Veja também:
+ 21 citações do papa Francisco para usar na redação
+ 7 citações de Robert Prevost, o novo Papa, para usar na redação
Apagão na Espanha e Portugal
No dia 28 de abril, Portugal e Espanha passaram por um apagão, ficando horas sem energia elétrica. O incidente causou congestionamentos, cancelamento de aulas e deixou pessoas presas em trens e elevadores por toda a Península.
A causa do blackout só foi descoberta em junho, quando a ministra da Energia da Espanha, Sara Aagesen, anunciou que a empresa de energia Red Eletrica não tinha usinas térmicas suficientes em operação durante o pico de consumo naquela data. O erro de cálculo fez com que o aumento repentino na tensão provocasse uma reação em cadeia, levando ao apagão.
Virgínia na CPI das “bets”
Em maio, a influenciadora digital Virgínia Fonseca, que acumula mais de 100 milhões de seguidores nas redes sociais, foi convocada a depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Apostas Esportivas e Jogos Online — conhecidas como “bets” — devido ao seu envolvimento em campanhas de marketing para essas empresas.
O depoimento gerou debates pela falta de seriedade sobre o tema, com senadores tendo comportamento de fã para com a influenciadora, fazendo perguntas e comentários irrelevantes e fora do tema, além do próprio comportamento de Virginia, que não compareceu com roupas formais e usou o microfone como canudo, por exemplo.
A CPI foi encerrada com rejeição do Relatório Final da relatora, senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), e sem a aprovação de indiciamentos ou propostas legislativas.

Leia mais:
+ Bets, apostas e jogos de azar: desenvolva repertórios socioculturais para o vestibular
Brasil é o país mais miscigenado do mundo
Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), divulgada em maio, revelou que o Brasil é o país com a maior diversidade genética do mundo. Os cientistas analisaram amostras de DNA de 2.723 brasileiros de comunidades urbanas, rurais indígenas e ribeirinhas de todas as regiões do País, e encontraram 8,7 milhões de variações genéticas que ainda não haviam sido catalogadas.
Os pesquisadores concluíram que 60% dos brasileiros têm ancestralidade europeia, 27% africana e 13% indígena, em diferentes graus que variam de acordo com as regiões do Brasil em que nasceram.
Dilma anistiada
A Comissão de Anistia do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania concedeu, no dia 22 de maio, a anistia política à ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e fez um pedido de desculpas pela perseguição e tortura realizada contra ela pela Ditadura Militar.
Dilma também terá direito a uma reparação econômica de R$ 100 mil em razão de sua demissão da Fundação de Economia e Estatística (FEE) do Rio Grande do Sul, em 1977, também causada pela perseguição política.
Onda polar e neve no Brasil
Também no mês de maio, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil foram atingidas por uma onda polar vinda da Antártida. Diferente de outras frentes frias, a onda polar é a entrada de uma massa de ar frio que se forma em regiões próximas aos polos (nesse caso, a Antártida).
Regiões como a Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, e a Serra do Rio Grande do Sul registraram queda de neve e chuva congelada durante a onda polar.
Morte de Sebastião Salgado
Morreu em maio, aos 81 anos, o fotojornalista brasileiro Sebastião Salgado. Conhecido por suas fotos em preto e branco, o fotógrafo viajava o mundo registrando situações de guerra, trabalho, migração, fome e outros temas sensíveis.
Um de seus trabalhos mais conhecidos mundialmente são as fotografias do garimpo “Serra Pelada”, na floresta amazônica do Estado do Pará, registradas em 1986.

Relação diplomática e econômica entre Brasil e China
A embaixada da China no Brasil anunciou, em maio, que a partir do mês seguinte não serão mais exigidos vistos para brasileiros que forem ao país asiático por motivos de negócios, turismo, visita familiar, intercâmbio e trânsito, desde que fiquem menos de 30 dias.
Também em maio, o presidente chinês Xi-Jinping (PPCh) prometeu uma linha de crédito de 9 bilhões de dólares para novos investimentos em infraestrutura no Brasil. O investimento total dos chineses no Brasil pode chegar a 27 bilhões de dólares.
