São várias as mudanças climáticas que são sentidas em nosso cotidiano atual. Estamos vivendo a década mais quente já registrada, há locais com grande escassez de água, incêndios severos castigam determinadas localidades com maior frequência, o nível do mar segue aumentando e inundações estão maiores e mais constantes em grandes cidades.
Diversos relatórios da Organização das Nações Unidas (ONU) relatam que o aumento da temperatura global não deveria ser maior do que 1,5 ºC para manter um clima habitável e com poucos impactos climáticos.
Mas a realidade é que há a expectativa de que, até o final do século, haja um aumento de 3,2 ºC, o que geraria uma série de mudanças climáticas ainda não dimensionadas.
Dentre os desafios e soluções propostas está, por exemplo, o Acordo de Paris, que indica três grandes categorias de ação: adaptação aos impactos climáticos, financiamento de ajustes necessários e redução das emissões de carbono.
Com metas traçadas pelos próprios países, o Acordo de Paris ainda é deficitário. Em suma: praticamente todas as nações não estão cumprindo sequer o que eles mesmos propuseram, o que gera um alarme em todo o mundo.
O Portal Estratégia Vestibulares listou 7 questões sobre mudanças climáticas que já caíram nos principais vestibulares nacionais, inclusive no Enem. Confira agora mesmo!
+ 9 citações sobre mudanças climáticas para usar na redação
+ 9 documentários sobre mudanças climáticas para usar como repertório sociocultural na redação
Navegue pelo conteúdo
URCA (2024)
Falando sobre os processos físicos que compõem os tipos de clima resultam da interação entre as temperaturas dos oceanos, da irradiação solar e das zonas de pressão. Quando há alguma interferência no equilíbrio dessas trocas de calor, ocorre o que se chama fenômeno atmosférico-oceânico. Com isso, as temperaturas dos oceanos são modificadas, causando maior aquecimento ou resfriamento e, por conseguinte, mudando o regime das chuvas. Entre os fenômenos atmosféricos existentes, dois se destacam por se desenvolver no oceano pacifico e serem considerados como anomalias, marque a alternativa correta:
A Árido ou Desértico;
B Semiárido e Desértico;
C El Niño e La Niña;
D Clima de Montanha e Clima Temperado;
E Clima Polar e Clima Ártico.
Resposta:
Alternativa correta: C
UFMS (2024)
“Mais de uma centena de botos mortos: em meio à segunda maior seca na Amazônia em 13 anos, pesquisadores e ribeirinhos da região de Tefé, no interior do Amazonas, registraram a morte de pelo menos 110 botos de diferentes espécies ameaçadas de extinção; a contagem foi feita por pesquisadores do Instituto Mamirauá, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Informações (MCTI). Eles avaliam que a seca intensa na região pode ter desencadeado as mortes dos animais”.
(Disponível em: https://www.bbc.com. Acesso em: 20 out. 2023, Adaptado)
A seca na Amazônia, que tem ocasionado diversos problemas ambientais, ameaçando a biodiversidade desse ecossistema como mencionado na reportagem acima, conforme pesquisadores e estudos renomados, tem sido causada pelo fenômeno climático conhecido como El Niño. Acerca desse fenômeno, é correto afirmar que:
A é um aquecimento anormal das águas do oceano que começa a se formar no segundo semestre do ano, variando de seis meses a dois anos.
B trata-se de um aquecimento normal das águas do Oceano Atlântico Tropical, podendo variar de 1-2 graus Celsius acima da média.
C é caracterizado por temperaturas do oceano que geralmente são mais frias do que a média no Oceano Pacífico Tropical.
D por meio de chuvas abaixo da média, provoca seca nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
E os eventos de El Niño ocorrem num intervalo de 10 a 20 anos, com poucas variações.
Resposta:
Alternativa correta: C
UFRR (2024)
Os dados do Centro de Previsão Climática da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), dos Estados Unidos, apontaram que o El Niño apresentou sinais de atividade já em junho de 2023, prometendo se tornar um dos exemplares mais rigorosos já experimentados pela humanidade. De acordo com o comunicado, a chance de um El Niño forte é de 56% e de um moderado é de 84%.
Fonte: https://revistapesquisa.fapesp.br/sinais-do-proximo-el-nino/. Acesso em 18 de set. de 2023
Sobre o El Niño, marque a alternativa que descreve CORRETAMENTE a definição desse fenômeno e sua atuação no território brasileiro, respectivamente:
A Aquecimento das águas do Oceano Atlântico, próximo ao Equador e diminuição das temperaturas no Centro-Oeste e surgimento de queimadas no Norte.
B Aquecimento das águas do Oceano Pacífico, próximo ao Equador e aumento da pluviosidade no Sul e seca no Norte e Nordeste.
C Resfriamento das águas do Oceano Pacífico, próximo ao Equador e aumento da pluviosidade no Norte e Nordeste e diminuição da temperatura do Sul e Sudeste.
D Aquecimento das águas do Oceano Pacífico, próximo ao Equador e surgimento de queimadas no CentroOeste e aumento da pluviosidade no Nordeste.
