15 citações de Martin Luther King que podem ser usadas na redação

15 citações de Martin Luther King que podem ser usadas na redação

Confira citações do líder do movimento negro Martin Luther King que podem ser usadas na redação dos principais vestibulares brasileiros

Martin Luther King Jr. foi um ativista e pastor estadunidense mundialmente conhecido pela luta contra o racismo e pela igualdade racial, utilizando a não violência como método em suas manifestações e discursos.

“Eu tenho um sonho” é um dos discursos mais famosos da história e aconteceu na “Marcha sobre Washington”, em 1963, reunindo mais de 250 mil pessoas. No ano seguinte, Martin Luther King foi o homem mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz.

Veja 15 citações de Martin Luther King que podem ser usadas na redação dos vestibulares brasileiros nos mais diversos temas e conheça mais sobre o ativista.

📢 Saiba mais
+ Tema de redação Enem 2024: Desafios da valorização da herança africana no Brasil
+ Gabarito Enem 2024: correção do 1º dia de prova
+ Enem 2024: confira 32 atualidades e acontecimentos que podem cair nas provas
+ Enem 2024: 20 dúvidas frequentes sobre o exame
+ Temas de redação do Enem nos últimos anos

Curso de Redação

Envie redações ilimitadas para correção

Navegue pelo conteúdo

Biografia de Martin Luther King

Martin Luther King Jr. nasceu em 15 de janeiro de 1929, na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos. Com pai e avô pastores da igreja batista, cresceu dentro da igreja, e optou por segui-los posteriormente.

Desde adolescente foi ativista do movimento negro que, na época, lutava contra a política segregacionista de Atlanta. Formou-se em Sociologia e fez doutorado em Teologia Sistemática, em Boston, onde conheceu Coretta Scott King, sua esposa e mãe de seus quatro filhos.

Após concluir seus estudos, serviu como pastor na cidade de Montgomery, no Alabama, onde fez parte da Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor (na sigla NAACP, em inglês).

Com inspiração no líder indiano Mahatma Gandhi, Luther King acreditava em uma forma de protesto não violenta, movimento oposto ao de outro líder negro da época, Malcolm X. O boicote da população negra ao transporte público da cidade de Montgomery por conta da segregação racial existente foi uma das manifestações mais conhecidas encabeçadas por ele.

Foi um dos fundadores da Conferência da Liderança Cristã do Sul e, na década de 60 realizou uma série de protestos pacíficos, com discursos que o tornaram famoso em todo o mundo.

Após o discurso já citado “Eu tenho um sonho” e a conquista do Nobel da Paz, a perseguição existente contra ele se tornou ainda maior e concentrava grupos supremacistas e o governo estadunidense, principalmente pelo FBI, o Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos.

Sua morte aconteceu em 4 de abril de 1968, na cidade de Memphis, enquanto se preparava para mais uma marcha pelos direitos da população negra do país. Mesmo com a confissão de um membro de um grupo supremacista, a real autoria do crime segue em dúvida até hoje, já que o assassino confesso retirou o que tinha dito pouco tempo depois de se entregar.

+ 31 citações fáceis de decorar para usar na redação do Enem

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

1 — “Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente”.

A frase indica duas tendências: pessoas que são ignorantes e acreditam no que é dito e pessoas que sabem que são estúpidas, mas não fazem questão alguma de agir de outra forma. Muitas vezes as duas tendências estão conectadas e, para Luther King, ambas são perigosas para a sociedade.

2 — “A inteligência e o caráter são os objetivos da verdadeira educação”.

Para Martin Luther King, os objetivos principais da educação deveriam ser a formação de caráter e o desenvolvimento da inteligência, o que estaria sendo negligenciado no processo de formação de um indivíduo.

3 — “Não há nada mais trágico neste mundo do que saber o que é certo e não fazê-lo. Que tal mudarmos o mundo começando por nós mesmos?”

Ter a consciência do que deveria ser feito, o correto, segundo o pensador, e não agir dessa forma, é uma das grandes tragédias da humanidade, e deveria ser repensado.

4 — “A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar”.

A luta por igualdade racial de Luther King foi também uma luta por justiça e segue sendo resistência para o movimento negro.

5 — “Sempre é hora de fazer o que é certo”.

A resistência de Martin é um legado do ativista, que sempre buscava fazer o que considerava como certo, inspirando as pessoas ao seu redor.

+ 13 autores negros que têm obras cobradas nos vestibulares

6 — “Uma das coisas importantes da não violência é que não busca destruir a pessoa, mas transformá-la”.

Como um defensor da não violência, o pensador buscava explicar e aplicar o conceito em sua oratória e discursos, tentando construir caminhos para a paz e para a justiça.

7 — “Se soubesse que o mundo se acaba amanhã, eu ainda hoje plantaria uma árvore”.

A frase diz muito sobre a esperança que as pessoas, e Martin, possuem e aplicam. Além disso, a analogia pode ser usada no sentido prático, considerando toda a questão climática instaurada no planeta.

8 — “O amor é a única força capaz de transformar um inimigo em amigo”.

O pacto de não violência do pastor é também um catalisador de frases de esperança por um tempo melhor.

9 — “Se lhe pedirem para ser varredor de ruas, varra as ruas como Michelangelo pintava, como Beethoven compunha ou como Shakespeare escrevia”.

A frase pode até soar inocente, mas indica o respeito pelo trabalho e a importância da dedicação, sem distinção sobre a natureza dessa tarefa. 

10 — “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons”.

A frase é um trecho da “Carta de uma prisão de Birmingham”, escrita nos oito dias em que Martin Luther King ficou preso no local. O texto era uma resposta à sua prisão, após protestos não violentos na cidade de Birmingham, no Alabama. Ainda no artigo, o pastor afirma que ele sempre ouvia a palavra “espere” e que, geralmente, ela se transformava em “nunca”.

+ Racismo: o que é, tipos de discriminação e cenário no Brasil
+ 11 questões sobre racismo que podem cair ou já caíram no vestibular
+ 11 filmes e séries sobre racismo para usar como repertório sociocultural na redação

11 — “Nunca estarei satisfeito até que a segregação racial desapareça da América”.

Luther King aqui reafirma sua esperança, mas, acima de tudo, sua resiliência em seguir sua luta até o último suspiro.

12 — “O que vale não é o quanto se vive; mas como se vive”.

O ativista destaca a importância de seguir firme em seu propósito, enfrentando os problemas que ele lutava contra, mesmo com os riscos existentes.

13 — “O homem que não está disposto a morrer por uma causa não é digno de viver”.

A radicalidade da frase expõe o sentimento de Luther King sobre sua luta e suas motivações.

14 — “Temos de aprender a viver todos como irmãos ou morreremos todos como loucos”.

O ativista ressaltava, em seus discursos, a importância de tentar compreender o próximo, respeitando suas perspectivas e experiências, com compaixão e despido de preconceitos.

15 — “A liberdade jamais é dada pelo opressor ela tem que ser conquistada pelo oprimido”.

Martin utiliza a frase citada para reafirmar a importância de conquistar direitos por meio da transformação social e das lutas por justiça e igualdade, pontos que não serão oferecidos por quem possui os privilégios existentes na sociedade.

Confira mais citações

Estude com o Estratégia Vestibulares

No Estratégia Vestibulares você tem acesso a cursos diversos que te ajudam a conquistar a sua vaga nos principais vestibulares e instituições de ensino do país. Confira nossos materiais exclusivos, serviços variados e tenha o melhor suporte possível até a sua aprovação.

CTA - Estratégia Vestibulares 1

Você pode gostar também