7 questões sobre mudanças climáticas que já caíram nos vestibulares e no Enem

7 questões sobre mudanças climáticas que já caíram nos vestibulares e no Enem

Treine o assunto e entenda como ele pode cair nos vestibulares a partir de perguntas já feitas pelos processos seletivos

São várias as mudanças climáticas que são sentidas em nosso cotidiano atual. Estamos vivendo a década mais quente já registrada, há locais com grande escassez de água, incêndios severos castigam determinadas localidades com maior frequência, o nível do mar segue aumentando e inundações estão maiores e mais constantes em grandes cidades.

Diversos relatórios da Organização das Nações Unidas (ONU) relatam que o aumento da temperatura global não deveria ser maior do que 1,5 ºC para manter um clima habitável e com poucos impactos climáticos. 

Mas a realidade é que há a expectativa de que, até o final do século, haja um aumento de 3,2 ºC, o que geraria uma série de mudanças climáticas ainda não dimensionadas.

Dentre os desafios e soluções propostas está, por exemplo, o Acordo de Paris, que indica três grandes categorias de ação: adaptação aos impactos climáticos, financiamento de ajustes necessários e redução das emissões de carbono.

Com metas traçadas pelos próprios países, o Acordo de Paris ainda é deficitário. Em suma: praticamente todas as nações não estão cumprindo sequer o que eles mesmos propuseram, o que gera um alarme em todo o mundo.

O Portal Estratégia Vestibulares listou 7 questões sobre mudanças climáticas que já caíram nos principais vestibulares nacionais, inclusive no Enem. Confira agora mesmo!

+ 9 citações sobre mudanças climáticas para usar na redação
+ 9 documentários sobre mudanças climáticas para usar como repertório sociocultural na redação

Pacote Enem TOP

Estude com o Estratégia Vestibulares

URCA (2024)

Falando sobre os processos físicos que compõem os tipos de clima resultam da interação entre as temperaturas dos oceanos, da irradiação solar e das zonas de pressão. Quando há alguma interferência no equilíbrio dessas trocas de calor, ocorre o que se chama fenômeno atmosférico-oceânico. Com isso, as temperaturas dos oceanos são modificadas, causando maior aquecimento ou resfriamento e, por conseguinte, mudando o regime das chuvas. Entre os fenômenos atmosféricos existentes, dois se destacam por se desenvolver no oceano pacifico e serem considerados como anomalias, marque a alternativa correta:

A Árido ou Desértico;
B Semiárido e Desértico;
C El Niño e La Niña;
D Clima de Montanha e Clima Temperado;
E Clima Polar e Clima Ártico.

Resposta:

Alternativa correta: C

UFMS (2024)

“Mais de uma centena de botos mortos: em meio à segunda maior seca na Amazônia em 13 anos, pesquisadores e ribeirinhos da região de Tefé, no interior do Amazonas, registraram a morte de pelo menos 110 botos de diferentes espécies ameaçadas de extinção; a contagem foi feita por pesquisadores do Instituto Mamirauá, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Informações (MCTI). Eles avaliam que a seca intensa na região pode ter desencadeado as mortes dos animais”.

(Disponível em: https://www.bbc.com. Acesso em: 20 out. 2023, Adaptado) 

A seca na Amazônia, que tem ocasionado diversos problemas ambientais, ameaçando a biodiversidade desse ecossistema como mencionado na reportagem acima, conforme pesquisadores e estudos renomados, tem sido causada pelo fenômeno climático conhecido como El Niño. Acerca desse fenômeno, é correto afirmar que: 

A é um aquecimento anormal das águas do oceano que começa a se formar no segundo semestre do ano, variando de seis meses a dois anos.
B trata-se de um aquecimento normal das águas do Oceano Atlântico Tropical, podendo variar de 1-2 graus Celsius acima da média.
C é caracterizado por temperaturas do oceano que geralmente são mais frias do que a média no Oceano Pacífico Tropical. 
D por meio de chuvas abaixo da média, provoca seca nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
E os eventos de El Niño ocorrem num intervalo de 10 a 20 anos, com poucas variações.

Resposta:

Alternativa correta: C

UFRR (2024)

Os dados do Centro de Previsão Climática da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), dos Estados Unidos, apontaram que o El Niño apresentou sinais de atividade já em junho de 2023, prometendo se tornar um dos exemplares mais rigorosos já experimentados pela humanidade. De acordo com o comunicado, a chance de um El Niño forte é de 56% e de um moderado é de 84%.

