Metáfase: o que é, resumo, como identificar, questões

Metáfase: o que é, resumo, como identificar, questões

A metáfase é uma fase das divisões celulares, que acontece tanto na mitose quanto na meiose. A perfeita ocorrência dessa etapa é importante para que a separação do material genético seja completa e de acordo com o número de cromossomos presentes na célula.  

Neste artigo, você encontra uma breve explicação sobre mitose e meiose, do ponto de vista biológico, com o enfoque da metáfase. Além disso, entenderá quais as diferenças do processo metafásico entre os dois tipos de divisão celular. Vamos lá?

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Resumo: o que é metáfase?

A palavra metáfase vem do grego, “meta”, que significa metade; -fase, de mesma origem (“phasis”), tem como sinônimo a palavra etapa. Nesse sentido, a metáfase é a fase do meio — para indicar o posicionamento dos cromossomos durante a etapa. 

A principal característica, então, é que o material genético fica localizado exatamente no meio do citoplasma celular, região chamada de “equador” citoplasmático. Assim, a divisão da informação genética para cada lado da célula fica mais equilibrada. 

Isso significa que uma das funções da metáfase é equalizar a separação dos ácidos nucleicos. Da mesma forma, se por alguma razão a metáfase ocorrer de maneira incorreta, essa transmissão de informação genética fica comprometida e pode resultar até mesmo em síndromes humanas, como será abordado mais adiante.

Na divisão celular, a metáfase ocorre após a prófase. Isso significa que essa etapa só deve ocorrer quando a cromatina está intensamente condensada, com a carioteca desintegrada, ou seja, solta no ambiente citoplasmático. 

Moléculas protéicas de mobilidade trabalham dentro da organela microtúbulo para promover o correto posicionamento central dos cromossomos durante a metáfase. Depois disso, cada divisão celular segue seu curso, seja para dividir as cromátides irmãs ou os cromossomos homólogos. 

+ Veja mais: Mitose e meiose: o que são, diferenças e importância

Divisões celulares e metáfase

Mitose

A mitose é um tipo de divisão celular em que uma célula mãe gera duas células filhas de características idênticas a ela. É o processo que ocorre para a renovação celular, como quando machucamos a pele e o tecido epitelial é reconstituído em um curto período de tempo. 

Para que ocorra a mitose, é necessário que algum estímulo desencadeie essa etapa do ciclo celular. Em primeiro lugar, a intérfase promove a duplicação do material genético, seguida da condensação que acontece na prófase, período já mencionado anteriormente.

Em sequência, encontramos a metáfase, etapa de maior foco neste resumo. Nas divisões mitóticas, é importante que o número de cromossomos presentes nas células filhas seja exatamente o mesmo observado na célula de origem. Afinal, o objetivo é regenerar o tecido sem alterar suas características.

Nas células humanas, por exemplo, existem 22 pares de cromossomos autossômicos e 1 par de cromossomos sexuais. Então, cada unidade celular contém 23 cromossomos de origem paterna e 23 cromossomos de origem materna. Depois da mitose, a mesma configuração deve ser encontrada. 

Para que isto ocorra, a perfeita localização do material genético no polo equatorial da célula, induz uma divisão perfeita dos genes. Lembre-se que essas estruturas genéticas estão duplicadas, então, quando divididas em duas, originam uma cópia celular idêntica.

Erros mitóticos podem acontecer, inclusive na etapa na metáfase, gerando uma alteração na separação das informações genéticas. Entretanto, as células humanas possuem funções de reparo que impedem o desenvolvimento de células que se dividem de maneira errada.

Se, por algum motivo danoso, o reparo não for eficiente, podem surgir doenças associadas. Como os cânceres, que são marcados por mitoses sucessivas, repletas de metáfases que ocorrem de maneira errônea, resultando em células danificadas e prejudiciais para o organismo.

