7 questões sobre relações ecológicas que já caíram nos vestibulares e no Enem

7 questões sobre relações ecológicas que já caíram nos vestibulares e no Enem

O Portal Estratégia Vestibulares listou 7 questões sobre relações ecológicas que já caíram nos vestibulares para você praticar o assunto

As interações que ocorrem entre todos os seres vivos são chamadas de relações ecológicas. E elas geram efeitos distintos que definem a sobrevivência de uma espécie, sua reprodução, o desenvolvimento de todo o ecossistema ao redor e suas características.

Essas relações podem ser intraespecíficas, ou seja, entre indivíduos da mesma espécie, e interespecíficas, quando diferentes espécies se relacionam. Além disso, existem relações harmônicas e desarmônicas, com variações de acordo com os casos existentes.

O Portal Estratégia Vestibulares levantou 7 questões sobre as variadas relações ecológicas existentes na natureza, utilizando o Banco de Questões do EV. Confira as perguntas com resoluções dos nossos professores agora mesmo!

+ 9 questões sobre ecologia que já caíram nos vestibulares e no Enem
+ Sucessão ecológica: o que é, tipos, exemplos e questões

Pacote Enem TOP

Estude com o Estratégia Vestibulares

UEA (2015)

Duas espécies, A e B, foram observadas em duas situações: vivendo separadamente e vivendo juntas.

Os resultados expressos no gráfico permitem concluir que a espécie A 

A é parasita da espécie B.
B consome restos de alimento de B.
C prejudica a proliferação da espécie B.
D compete com B por alimento ou território.
E é predadora de B.

Resposta: 

A partir da leitura do gráfico, deduzimos que vivendo juntas a espécie B se beneficia, sem prejudicar a espécie A. Logo, estabelecem uma relação interespecífica harmônica de comensalismo. Observe:

Alternativa correta: B

Uece (2020)

Os organismos vivos podem estabelecer relações harmônicas e desarmônicas, sejam eles indivíduos da mesma espécie ou de espécies diferentes. Considerando esse fato, é correto dizer que são tipos de interações desarmônicas interespecíficas: 

A competição, canibalismo e colônia.
B facilitação, parasitismo e predação.
C facilitação, canibalismo e herbivoria.
D competição, parasitismo e predação.

Resposta:

Interações desarmônicas são aquelas que trazem prejuízo para uma ou ambas as espécies envolvidas. Assim, são exemplos de interações desarmônicas a competição, o canibalismo, o parasitismo, a predação e a herbivoria.

A colônia é um agrupamento de indivíduos de uma mesma espécie (intraespecífica), fisicamente unidos, que interagem de forma mutuamente vantajosa. 

A facilitação ecológica é o conceito científico que descreve a interação entre dois organismos, de diferentes espécies, em que pelo menos um dos organismos beneficia dessa interação.

A competição é uma relação ecológica que pode tanto envolver indivíduos de espécies diferentes (interespecíficas), concorrendo por um ou mais recursos do meio, bem como entre indivíduos de uma mesma espécie (intraespecíficas), onde além dos recursos também ocorre disputa por parceiros reprodutivos.

A predação é uma relação ecológica em que uma espécie animal (predadora / caçadora) captura e mata outra espécie de nível trófico inferior (presa) para dela se alimentar.

O parasitismo é uma relação ecológica interespecífica (ocorre entre espécies diferentes) onde uma espécie, denominada como parasita, alimenta-se às custas de outra espécie, chamada de hospedeira, causando-lhe prejuízos.

A herbivoria é um tipo de relação ecológica que ocorre entre certos animais e plantas. Nesta relação os animais ingerem partes da planta viva para seu alimento e nutrição.

O canibalismo é um tipo de relação ecológica que ocorre entre indivíduos de uma mesma espécie  (intraespecífica) e na qual um dos envolvidos é prejudicada.

Alternativa correta: D

Unifesp (2018) (Discursiva)

Em Galápagos, Charles Darwin fez várias observações sobre os tentilhões, aves que habitam diferentes ilhas desse arquipélago.

Em uma dessas ilhas, tais observações levaram às seguintes constatações:

1 – Os tentilhões pertenciam a várias espécies distintas.
2 – Algumas dessas espécies habitavam a vegetação esparsa, próxima ao solo e outras habitavam o alto das árvores da vegetação mais densa.
3 – Os diferentes tipos de bicos encontrados nessas espécies estavam associados à obtenção de diferentes tipos de alimentos, segundo o ambiente em que viviam.

Usando exclusivamente as informações do texto, responda:

a) A ilha é habitada por duas populações de tentilhões? Os tentilhões presentes nessa ilha ocupam dois diferentes habitats? Justifique suas respostas.
b) Nas condições apresentadas pelo texto, ocorre competição interespecífica por espaço e alimento nessa ilha? Justifique sua resposta.