Fonte: https://revistapesquisa.fapesp.br/sinais-do-proximo-el-nino/. Acesso em 18 de set. de 2023

Sobre o El Niño, marque a alternativa que descreve CORRETAMENTE a definição desse fenômeno e sua atuação no território brasileiro, respectivamente:

A Aquecimento das águas do Oceano Atlântico, próximo ao Equador e diminuição das temperaturas no Centro-Oeste e surgimento de queimadas no Norte.
B Aquecimento das águas do Oceano Pacífico, próximo ao Equador e aumento da pluviosidade no Sul e seca no Norte e Nordeste.
C Resfriamento das águas do Oceano Pacífico, próximo ao Equador e aumento da pluviosidade no Norte e Nordeste e diminuição da temperatura do Sul e Sudeste.
D Aquecimento das águas do Oceano Pacífico, próximo ao Equador e surgimento de queimadas no CentroOeste e aumento da pluviosidade no Nordeste.
E Resfriamento das águas do Oceano Atlântico, próximo ao Equador e diminuição da pluviosidade no Sul e Sudeste e aumento das temperaturas no CentroOeste.

Resposta:

Alternativa correta: B

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

UFRGS (2023)

Várias regiões do planeta já estão sentindo os graves efeitos das mudanças climáticas que se traduzem na forma de eventos climáticos extremos (furacões, inundações e incêndios). Esses fenômenos drásticos afetam o mundo inteiro, porém eles são mais sentidos pela população dos países periféricos, muitos deles com altos níveis de pobreza e mal preparados para prevenir tais ameaças ambientais.

Considere os textos abaixo que informam sobre a situação de países que enfrentam as preocupantes consequências das mudanças climáticas.

Texto 1 – Em junho de 2021, os termômetros alcançaram a marca de 46,6 °C, temperatura registrada mais elevada da sua história. Em maio de 2019, mais de 4.000 pessoas foram deslocadas por causa de inundações, que afetaram um dos estados da costa oeste. Com o início do verão, uma quantidade enorme de neve derreteu devido às temperaturas muito elevadas, fazendo com que os rios transbordassem. A mesma região sofreu a pior temporada de incêndios florestais já registrada, resultando na evacuação de 16.000 pessoas. Foram mais de 2.000 incêndios, que queimaram a região oeste do país, deixando o céu repleto de fumaça e tornando a qualidade do ar entre as piores do mundo.

Texto 2 – O aumento do nível do mar está causando perda de áreas e escassez de água potável nessa nação insular de baixa altitude, que tem enfrentado ciclones mais fortes e períodos de seca rigorosa. A temperatura mais alta do oceano tornou os recifes de coral embranquecidos. Eles são vitais para a proteção costeira e a reprodução dos peixes. A entrada de água marinha no subsolo em certas áreas afeta os aquíferos, diminuindo a quantidade de água potável, que normalmente é obtida da chuva, mas em algumas ilhas também são cavados poços para acessar as águas subterrâneas. Hoje, isso, não é possível devido à intrusão da água do mar. A salinidade dos solos dificulta muito os cultivos, e o país está cada vez mais dependente de produtos importados.

Assinale a alternativa que identifica os países do texto 1 e do texto 2, respectivamente.

A Canadá e Tuvalu.
B Estados Unidos e Nova Zelândia.
C México e Haiti.
D Japão e Maldivas.
E Austrália e Filipinas.

Resposta:

Alternativa correta: A

Unesp (2022)

Atenta às questões ambientais do planeta, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs no final da década de 1980 uma avaliação dos impactos antrópicos no clima. Com esse objetivo, foi criado

A o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, responsável pela implantação de medidas de exploração do espaço não prejudiciais ao clima mundial.
B o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, responsável pela produção e divulgação de relatórios pautados na produção científica mundial.
C o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, responsável pelo acolhimento de pessoas afetadas pelas mudanças climáticas globais.
D o Fórum das Nações Unidas sobre as Florestas, responsável pelo gerenciamento do mercado de créditos de carbono para minimização do aquecimento global.
E o Conselho Econômico e Social, responsável pela redistribuição dos recursos entre países poluidores e países poupadores do clima mundial.

Resposta: 

A – Incorreto. Voltado à proteção do meio ambiente e à promoção do desenvolvimento sustentável.

B – Correto. “impactos antrópicos no clima”.

C – Incorreto. A resolução teve como propósito aumentar a capacidade de resposta da ONU a emergências e desastres naturais.

D – Incorreto. Criada para promover o diálogo intergovernamental sobre florestas e facilitar a adopção de políticas de conservação, gestão e desenvolvimento sustentável de todos os tipos de floresta.

E – Incorreto. É a instância responsável por levar adiante o debate sobre o desenvolvimento sustentável em suas dimensões econômica, social e ambiental.