Morte de Pepe Mujica
Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica (MPP) faleceu em maio, aos 89 anos. Mujica foi um dos nomes mais importantes na política de esquerda de seu país, e durante seu mandato (2010 – 2015), sancionou a legalização da maconha, do aborto até a 14ª semana de gestação e do casamento homoafetivo, além de ter implementado diversas políticas de distribuição de renda para os mais pobres.
Saiba mais:
+ 9 citações de Pepe Mujica para usar na redação
Morte de brasileira no vulcão
Em junho, a brasileira Juliana Marins, de 26 anos, morreu em uma queda durante uma trilha no vulcão Monte Rinjani, na Indonésia. O caso levantou debates sobre a segurança da trilha, a suposta negligência de socorro sofrida por Juliana e o despreparo das autoridades locais para lidar com situações do tipo.
O corpo da jovem teve seu traslado pago pelo governo brasileiro, o que também gerou debates sobre os limites das obrigações diplomáticas do Brasil em casos de falecimentos de brasileiros no exterior.
Brasil no encontro do G7
O presidente Lula (PT) participou, em junho, da Cúpula do G7 (grupo das sete maiores economias do mundo) como convidado do Canadá, que foi país sede. O Brasil não faz parte do G7, mas recebeu o convite por sua liderança econômica entre os países do Sul Global e por ser sede da COP30,
Na ocasião, o governo brasileiro participou de discussões sobre o papel da ONU na resolução de conflitos armados, transição energética mundial para energias limpas e criticou a governança global em instituições como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI).
Queda do balão em Santa Catarina
O dia 21 de junho ficou marcado pelo acidente mais fatal na história do balonismo brasileiro. Um balão com 21 passageiros e tripulantes pegou fogo durante um voo em Praia Grande (SC) e matou 8 pessoas. Após a tragédia, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) anunciou um plano de regulamentação para o balonismo que será implementado em fases:
- Curto e Médio Prazo (Regras de Transição):
- Estabelecer restrições mais claras para que a atividade possa ser classificada como puro aerodesporto (esportivo);
- Operações que visam o comércio/turismo deverão seguir critérios mínimos de segurança e receber a definição de um regramento transitório, a ser definido após uma consulta pública.
- Longo Prazo (Regulamentação Definitiva):
- Estabelecer uma regulamentação completa e definitiva para todos os operadores comerciais, exigindo a certificação da empresa operadora, dos pilotos e das aeronaves.
Vacina contra a dengue
O Instituto Butantan enviou, em junho, uma vacina contra a dengue (chamada Butantan-DV) para a avaliação da Anvisa. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a expectativa é que o imunizante contra a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti já esteja aprovado e disponível para uso no início de 2026.
Cúpula da Juventude do Brics
Em junho, a cidade de Brasília (DF) recebeu a Cúpula da Juventude do Brics. O evento reuniu delegações do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul para debater a importância da juventude no desenvolvimento científico, tecnológico, produtivo e política do Sul Global.
Queda na vacinação infantil
Divulgado no mês de junho, um estudo da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, revelou a queda de vacinação em crianças em todo o mundo. Os principais motivos são o aumento da desigualdade social ao redor do mundo e a desinformação espalhada sobre vacinas durante a pandemia de Covid-19.
Neste cenário, os pesquisadores alertam que há um risco maior de surtos de doenças como o sarampo, poliomielite e difteria, doenças que já haviam sido erradicadas em diversos países.
Prisão e deportação de Greta Thunberg
A ativista sueca Greta Thuberg foi presa e deportada pelo Estado de Israel em junho. O caso aconteceu quando Greta estava a bordo de uma flotilha internacional, formada por barcos que levavam ajuda humanitária à Faixa de Gaza, na Palestina.
Na ocasião, o ativista brasileiro Thiago Ávila também foi preso e deportado, e acusa o exército de Israel de torturas contra os prisioneiros.