Meiose

A meiose é outro tipo de divisão celular, que tem a função de formar as células germinativas. Ou seja, nos humanos, é responsável por constituir os óvulos e espermatozoides. Cada um deles tem metade dos cromossomos da espécie, com 23 cromossomos no total. 

Para que tal divisão ocorra, são necessárias duas formas diferentes de metáfase. A primeira resulta na separação entre cromossomos homólogos, formando duas células com 2 cromossomos com duas cromátides homólogas cada. 

metáfase na meiose I
Separação dos homólogos
Imagem: Reprodução/Wikimedia
Resultado da meiose I
Células filhas da meiose I
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Na segunda fase da meiose, teremos uma nova divisão celular. Dessa vez, cada célula passará por outra metáfase, em que os cromossomos são posicionados no centro celular, para ocorra a separação das cromátides homólogas. Ao final, serão formadas cada célula com um exemplar de cada cromossomo.

metáfase da meiose II
Separação das cromátides homólogas
Imagem: Reprodução/Wikimedia
Resultado da meiose II
Células filhas da meiose II
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Note que as células germinativas possuem um lote haploide de genes, ou seja, “n” informações genéticas. Para formar um ser humano, por exemplo, é necessário 2n = 23 cromossomos. Assim, a junção entre um óvulo (n) e um espermatozóide (n) origina um zigoto (2n).

Anomalias

A síndrome de down é uma condição genética que está intimamente ligada às alterações que ocorrem durante a metáfase ou outras etapas da divisão celular meiótica. Pode acontecer de que o cromossomo humano de número 21 seja dividido incorretamente, principalmente, durante a formação dos óvulos. 

Nesse sentido, encontra-se uma cópia a mais dessa informação genética que, quando somada às características do espermatozóide, resultam em 3 cópias do cromossomo 21, em vez de um só par.

Por isso, a síndrome é chamada de trissomia do 21 e representa uma das condições genéticas mais comuns. Inclusive, está associada à idade materna avançada, quando a formação de células germinativas fica comprometida.

A síndrome de Turner é um outro exemplo de anomalia cromossômica. Nessa doença, a ausência de um cromossomo sexual determinada o nascimento de um indivíduo de característica X0, ou seja, sem a presença de um cromossomo determinante de sexo biológico (X ou Y).

Em geral, pessoas com essa síndrome nascem com um fenótipo mais semelhante ao feminino, com baixa estatura, menarca (primeira menstruação) tardia, dificuldades intelectuais, além de baixa fertilidade na vida adulta.

Questão de vestibular sobre metáfase

(PUC-RS) Para fazer um estudo de um cariótipo, qual a fase da mitose que seria mais adequada usar, tendo em vista a necessidade de se obter a maior nitidez dos cromossomos, em função do seu maior grau de espiralização?

a) Prófase.
b) Prometáfase.
c) Anáfase.
d) Telófase.
e) Metáfase.

Os cromossomos começam a ser condensados desde a rn:enhancement-31601d10-ceca-49e8-84e6-d258e3f34ea1″ class=”textannotation disambiguated wl-thing wl-no-link” itemid=”https://data.wordlift.io/wl110249/entity/profase”>prófase, primeira fase da mitose, mas o seu ponto de maior condensação e nitidez microscópica é a metáfase, como aponta a alternativa E

A figura a seguir, foca na divisão celular, com a formação da placa metafásica. Perceba como a visualização cromossômica é nítida e eles estão bem corados.

Cromossomos bem espiralizados, como na metáfase
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Aprenda ainda mais com a Coruja!

Quer treinar seu conhecimento com exercícios de prova? Conheça o banco de questões do Estratégia Vestibulares. Nos cursos extensivos e intensivos, você também encontra simulados, livros didáticos digitais, aulas gravadas com professores especializados, fórum de dúvidas e correção de redação. Clique no banner abaixo e confira nossos produtos.

Banco de Questões EV

Veja também:

Você pode gostar também