Respostas:

a) Não, a ilha é habitada por diferentes espécies de tentilhões, cada uma constituindo uma população e adaptada a um tipo de hábitat e alimento. 

Os tentilhões ocupam dois diferentes hábitats, a vegetação esparsa e próxima ao solo e o alto das árvores da vegetação densa. 

b) Não ocorre competição interespecífica por alimento, visto que as diferentes espécies de tentilhões possuem bicos adaptados a um tipo de alimento, mas pode existir competição interespecífica por espaço, já que existem dois hábitats possíveis para as diferentes populações.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Unitau (2021)

Na natureza, os organismos interagem entre eles e com o ambiente. As interações entre os organismos são descritas como relações ecológicas, e classificadas, de modo geral, em harmônicas e desarmônicas. A competição é uma dessas relações ecológicas, podendo ser interespecíficas, em que organismos competem por água, alimento e espaço, entre outros recursos, assim como podem ser intraespecíficas, em que organismos competem por recursos do ambiente, bem como por parceiros reprodutivos.

Acerca da competição, avalie as afirmações que seguem:

I. Apenas animais competem por recursos do ambiente. É por essa razão que as plantas sempre se distribuem, no ambiente, em grandes concentrações.
II. Atua como agente de seleção natural, que tende a manter no ambiente as formas de vida mais adaptadas e extinguir aquelas com menor nível adaptativo.
III. Ocorre entre espécies diferentes, de forma que uma delas se beneficia com a relação enquanto os indivíduos da outra espécie não são afetados.
IV. É um fator regulador da densidade populacional, que contribui para evitar o crescimento exagerado das populações. 

Está CORRETO o que se afirma em

A I e II, apenas.
B II, apenas.
C II, III e IV, apenas.
D II e IV, apenas.
E I e III, apenas.

Resposta:

I. Errada. Há relação de competição em todos os grupos de seres vivos.

III. Errada. Na competição, necessariamente um indivíduo é prejudicado em benefício do outro.

Alternativa correta: D

+ Ecologia: conceito, importância, níveis de organização e questões

Enem (2021)

O polvo mimético apresenta padrões cromáticos e comportamentos muito curiosos. Frequentemente, muda a orientação de seus tentáculos, assemelhando-se a alguns animais. As imagens 1, 3 e 5 apresentam polvos mimetizando, respectivamente, um peixe-linguado (2), um peixe-leão (4) e uma serpente-marinha (6).

NORMAN, M. D.; FINN, J.; TREGENZA, T. Dynamic mimicry in an Indo-Malayan octopus. In: Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences, n. 268, out. 2001. Disponível em: www.researchgate.net. Acesso em: 15 mar. 2014 (adaptado).

Do ponto de vista evolutivo, a capacidade apresentada se estabeleceu porque os polvos

A originaram-se do mesmo ancestral que esses animais.
B passaram por mutações similares a esses organismos.
C observaram esses animais em seus nichos ecológicos.
D resultaram de convergência adaptativa com essas espécies.
E sobreviveram às pressões seletivas com esses comportamentos.

Resposta:

A – Errada. Não possuem mesmo ancestral direto.
B – Errada. O polvo altera sua forma de acordo com o comportamento, não por mutações.
C – Errada. A capacidade mimética foi selecionada evolutivamente por conferir vantagens ao polvo. 
D – Errada. Polvos não resultam de convergência evolutiva com outras espécies; a capacidade mimética pode resultar, não o polvo em si.
E – Certa. A capacidade mimética apresentou vantagem em relação aos demais polvos o que permitiu maior sobrevivência.

Alternativa correta: E

UnB (2022)

Liquens são organismos formados por associação interespecífica entre algas e fungos. Eles são conhecidos bioindicadores dos níveis de poluição atmosférica, pois são extremamente sensíveis a alterações ambientais. Assim, a presença de liquens sugere baixo índice de poluição, ao passo que seu desaparecimento sugere agravamento da poluição ambiental.

Acerca desse assunto, assinale a opção correta no próximo item.

Os liquens formam um exemplo de importante associação ecológica conhecida como

A protocooperação, em que as espécies envolvidas se beneficiam mutuamente, mas uma não requer a presença permanente da outra.
B inquilinismo, em que o fungo cria as condições adequadas para a fixação e a sobrevivência da alga a ele associada.
C mutualismo, em que a relação harmônica entre as espécies envolvidas é imprescindível para a sobrevivência de ambas.
D parasitismo, em que o fungo absorve intensamente as substâncias orgânicas produzidas pelas algas por fotossíntese.

Resposta: 

Os fungos fornecem maior quantidade de água e sais minerais para as algas, otimizando a absorção de seiva bruta para elas, e recebe os produtos da fotossíntese delas, sendo assim alimentados. Tratase de uma relação que beneficia ambos e extremamente íntima, caracterizada pelo mutualismo.

