Encceja 2023: confira dicas para aplicar na hora da prova

Encceja 2023: confira dicas para aplicar na hora da prova

Confira as dicas para a prova do Encceja 2023 listadas pelos professores Marco Túlio, de História e Henrique Goulart, de Física, do EV

O Encceja 2023 será aplicado neste domingo (27) para os mais de 1,1 milhão de inscritos no processo seletivo. Destes, pouco mais de 910 mil irão prestar a prova para o Ensino Médio, enquanto 193 mil pessoas farão a prova para o Ensino Fundamental.

E quando falamos em prova, cada um tem uma forma de seguir: alguns preferem começar com as matérias em que são bons, outros seguem a ordem das perguntas e tem também quem gosta de começar pela redação, por exemplo.

Para te ajudar com a melhor estratégia de prova para o Encceja, acompanhe o artigo abaixo. Mostraremos as dicas dos professores do Estratégia Vestibulares Marco Túlio, de História, e Henrique Goulart, de Física. Vamos lá!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Antes de tudo: confira a documentação necessária

Antes mesmo de iniciar o conteúdo sobre as estratégias de prova, é importante lembrar que é obrigatório levar uma caneta esferográfica de tinta preta, em material transparente e um documento oficial com foto. Além disso, é recomendado levar também o cartão de confirmação, que contém dados como número de inscrição, data, horário e local de aplicação da prova de acordo com os dados do candidato.

+ Encceja: quais são os documentos aceitos para fazer a prova?
+ Encceja 2023: Inep divulga Cartilhas do Participante; acesse
+ Encceja 2023: locais de prova e Cartão de Confirmação estão disponíveis

Dica 1: escolha bem a ordem das matérias

A prova do Encceja é dividida conforme as matérias dos ensinos fundamental e médio e, portanto, não há grandes surpresas. Na conversa entre os professores, Marco Túlio explicou como faria a escolha da ordem das matérias para aproveitar melhor o tempo e o aspecto mental como candidato.

“Eu começaria com a que eu considero a mais fácil para dar aquela confiança, mas na sequência a segunda que eu iria é a mais difícil, porque você não pode deixar ela para o final de jeito nenhum. Se você deixar ela para o final, você vai estar cansado e já vai estar ali numa sequência meio que já do desespero”, explica Marco.

Dica 2: veja o tema da redação

A segunda dica dada por Marco Túlio diz respeito ao momento de início da prova. Segundo o professor, logo que os candidatos recebem o sinal verde para começar seus exames, é indicado que se veja qual é o tema da redação e como ele está sendo proposto.

Marco aponta também o motivo da escolha: “aquilo vai ficar na sua cabeça, vai ficar maturando e de repente até tendo contato com outras questões você vai tendo até mais inspiração para escrever a redação”.

+ Tema de redação Encceja 2022: “indústria da moda” e “preservação da cultura”; confira
+ Veja os temas de redação do Encceja nos anos anteriores
+ O que pode zerar a redação do Encceja?

Dica 3: faça um rascunho da redação

Outra dica dada pelos professores é usar parte do tempo da prova, de preferência antes de terminar de fazer as questões, para fazer um rascunho da redação. Dentre os motivos utilizados por eles são apontados a leitura viciada que todos costumam fazer dos próprios textos e também criar uma espécie de descanso da sequência de questões feitas.

Dica 4: pule questões difíceis

O professor Henrique Goulart afirma que é importante conseguir pular questões consideradas difíceis, para aproveitar as perguntas que são mais tranquilas. Ele reitera que no Encceja é importante ter 50% de pontos para conseguir o diploma.

“Se a gente pensar no Encceja a gente precisa de mais de metade de acerto de pontuação na prova, então não pode fazer menos de 50% de acertos em cada prova”, pontua Henrique.

+ Simulado Encceja 2023: teste seus conhecimentos antes da prova

Jornada Encceja com Estratégia Vestibulares

Os professores do Estratégia Vestibulares prepararam um calendário imperdível para quem vai prestar a prova do Encceja no próximo domingo:

  • Hora da verdade
    Sequência de aulas, com todas as disciplinas, reunindo os temas mais importantes para a prova: 21 a 25/08/2023;
  • Revisão de véspera
    Todos os conteúdos que você precisa lembrar antes do Encceja: 26/08/2023.

Acesse os conteúdos disponíveis no canal do Estratégia Vestibulares no Youtube gratuitamente.

Calendário Encceja 2023

  • Justificativa de ausência no Encceja 2022
    Período de justificativa: 03 a 14/04/2023
    Resultado: 24/04/2023
    Recurso: 24 a 28/04/2023
    Resultado do recurso: 02/05/2023
  • Inscrições: 22/05 a 02/06/2023
  • Ressarcimento: 22/05 a 09/06/2023
  • Atendimento Especializado e Tratamento pelo Nome Social
    Solicitação: 22/05 a 06/06/2023
    Resultado: 12/06/2023
    Recurso: 12 a 16/06/2023
    Resultado do recurso: 19/06/2023
  • Aplicação: 27/08/2023
  • Gabaritos: até o 10º dia útil após a aplicação
  • Resultado: 22/12/2023.

O que estudar para o Encceja?

Confira abaixo quais são os temas mais cobrados no Encceja:

Como estudar para o Encceja?

Todos os dias, os professores do Estratégia realizam aulas ao vivo de assuntos cobrados em diversos vestibulares, inclusive no Encceja.

Além disso, caso você tenha interesse em seguir os estudos com o acompanhamento de uma equipe de professores, ainda é possível assinar o Pacote Encceja do Estratégia Vestibulares. Veja o que está incluso no curso:

  • Aulas completas com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares:

Você pode gostar também