Israel e Estados Unidos x Irã
Também em junho, Israel bombardeou supostas instalações nucleares e militares, cidades e a Rádio e Televisão da República Islâmica do Irã (IRBI). Além disso, os Estados Unidos também bombardearam o Irã no mesmo período, em uma operação chamada “Martelo da Meia-Noite”.
Em resposta, o Irã enviou bombardeios para a região central de Israel, incluindo a capital Tel Aviv e Jerusalém, focando em instalações militares, de inteligência e áreas residenciais.
Queda nas queimadas
No início de julho, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima divulgou dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que informam que as queimadas no Brasil diminuíram de 3,1 milhões de hectares nos seis primeiros meses de 2024, para 1 milhão de hectares no mesmo período de 2025.
Apenas os biomas do Pampa e da Caatinga apresentaram aumento de 38,2% e 10,2% nas queimadas, respectivamente. Veja as porcentagens de queda nos demais biomas:
- Amazônia: queda de 75,4%;
- Mata Atlântica: queda de 69,7%;
- Pantanal: queda de 97,8%;
- Cerrado: queda de 47%.
Violência contra indígenas
Dados do relatório Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil, produzido pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e divulgado em julho, mostraram que os casos de assassinatos de indígenas cresceram 201,43%, passando de 70 casos em 2014 para 211, em 2024. Segundo o estudo, a maioria das vítimas fazem parte dos seguintes grupos:
- 59 pessoas do gênero masculino;
- 71 vítimas são jovens com idades entre 20 e 29 anos;
- Roraima (57), Amazonas (45) e Mato Grosso do Sul (33) são os estados com mais casos.
Fabricação de insulina
Após 20 anos, o Brasil voltou, em julho, a ter um processo de fabricação de insulina 100% nacional. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e sua atuação é disfuncional em pessoas que têm Diabetes.
A fabricação brasileira foi retomada com a transferência de tecnologia da farmacêutica indiana Wockhardt, através do programa de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP).
Fibromialgia como deficiência
No dia 24 de julho, o Presidente Lula sancionou a Lei 15.176, que inclui portadores da Síndrome de Fibromialgia como pessoas com deficiência (PCDs). A Fibromialgia é uma doença que causa dor muscular crônica e generalizada.
Soberania sobre minerais críticos
Durante a inauguração da maior termelétrica a gás da América Latina, no Rio de Janeiro, em 28 de julho, o Presidente Lula defendeu a soberania do Brasil diante de seus territórios onde os minerais críticos (também chamados de terras raras) podem ser explorados, e criticou o interesse do governo dos Estados Unidos nestes espaços.
Os minerais críticos ou minerais de terras raras são aqueles que têm disponibilidade limitada e são essenciais para transição energética rumo a fontes de energia limpa ou energia verde. O Presidente informou que criará uma “comissão ultraespecial” para o levantamento de minerais do tipo no solo e no subsolo brasileiro.
17ª cúpula do Brics
Ao assumir a presidência rotativa do Brics no início do ano, o Brasil foi sede, em julho, da 17ª cúpula do grupo, que ocorreu no Rio de Janeiro. O tema central do encontro, com diversas ramificações, foi “Sul Global Inclusivo e Sustentável”.
Brasil deixa o Mapa da Fome
A ONU anunciou, no fim de julho, que o Brasil deixou o Mapa da Fome, o que significa que o País tem menos de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação adequada.
O Brasil deixou o Mapa da Fome, que foi criado em 2000, pela primeira vez em 2014, durante o governo de Dilma Rousseff (PT), e retornou em 2021, sob a gestão de Jair Bolsonaro (PL).
Proibição de testes em animais
Também em julho, o governo federal sancionou a Lei 15.183, que altera as as Leis 11.794/08 e 6.360/76 e proíbe o uso de animais vivos em testes de laboratório para a fabricação de produtos cosméticos, de higiene pessoal e perfumes.
As autoridades sanitárias terão um prazo de dois anos para adotar medidas de fiscalização do cumprimento da nova Lei e os produtos desenvolvidos antes da sanção ainda poderão ser comercializados.