Alternativa correta: C

Unicamp (2021)

Considere uma comunidade marinha que compreende muitos ancestrais dos filos de animais modernos. Considere ainda que uma adaptação proficiente foi introduzida em uma única espécie. O resultado da adaptação seria um rápido aumento tanto na abundância relativa da espécie quanto no espaço explorado por ela. As interações bióticas podem ser consideradas agentes de seleção, e a interação das comunidades de espécies em seus próprios ambientes seletivos é uma fonte de diversificação. O rápido aumento da espécie seria seguido por uma desaceleração da proliferação de novos tipos ecológicos. A tragédia dos comuns, quando os interesses ou ações de uma espécie são prejudiciais à comunidade como um todo, deve ser evitada para o sucesso da comunidade marinha.

(Adaptado de P. D. Roopnarine e K. D. Angielczyl. Biology Letters, Londres, v. 8, p. 147-150, fev. 2012.)

Baseado em seus conhecimentos em ecologia e evolução, assinale a alternativa correta.

A A população da espécie com a adaptação aumentaria infinitamente, pois os recursos são ilimitados e haveria aumento das interações bióticas interespecíficas.
B A espécie com a adaptação seria um agente de seleção de outras espécies pelo uso de um recurso comum, impulsionando a evolução dos concorrentes.
C A proliferação da espécie com a adaptação seria motivada pela saturação ecológica e pela exaustão de recursos pelas outras espécies.
D A comunidade marinha permanecerá inalterada se a espécie com a nova adaptação apresentar abundantes interações bióticas interespecíficas.

Resposta:

A alternativa A está incorreta, pois a população não aumenta indefinidamente. Há fatores de resistência ao crescimento exponencial.

A alternativa B está correta. A adaptação proficiente foi vantajosa, pois aumentou a abundância relativa da espécie. Assim, essa espécie se reproduziu diferencialmente e utilizou os recursos do meio de maneira mais eficiente. Com isso, as outras espécies passaram a competir por recursos com ela, que se tornou um agente de seleção, impulsionando a evolução de espécies concorrentes.

A alternativa C está incorreta, pois o aumento, proliferação, da espécie adaptada não ocorreu por saturação ecológica.

E a alternativa D está incorreta, pois ocorre interação entre as populações, a comunidade marinha não permanece inalterada.

Alternativa correta: B

Seja aprovado do seu vestibular dos sonhos

Curso Interativo Vestibulares - Química - Prof. Gabriel Prazeres

Curso Interativo Vestibulares - Química - Prof. Gabriel Prazeres
12x R$ 25,00
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 270,00

Saiba mais

Curso Interativo Vestibulares - Artes - Prof.ª Celina Gil

Curso Interativo Vestibulares - Artes - Prof.ª Celina Gil
12x R$ 20,83
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 225,00

Saiba mais

Curso Interativo Vestibulares - Filosofia - Prof.ª Fernando Andrade

Curso Interativo Vestibulares - Filosofia - Prof.ª Fernando Andrade
12x R$ 25,00
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 270,00

Saiba mais

Curso Interativo Vestibulares - Biologia - Prof.ª Bruna Klassa

Curso Interativo Vestibulares - Biologia - Prof.ª Bruna Klassa
12x R$ 29,16
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 315,00

Saiba mais

Curso Interativo Vestibulares - Biologia - Prof.ª Carol Negrin

Curso Interativo Vestibulares - Biologia - Prof.ª Carol Negrin
12x R$ 25,00
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 270,00

Saiba mais

Curso Interativo Vestibulares - Espanhol - Prof.ª Nailla Malta

Curso Interativo Vestibulares - Espanhol - Prof.ª Nailla Malta
12x R$ 33,33
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 360,00

Saiba mais

Curso Interativo Vestibulares - Geografia - Prof.ª Priscila Lima

Curso Interativo Vestibulares - Geografia - Prof.ª Priscila Lima
12x R$ 25,00
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 270,00

Saiba mais

Curso Interativo Vestibulares - Geografia - Prof. Saulo Takami

Curso Interativo Vestibulares - Geografia - Prof. Saulo Takami
12x R$ 25,00
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 270,00

Saiba mais

Curso Interativo Vestibulares - Gramática e Interpretação de Texto - Prof.ª Celina Gil

Curso Interativo Vestibulares - Gramática e Interpretação de Texto - Prof.ª Celina Gil
12x R$ 25,00
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 270,00

Saiba mais

Curso Interativo Vestibulares - História - Prof. Marco Túlio

Curso Interativo Vestibulares - História - Prof. Marco Túlio
12x R$ 25,00
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 270,00

Saiba mais

Veja mais sobre questões

Prepare-se para a prova com o Estratégia Vestibulares 

O Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem nos principais vestibulares do Brasil! 

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios focados em cada uma das bancas, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA - Estratégia Vestibulares 2

Você pode gostar também