Alternativa correta: B

UEA (2021)

Analise a imagem.

Os eventos 1, 2 e 3 apresentados na imagem resultam na formação do fenômeno

A El Niño.
B dos ciclones tropicais.
C de intensificação dos ventos alísios.
D de expansão da Massa Equatorial Atlântica.
E La Niña.

Resposta: 

Alternativa correta: A

Enem (2018)

TEXTO I
Há mais de duas décadas, os cientistas e ambientalistas têm alertado para o fato de a água doce ser um recurso escasso em nosso planeta. Desde o começo de 2014, o Sudeste do Brasil adquiriu uma clara percepção dessa realidade em função da seca.

TEXTO II
Dinâmicas atmosféricas no Brasil

Elementos relevantes ao transporte de umidade na América do Sul a leste dos Andes pelos Jatos de Baixos Níveis (JBN), Frentes Frias (FF) e transporte de umidade do Atlântico Sul, assim como a presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), para um verão normal e para o verão seco de 2014. “A” representa o centro da anomalia de alta pressão atmosférica.

MARENGO,J.A. et. A seca e a crise hídrica de 2014-2015 em São Paulo. Revista USP, n.1065,2015 (adaptado).

De acordo com as informações apresentadas, a seca de 2014, no Sudeste, teve como causa natural o(a)

A constituição de frentes quentes barrando as chuvas convectivas.
B formação de anticiclone impedindo a entrada de umidade.
C presença de nebulosidade na região de cordilheira.
D avanço de massas polares para o continente.
E baixa pressão atmosférica no litoral.

Resposta: 

A – Incorreto. FF indica frente fria. Além disso, a frente quente não barra as chuvas convectivas.

B – Correto. “A” significa alta pressão, ou seja, uma área dispersora de vento que impede o ingresso das massas úmidas.

C – Incorreto. Se existe nebulosidade na Cordilheira dos Andes, isso não agrava a seca.

D – Incorreto. A Massa Polar Atlântica se desloca no inverno.

E – Incorreto. A baixa pressão atmosférica não contribui com a seca, mas sim com a umidade.

Alternativa correta: B

Seja aprovado do seu vestibular dos sonhos

Curso Interativo Vestibulares - Química - Prof. Gabriel Prazeres

Curso Interativo Vestibulares - Química - Prof. Gabriel Prazeres
12x R$ 25,00
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 270,00

Saiba mais

Curso Interativo Vestibulares - Artes - Prof.ª Celina Gil

Curso Interativo Vestibulares - Artes - Prof.ª Celina Gil
12x R$ 20,83
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 225,00

Saiba mais

Curso Interativo Vestibulares - Filosofia - Prof.ª Fernando Andrade

Curso Interativo Vestibulares - Filosofia - Prof.ª Fernando Andrade
12x R$ 25,00
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 270,00

Saiba mais

Curso Interativo Vestibulares - Biologia - Prof.ª Bruna Klassa

Curso Interativo Vestibulares - Biologia - Prof.ª Bruna Klassa
12x R$ 29,16
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 315,00

Saiba mais

Curso Interativo Vestibulares - Biologia - Prof.ª Carol Negrin

Curso Interativo Vestibulares - Biologia - Prof.ª Carol Negrin
12x R$ 25,00
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 270,00

Saiba mais

Curso Interativo Vestibulares - Espanhol - Prof.ª Nailla Malta

Curso Interativo Vestibulares - Espanhol - Prof.ª Nailla Malta
12x R$ 33,33
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 360,00

Saiba mais

Curso Interativo Vestibulares - Geografia - Prof.ª Priscila Lima

Curso Interativo Vestibulares - Geografia - Prof.ª Priscila Lima
12x R$ 25,00
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 270,00

Saiba mais

Curso Interativo Vestibulares - Geografia - Prof. Saulo Takami

Curso Interativo Vestibulares - Geografia - Prof. Saulo Takami
12x R$ 25,00
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 270,00

Saiba mais

Curso Interativo Vestibulares - Gramática e Interpretação de Texto - Prof.ª Celina Gil

Curso Interativo Vestibulares - Gramática e Interpretação de Texto - Prof.ª Celina Gil
12x R$ 25,00
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 270,00

Saiba mais

Curso Interativo Vestibulares - História - Prof. Marco Túlio

Curso Interativo Vestibulares - História - Prof. Marco Túlio
12x R$ 25,00
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 270,00

Saiba mais

Veja mais sobre questões

Prepare-se para a prova com o Estratégia Vestibulares 

O Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem nos principais vestibulares do Brasil! 

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios focados em cada uma das bancas, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA - Estratégia Vestibulares 4

Você pode gostar também