Tarifaço de Trump
Seguindo com as tarifas anunciadas desde o início de 2025, Donald Trump impôs tarifas de 50% para produtos brasileiros. Entraram na lista produtos como café, carnes e frutas.
Entretanto, o mandatário dos Estados Unidos também assinou um decreto para isentar mais de 600 produtos brasileiros, como aviões, petróleo, minérios, metais e papel e celulose, por exemplo
Estados Unidos considera Brasil uma ameaça
No mesmo dia dos decretos sobre importação, Trump também assinou uma Ordem Executiva que colocou o Brasil como uma “ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos Estados Unidos”, sob justificativas relacionadas à questões comerciais e de segurança.
O pano de fundo das determinações, no entanto, envolvem também os interesses dos estadunidenses em mineração no território brasileiro e o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.
Programa Nacional de Florestas Produtivas
No mês de agosto, a Petrobrás entrou como parceira financeira do Programa Nacional de Florestas Produtivas, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O programa faz parte das ações do Brasil como sede da COP30 e foi criado para promover restauração agroflorestal, integrando lavoura, pecuária e floresta, e incentivar florestas produtivas.
Hospedagem para a COP30
A realização da COP30 em Belém, no Pará, no próximo mês de novembro, fez com que o setor de hotelaria e hospedagem da região aumentasse de maneira exorbitante os valores cobrados nas diárias durante o evento. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) mencionou aumentos de cerca de 1000% em relação à média histórica.
A alta nos preços fez com que países convidados reconsiderassem a presença ou a diminuição da delegação. Diante disso, no mês de agosto os governos estadual e federal trabalharam para aumentar o número de vagas disponíveis em hospedagens, oferecendo hotéis flutuantes em cruzeiros, por exemplo, e aumentaram a fiscalização de preços abusivos.
Fundo Floresta Tropicais para Sempre
Em 22 de agosto, chefes de delegações dos oito países que fazem parte da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) apoiaram o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, sigla em inglês).
A iniciativa brasileira, que será lançada na COP30, é um mecanismo financeiro para conservação das florestas tropicais e subtropicais úmidas em países em desenvolvimento e visa, inclusive, o repasse de fundos a povos tradicionais e indígenas.
Degelo no Ártico
Cientistas dos Estados Unidos e da Inglaterra divulgaram, em agosto, que o degelo no Ártico diminuiu drasticamente nos últimos 20 anos. A principal hipótese para isso é a variação climática natural, uma vez que a queima de combustíveis fósseis não só se manteve, mas aumentou em todo mundo. No entanto, os pesquisadores observaram que não há declínio estatístico expressivo na extensão do Ártico desde 2005.
Morte de Luis Fernando Verissimo
Faleceu em agosto, aos 88 anos, Luis Fernando Verissimo, um dos maiores nomes da literatura brasileira. Escritor, cronista e chargista, Verissimo escrevia e desenhava sobre o cotidiano com humor e sarcasmo e alguns de seus personagens mais famosos são As Cobras, Ed Mort e o Analista de Bagé.

Calendário Enem 2025
- Publicação do edital: 23/05/2025;
- Justificativa de ausência no Enem 2024 e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025: 14 a 25/04/2025;
- Inscrições: 26/05 a 06/06/2025;
- Pagamento da taxa de inscrição: até 11/06/2025;
- Solicitação de atendimento especial e tratamento por nome social: 26/05 a 06/06/2025;
- Resultado do atendimento especial e tratamento por nome social: 13/06/2025;
- Aplicação Enem 2025:
- 1º dia: 09/11/2025 – 5h30 de duração;
- 2º dia: 16/11/2025 – 5h de duração;
- Aplicação em Belém-PA, Ananindeua-PA e Marituba-PA:
- 1º dia: 30/11 – 5h30 de duração;
- 2º dia: 07/12/2025 – 5h de duração;
- Gabarito Enem 2025: até o 10° dia útil após o 2° dia de aplicação.
- Resultado Enem 2025: 13/01/2026.
Como estudar para o Enem 2025?
Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros.
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem 2025, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares



