Repertório Sociocultural: 7 citações coringa para usar na redação

Repertório Sociocultural: 7 citações coringa para usar na redação

O Estratégia Vestibulares preparou esse artigo com repertórios sociocultural coringas, que podem ser usados em diversas redações, para ajudar na sua argumentação!

Já pensou em receber nota máxima na sua redação? Para isso, é preciso apresentar um repertório que dialogue com sua tese. Para te ajudar, o Portal Estratégia Vestibulares preparou com um super repertório sociocultural com citações coringa para fortalecer, justificar e sustentar sua opinião e argumentação em diversas propostas de redação!

Saiba mais sobre o Enem:
Gabarito Enem 2024: correção do 1º dia de prova
Tema de redação Enem 2024: Desafios da valorização da herança africana no Brasil
Redação nota 1000: leia 10 redações da última edição do Enem
Enem 2024: confira 32 atualidades e acontecimentos que podem cair nas provas
Enem 2024: 20 dúvidas frequentes sobre o exame

Pacote Enem TOP

Estude com o Estratégia Vestibulares

O que é Repertório Sociocultural?

Repertórios socioculturais são conhecimentos e referências adquiridos por meio de livros, frases, matérias, autores, pesquisas e muito mais. Eles são usados em redações (e na vida) para apoiar opiniões e argumentações.

O repertório sociocultural pode surgir de diversas formas, seja da experiência da pessoa ou dos conhecimentos adquiridos no decorrer da vida por meio de notícias, fatos históricos, referências científicas, literárias e culturais, por exemplo.

Desse modo, o repertório é usado para fundamentar, argumentar e fortalecer o que o candidato deseja defender. Além disso, são avaliados pelas bancas de correção de diversos vestibulares, como no Enem em que a Competência 2 avalia a “compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa”.

Saiba mais:
+ Como é a redação do Enem?
+ Redação nota 1000: leia 10 redações da última edição do Enem

7 citações coringa para usar na redação

A seguir, confira sete citações coringa que podem ser usadas como repertório cultural ao argumentar sobre diversos temas de redação. Por meio dessas indicações, é possível desenvolver argumentações com temas relacionados à educação, cultura, violência, preconceito, intolerância religiosa, segurança, desigualdade, fome e o que mais você conseguir pensar.

1 – “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.

Essa frase, de Nelson Mandela, faz alusão à importância da educação para mudança do mundo e pode ser usada em redações que envolvem diversos temas, como educação, escolas e inclusão. Assim, a frase já foi usada como citação em diversas redações, por exemplo, na proposta de redação do Enem 2017 “Desafios para formação educacional de surdos no Brasil” ou até mesmo da Unesp 2013 “Escrever: o trabalho e a inspiração”.

2 – “A marca da cultura de consumo é a redução do ‘ser’ para ‘ter’. 

Escrita por John Piper, a frase pode ser utilizada como repertório para redações que abordam temas como consumismo, economia e questão cultural, ou no tema de redação da Unesp 2019, que discutiu, “Compro, logo existo?” e “Consumismo”, tema da Fuvest 2013.

3 – “Quando uma atitude agressiva ocorre constantemente, as pessoas param de vê-la como errada”

O conceito de Banalidade do Mal, onde Hanna Arendt afirma essa frase, pode ser abordado em diversas propostas de redação, como violência, preconceito e desigualdade. Temas como “O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil” e “Corrupção no Congresso Nacional: reflexo da sociedade brasileira?”, da Unesp 2015 e 2014, respectivamente, e “A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira” do Enem 2015.

4 – “O homem nasce livre e por toda parte encontra-se acorrentado”

Escrita por Jean Jacques Rousseau, é repertório para argumentações que envolvem escravidão, pois os escravizados não nasciam livres nesse período, redes sociais, padrão de beleza e consumo, a frase foi usada como citação em diversas redações do Enem 2018, em que a proposta de redação era “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, e “O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil”, tema da Unesp 2015.

Leia mais: 10 alusões históricas coringas para usar na redação do Enem

5 – “Todo homem toma os limites de seu próprio campo de visão como os limites do mundo”

A frase de Arthur Schopenhauer poderia ser utilizada para argumentação ou contextualização do tema da redação da Fuvest 2015 “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia” e Enem 2016 “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, já que aborda temas como privilégios sociais, classes sociais e intolerância religiosa.

6 – “A linguagem é uma verdadeira forma de ação”

O conceito de Ação comunicativa, de Jurgen Habermas, diz respeito aos problemas que o silenciamento causa e como a voz faz diferença em determinadas situações. Temas que envolvem abuso infantil, preconceito e suicídio são uma problemática atual, sendo cobrados, por exemplo, na proposta de redação “O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil” da Unesp 2015, “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” e “Publicidade infantil em questão no Brasil”, do Enem 2016 e 2014, respectivamente.

7 – “A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades”

A frase de Paulo Freire foi usada como repertório por trazer a temática de inclusão e desigualdade em diversas redações do Fuvest 2015, que abordavam o tema “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia”, da Unesp 2017 “A riqueza de poucos beneficia a sociedade inteira?” e do Enem 2017 “Desafios para formação educacional de surdos no Brasil

Como utilizar o repertório sociocultural de forma correta?

Apesar do repertório sociocultural ser uma ótima opção para contextualizar a sua redação, é preciso que o repertório faça sentido. Ou seja, é preciso que as informações abordadas na redação dialoguem com o tema escolhido pela banca.

Para facilitar o entendimento de como isso funciona na prática, a professora de redação Carol Mendonça criou uma regrinha: o repertório precisa ser legitimado, pertinente e produtivo:

Legitimado

É preciso que ele seja proveniente de uma fonte confiável, é preciso que você tenha domínio sobre o que está sendo dito e que haja exatidão sobre o repertório que está sendo trazido. Por exemplo, não adianta trazer um repertório de alusão histórica se o contexto ou a data estiver errada ou os fatos distorcidos.

Pertinente

O repertório que está sendo trazido realmente tem a ver com o tema? Traz uma contribuição efetiva para o debate a ponto de contribuir para convencer o avaliador sobre o seu argumento ou tese? É um repertório questionável ou há um consenso sobre ele?

Produtivo

Esse repertório vai fazer o leitor refletir? Ele já foi usado tantas vezes que se tornou um clichê? É óbvio demais a ponto de parecer banal? Ele vai trazer credibilidade ao texto ou só vai ocupar linhas?

Lembre-se: o repertório não é sobre o que você gosta ou acha, mas sim sobre fatos comprovados e consensuais. Se você não tiver certeza sobre aquilo que está trazendo sobre ele ou se ele não fizer sentido com o debate e, ainda, se não respeitar a regrinha acima, é melhor não usá-lo.

“É importante demonstrar que você consegue associar conhecimentos de fora com a escrita da redação e a construção do seu texto. Não precisa ser algo mecanizado”, explica a professora de redação.  

+ Saiba mais: Veja como o repertório sociocultural é cobrado na redação do Enem

Como melhorar a redação para o vestibular?

Para te ajudar nos estudos e a conseguir a redação nota 1000, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre como usar repertórios socioculturais e como melhorar a sua redação!

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre mais de 70 vestibulares, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e saiba tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA - Estratégia Vestibulares 4

Veja mais dicas para ir bem na redação

Você pode gostar também