7 citações de Carl Sagan para usar como repertório na redação

7 citações de Carl Sagan para usar como repertório na redação

Criador da famosa série “Cosmos”, o cientista publicou mais de 600 artigos acadêmicos e escreveu mais de 20 livros sobre ciência e ficção científica

Artista, físico, astrônomo e um dos cientistas mais famosos do mundo, Carl Sagan foi um dos grandes responsáveis pelo início do trabalho de divulgação científica para a população de fora da área. Além de seguir carreira como professor universitário, pesquisador e divulgador científico, ele trabalhou em diversas missões espaciais importantes no seu país, os Estados Unidos.

Conheça a coletânea de citações de Carl Sagan que podem ser usadas como repertório sociocultural na redação do Enem e dos vestibulares:

Leia também:
+ Curso de Redação para o vestibular: saiba mais detalhes e como escolher o seu

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Quem foi Carl Sagan?

Carl Edward Sagan nasceu na cidade de Nova York, em 1934, e era filho de pais judeus ucranianos que levavam uma vida humilde desde a Crise de 1929. Sagan graduou-se em Artes na Universidade de Chicago, onde participou da Sociedade Astronômica Ryerson, e seguiu na carreira acadêmica, obtendo o mestrado em Física e o doutorado em Astronomia e Astrofísica.

Depois de formado, o cientista foi bolsista de pesquisa na Universidade da Califórnia, em Berkeley, trabalhou no Observatório Astrofísico Smithsonian e foi professor e pesquisador na Universidade Harvard. Em 1971, foi nomeado professor titular e diretor do laboratório de estudos planetários da Universidade Cornell, onde lecionou até 1996, o ano de sua morte.

Sagan também atuou bastante fora do ambiente universitário. Foi assessor da National Aeronautics and Space Administration (Nasa), onde contribuiu para o Programa Apollo, que levou o primeiro astronauta à Lua, e participou de várias missões que enviaram naves robóticas para exploração do Sistema Solar.

Além de ter publicado mais de 600 pesquisas científicas, Carl Sagan também foi um grande divulgador científico para as pessoas comuns, de fora do ambiente acadêmico, tendo escrito mais de 20 livros sobre ciência e ficção-científica, e criado, junto com sua esposa, a famosa série de televisão “Cosmos”, que trata de temas como a origem da vida e o futuro da raça humana, sob uma perspectiva científica.

Carl faleceu em 1996, aos 62 anos, vítima de uma pneumonia, enquanto tratava há dois anos de uma doença na medula óssea. 

Citações de Carl Sagan

A seguir, conheça uma seleção de frases do cientista e seus respectivos contextos:

1- “A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar”

A frase do cientista é parte de um artigo intitulado “Por que precisamos entender a ciência?”, publicado em 1990, na revista científica The Skeptical Inquirer. No texto, Sagan discute o distanciamento da população de seu país, os Estados Unidos, do conhecimento científico e a aproximação da pseudo-ciência. “Vivemos numa sociedade dependente da ciência e da tecnologia, mas que não sabe quase nada disso”, aponta também.

2- “Nenhum outro planeta no Sistema Solar é uma boa casa para os seres humanos; temos esse mundo ou nada”

No livro “O mundo assombrado pelos demônios”, de 1995, Sagan utiliza da citação enquanto argumenta sobre estar “assombrado com as explicações pseudocientíficas e místicas que ocupam cada vez mais os espaços dos meios de comunicação” e chama a atenção sobre o poder da Ciência e da tecnologia em recuperar a racionalidade.

3- “O cérebro é como um músculo. Quando está sendo usado, nos sentimos muito bem. O entendimento é prazeroso”

Em sua outra obra, o livro “O Cérebro de Broca: Reflexões sobre o Romance da Ciência”, publicado em 1979, e no qual está presente a citação, Carl Sagan trata da importância da curiosidade e do espírito crítico e sobre como a Ciência está presente na vida cotidiana e na compreensão do mundo.


4- “Toda criança começa como uma cientista nata, e então nós arrancamos isso delas”

Carl valoriza nos cientistas e nas pessoas em geral a capacidade de serem curiosas e usarem da imaginação nas situações, características típicas das crianças. Para o cientista, o pensamento científico era a interrogação metódica da natureza, o que é uma forma de curiosidade aplicada. Já imaginação, para Sagan, funcionava como o combustível do conhecimento.

5- “A verdade pode ser intrigante. Pode dar algum trabalho para lidar com isso. Pode ser contra-intuitivo”

Aqui, o astrônomo discute as possibilidades da Ciência. Uma vez que, para ele, a imaginação era o que impulsionava a busca por conhecimento, essa busca por respostas científicas poderia levar a respostas e evidências inesperadas e que contradizem o que era pensado a respeito do assunto.

6- “Temos um grande problema se não entendermos o planeta que queremos salvar”

Para lidar com as mudanças climáticas pelas quais o Planeta Terra passa, Carl Sagan apontava que as soluções necessárias seriam alcançadas apenas através do conhecimento científico acerca das necessidades do planeta e seus habitantes.

7- “A falta de evidência não é uma evidência da ausência”

Em seu trabalho como divulgador científico, Sagan explica, a partir da citação, que o fato de algo ainda não ser conhecido pela Ciência não implica na sua não existência. Inclusive, o conceito casa com outra de suas frases: “Em algum lugar, alguma coisa incrível está esperando para ser descoberta”.

Confira mais citações

Prepare-se para a redação com o Estratégia Vestibulares

Sabia que o Estratégia Vestibulares oferece correções ilimitadas de redações? Você estuda com nosso material e treina quantas vezes quiser, sempre recebendo o feedback sobre suas produções. Não é incrível?

Com os cursos da Coruja você se prepara para o vestibular com um material completo e atualizado, aulas dinâmicas e funcionais, além de contar com Banco de Questões, revisões de véspera, salas VIP, monitorias e muito mais.

Você pode gostar também