A Universidade de São Paulo (USP) realizou neste domingo (19/11) a 1ª fase da Fuvest 2024, como é conhecido o tradicional vestibular da instituição. Os candidatos responderam a 90 questões de múltipla escolha, com temas variados, das 13h às 18h.
Os mais de 110 mil inscritos passaram por temas como Inteligência Artificial (IA), campo magnético da Terra, a série Wandinha, efeito estufa, preconceito linguístico, entre outros. Além desses, o assunto economia do cuidado, que foi tema de redação do Enem 2023, também esteve presente na prova.
O resultado da 1ª fase será divulgado em 1º de dezembro e o gabarito já está disponível. Confira os temas destacados pelo Portal Estratégia Vestibulares, abaixo.
Veja também:
+ Fuvest 2024: quantas questões é preciso acertar para passar na 1ª fase?
+ Fuvest 2024: 1ª fase registra 8,68% de abstenção
+ Fuvest 2024: cadernos de prova e gabarito oficial estão disponíveis
+ Gabarito Fuvest 2024: correção da 1ª fase do Vestibular da USP
Navegue pelo conteúdo
Quilombos
Duas questões foram desenvolvidas com base no poema “É tempo de nos aquilombar”, de Conceição Evaristo. A primeira pergunta envolvia figuras de linguagem e a segunda pede para que, acompanhando o eu lírico da obra, os candidatos identifiquem qual é a denúncia social feita por ela. Leia o poema citado abaixo:
Tempo de nos aquilombar
É tempo de caminhar em fingido silêncio,
e buscar o momento certo no grito,
aparentar fechar um olho evitando o cisco
e abrir escancaradamente o outro.
É tempo de fazer os ouvidos moucos
para os vazios lero-leros,
e cuidar dos passos assuntando as vias,
ir se vigiando atento, que o buraco é fundo.
É tempo de ninguém se soltar de ninguém,
mas olhar fundo na palma aberta
a alma de quem lhe oferece o gesto.
O laçar de mãos não pode ser algemas,
e sim acertada tática, necessário esquema.
É tempo de formar novos quilombos,
em qualquer lugar que estejamos
e que venham dias futuros, salve 2020
A mística quilombola persiste afirmando:
“a liberdade é uma luta constante”.
+ Universidade para quilombolas: conheça vestibulares e políticas de permanência estudantil
+ Lei de Cotas: o que muda com a atualização?
Jean-Baptiste Debret: Um jantar brasileiro
A conhecida pintura “Um jantar brasileiro”, do artista francês Jean-Baptiste Debret foi tema de uma pergunta que utilizava também a obra “Sentem para jantar”, de Gê Viana, que tem clara inspiração na pintura de Debret. A questão solicitava aos candidatos que assinalassem a alternativa que melhor correspondesse à abordagem utilizada por Gê em sua releitura.
“Wandinha”
A série de ficção “Wandinha” foi pano de fundo para uma questão sobre genética na Fuvest 2024. A pergunta pede que, com base em um poder transmitido entre as bruxas, seja determinado qual é o tipo de herança desse poder.
+ 9 questões sobre genética que já caíram nos vestibulares e Enem
Inteligência Artificial (IA)
A Inteligência Artificial (IA) foi tema de uma pergunta sobre pH, em que um estudante perguntou a um sistema de IA se “existe pH negativo”. A IA ofereceu uma resposta e a prova quer saber se a resposta está correta ou não e o porquê.
+ 9 citações sobre inteligência artificial para usar na redação
+ Tema de redação UFGD 2024: “A contribuição da Inteligência Artificial na Contemporaneidade e os seus Limites Éticos”
+ Tema da redação PUCRS 2024: “Inteligência Artificial e desenvolvimento intelectual”
Lâmpadas de LED e de vapor de sódio
Duas perguntas sobre tipos distintos de lâmpadas foram utilizadas pela banca como pano de fundo, mas com objetivos muito diferentes. A primeira envolvia uma chama acesa na presença de solução de NaCl exposta a irradiação de uma lâmpada de Na, que alterava a cor da chama para preto. Era necessário afirmar qual o motivo que causava tal variação.
Já na segunda pergunta, o tema envolvia saber, com base no comprimento de onda, qual das luzes apontadas seria amarela.
Pizza
A temperatura ideal de um forno a lenha no preparo de pizzas também foi tema de uma das perguntas da Fuvest 2024. Foram apresentadas duas imagens e, com base no enunciado, os candidatos precisavam escolher a alternativa que justificavam a segunda foto ser a temperatura ideal.
Moda, mediana, média e amplitude
As medidas de posição utilizadas pela estatística também foram tema de uma pergunta da prova. A questão solicitava que os candidatos assinalassem a alternativa em que a quantidade de listas de 5 números inteiros positivos cumprissem a condição: “moda = mediana = média = amplitude = 23”.
+ Moda, média, mediana: o que é e como cai no vestibular?
Campo magnético da terra
A questão que aborda o campo magnético da Terra solicitava aos candidatos que utilizassem o enunciado e a figura (abaixo) para afirmar qual é a resposta correta. Nos textos base, foi explicado resumidamente o funcionamento do campo magnético.
+ Indução eletromagnética: o que é, fluxo magnético, fórmulas e aplicações
+ 13 questões sobre campo elétrico que já caíram nos vestibulares
Efeito estufa
A questão que envolve o assunto traz um gráfico com as concentrações atmosféricas dos principais gases causadores do efeito estufa (dióxido de carbono, metano e óxido nitroso) desde o ano zero e solicita aos candidatos que escolham a alternativa correta diante das cinco alternativas.
+ Mudanças climáticas: conheça os efeitos do aquecimento global no Brasil
+ 11 questões sobre aquecimento global que já caíram nos vestibulares
+ Aquecimento global: desenvolva repertórios socioculturais para o vestibular
+ 9 documentários sobre mudanças climáticas para usar como repertório sociocultural na redação
Industrialização brasileira no governo JK
A questão que discute a industrialização proposta por Juscelino Kubitschek traz um trecho de seu livro, “Industrialização: batalha pela própria sobrevivência da nacionalidade”, e pede que os candidatos apontem como JK concretiza sua “mentalidade industrial” em seu governo. Confira o trecho citado:
“Industrializar é uma condição de vida, é uma absoluta e imperiosa necessidade, é mesmo um dever de que já não está ao nosso alcance declinar. Nem que o quiséssemos, não poderíamos sobreviver conservando-nos nação pastoril e agrícola, no velho estilo, exportando café e umas poucas matérias-primas […] Industrializar um país não é uma obra mágica que possa ser feita sem preparo, ao simples sopro de uma aspiração. É necessário que exista uma mentalidade industrial, um estado de espírito propício ao desenvolvimento, é necessário que existam gerações preparadas para a ação.”
— Juscelino Kubitschek, em “Industrialização: batalha pela própria sobrevivência da nacionalidade”
Crise de 1929
A crise de 1929 foi utilizada na Fuvest 2024 com dois trechos de notícias de jornal: uma estrangeira, do “The Guardian“, e outra nacional, do “Correio da Manhã” (veja abaixo). A pergunta pede que os candidatos escolham a alternativa mais assertiva sobre as características daquele momento.
Skate
A Fuvest trouxe duas questões sobre skate no vestibular 2024: a primeira solicitava a máxima velocidade de um skatista partindo do repouso no ponto mais alto de um bowl com 2,45m de profundidade até seu ponto mais baixo. A segunda traz um retrospecto da modalidade até sua estreia nas olimpíadas de Tóquio, em 2021, pedindo aos candidatos que escolham a alternativa que melhor representasse a realidade do esporte.
Deslizamentos no litoral paulista
Os deslizamentos que ocorreram em fevereiro de 2023 no litoral norte de São Paulo também foi um dos temas da prova. A Fuvest queria que os candidatos avaliassem o volume de chuva e o histórico do local para apontar o que ocorreu, dentro do contexto socioambiental.
Tensões entre China e Taiwan
Um trecho extraído do jornal “O Estado de São Paulo” ilustra a tensão geopolítica entre China e Taiwan citando o envio de navios de guerra e caças chineses a Taiwan e pediu para que, de acordo com o contexto histórico e social, o candidato escolhesse a alternativa correta.
+ Tigres Asiáticos: o que são, importância, localização e questões
+ Ásia: relevo, demografia e outras características
Economia do cuidado
O tema de redação do Enem 2023 também foi citado na Fuvest 2024. São apresentados dois trechos com informações sobre o assunto e a prova pede que os candidatos escolham a alternativa que melhor representa as definições dos conceitos “reprodução social” e “economia do cuidado”
Preconceito linguístico
O tema foi utilizado para que os candidatos escolhessem a alternativa que apresentasse um exemplo de preconceito linguístico, com base em trecho do livro “Preconceito linguístico: o que é, como se faz”, de Marcos Bagno, mostrado abaixo.
“O preconceito linguístico é tanto mais poderoso porque, em grande medida, ele é ‘invisível’, no sentido de que quase ninguém fala dele, com exceção dos raros cientistas sociais que se dedicam a estudá-lo. Pouquíssimas pessoas reconhecem a existência do preconceito linguístico, quem dirá a sua gravidade como um sério problema social.”
Mercado de trabalho para pessoas egressas do sistema prisional
O sistema prisional foi um dos temas da Fuvest 2024, discutindo a introdução de pessoas egressas desse sistema ao mercado de trabalho, solicitando aos candidatos que escolham a alternativa que apontaria o que significa a expressão “profecia que se cumpre por si mesma”, citada no texto I, de Robert Merton baseado também no cenário descrito no texto II, de Ludmilla Ribeiro e Valéria Oliveira.
Questões que usam obras obrigatórias
São nove obras obrigatórias que foram solicitadas para a Fuvest 2024, mas apenas quatro foram utilizadas, em oito perguntas (em destaque, as que entraram na prova):
- Marília de Dirceu- Tomás Antônio Gonzaga
- Quincas Borba – Machado de Assis
- Angústia – Graciliano Ramos
- Alguma Poesia – Carlos Drummond de Andrade
- Mensagem – Fernando Pessoa
- Nós matamos o cão tinhoso! – Luís Bernardo Honwana
- Campo Geral – Guimarães Rosa
- Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles
- Dois irmãos – Milton Hatoum
O livro “Campo Geral“, de João Guimarães Rosa, foi citado em uma questão em que os candidatos deveriam analisar, com base em um trecho destacado, motivações de um personagem, Miguilim, sobre a noção que ele tinha do tempo.
Carlos Drummond de Andrade, em “Alguma Poesia“, é citado em uma questão que solicitava aos candidatos que apontassem qual é a contradição existente no poema “O sobrevivente”.
“Dois Irmãos“, de Milton Hatoun, é citado em duas questões: na primeira era necessário pontuar o resultado entre a rivalidade entre os gêmeos Yaqub e Omar; já na segunda, os candidatos apontaram a resposta certa sobre o foco da questão da paternidade de Nael, o narrado do romance.
Por fim, “Nós matamos o cão tinhoso!“, de Luís Bernardo Honwana, aparece em quatro questões: na primeira era necessário apontar quais são as consequências da radiação ionizante em peles como a do Cão Tinhoso; na segunda era necessário afirmar o ponto em comum entre os contos “Nós matamos o Cão Tinhoso!”, “Dina”, “Papá, cobra e eu” e “Nhinguitimo”; a terceira trazia o termo “machamba”, e solicitava que o candidato interpretasse seu significado; e a quarta aborda cenas de violência dos dois trechos destacados, para que os candidatos apontassem a opção mais assertiva dentre as alternativas.
A prova citou também dois nomes recorrentes nas listas de obras obrigatórias de vestibulares brasileiros: Clarice Lispector, em um trecho de “A descoberta do mundo” e Paulina Chiziane, em um trecho de “Balada de amor ao vento”.
Outros assuntos
- Racismo e sexismo na arte;
- Nordeste açucareiro no Brasil colônia;
- Autopercepção racial;
- Almôndega de carne de mamute;
- Platão;
- Reservatório de caminhão pipa;
- Biodiversidade;
- Moléculas de água;
- Cafeicultura em SP e RJ;
- Modais de transporte;
- Código de obras e edificações da prefeitura de São Paulo;
- Gerador de Van de Graaf;
- Árvore Pitagórica;
- Pesca em escala global;
- Rotas comerciais do nordeste da África e Península Arábica;
- Cuba na Guerra Fria;
- Zonas de povoamento curdo;
- 10 países com o maior Produto Interno Bruto (PIB) entre 92 e 28;
- Atlas da violência;
- Império Asteca.
Como estudar para o Vestibular Fuvest 2024?
Se você quer focar nos estudos e garantir uma vaga na USP em 2024 o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!
Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da Fuvest, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre a seleção da Fuvest 2024, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!