E Resfriamento das águas do Oceano Atlântico, próximo ao Equador e diminuição da pluviosidade no Sul e Sudeste e aumento das temperaturas no CentroOeste.
Resposta:
Alternativa correta: B
UFRGS (2023)
Várias regiões do planeta já estão sentindo os graves efeitos das mudanças climáticas que se traduzem na forma de eventos climáticos extremos (furacões, inundações e incêndios). Esses fenômenos drásticos afetam o mundo inteiro, porém eles são mais sentidos pela população dos países periféricos, muitos deles com altos níveis de pobreza e mal preparados para prevenir tais ameaças ambientais.
Considere os textos abaixo que informam sobre a situação de países que enfrentam as preocupantes consequências das mudanças climáticas.
Texto 1 – Em junho de 2021, os termômetros alcançaram a marca de 46,6 °C, temperatura registrada mais elevada da sua história. Em maio de 2019, mais de 4.000 pessoas foram deslocadas por causa de inundações, que afetaram um dos estados da costa oeste. Com o início do verão, uma quantidade enorme de neve derreteu devido às temperaturas muito elevadas, fazendo com que os rios transbordassem. A mesma região sofreu a pior temporada de incêndios florestais já registrada, resultando na evacuação de 16.000 pessoas. Foram mais de 2.000 incêndios, que queimaram a região oeste do país, deixando o céu repleto de fumaça e tornando a qualidade do ar entre as piores do mundo.
Texto 2 – O aumento do nível do mar está causando perda de áreas e escassez de água potável nessa nação insular de baixa altitude, que tem enfrentado ciclones mais fortes e períodos de seca rigorosa. A temperatura mais alta do oceano tornou os recifes de coral embranquecidos. Eles são vitais para a proteção costeira e a reprodução dos peixes. A entrada de água marinha no subsolo em certas áreas afeta os aquíferos, diminuindo a quantidade de água potável, que normalmente é obtida da chuva, mas em algumas ilhas também são cavados poços para acessar as águas subterrâneas. Hoje, isso, não é possível devido à intrusão da água do mar. A salinidade dos solos dificulta muito os cultivos, e o país está cada vez mais dependente de produtos importados.
Assinale a alternativa que identifica os países do texto 1 e do texto 2, respectivamente.
A Canadá e Tuvalu.
B Estados Unidos e Nova Zelândia.
C México e Haiti.
D Japão e Maldivas.
E Austrália e Filipinas.
Resposta:
Alternativa correta: A
Unesp (2022)
Atenta às questões ambientais do planeta, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs no final da década de 1980 uma avaliação dos impactos antrópicos no clima. Com esse objetivo, foi criado
A o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, responsável pela implantação de medidas de exploração do espaço não prejudiciais ao clima mundial.
B o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, responsável pela produção e divulgação de relatórios pautados na produção científica mundial.
C o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, responsável pelo acolhimento de pessoas afetadas pelas mudanças climáticas globais.
D o Fórum das Nações Unidas sobre as Florestas, responsável pelo gerenciamento do mercado de créditos de carbono para minimização do aquecimento global.
E o Conselho Econômico e Social, responsável pela redistribuição dos recursos entre países poluidores e países poupadores do clima mundial.
Resposta:
A – Incorreto. Voltado à proteção do meio ambiente e à promoção do desenvolvimento sustentável.
B – Correto. “impactos antrópicos no clima”.
C – Incorreto. A resolução teve como propósito aumentar a capacidade de resposta da ONU a emergências e desastres naturais.
D – Incorreto. Criada para promover o diálogo intergovernamental sobre florestas e facilitar a adopção de políticas de conservação, gestão e desenvolvimento sustentável de todos os tipos de floresta.
E – Incorreto. É a instância responsável por levar adiante o debate sobre o desenvolvimento sustentável em suas dimensões econômica, social e ambiental.
Alternativa correta: B
UEA (2021)
Analise a imagem.
Os eventos 1, 2 e 3 apresentados na imagem resultam na formação do fenômeno
A El Niño.
B dos ciclones tropicais.
C de intensificação dos ventos alísios.
D de expansão da Massa Equatorial Atlântica.
E La Niña.
Resposta:
Alternativa correta: A
Enem (2018)
TEXTO I
Há mais de duas décadas, os cientistas e ambientalistas têm alertado para o fato de a água doce ser um recurso escasso em nosso planeta. Desde o começo de 2014, o Sudeste do Brasil adquiriu uma clara percepção dessa realidade em função da seca.
TEXTO II
Dinâmicas atmosféricas no Brasil
Elementos relevantes ao transporte de umidade na América do Sul a leste dos Andes pelos Jatos de Baixos Níveis (JBN), Frentes Frias (FF) e transporte de umidade do Atlântico Sul, assim como a presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), para um verão normal e para o verão seco de 2014. “A” representa o centro da anomalia de alta pressão atmosférica.
MARENGO,J.A. et. A seca e a crise hídrica de 2014-2015 em São Paulo. Revista USP, n.1065,2015 (adaptado).
De acordo com as informações apresentadas, a seca de 2014, no Sudeste, teve como causa natural o(a)
A constituição de frentes quentes barrando as chuvas convectivas.
B formação de anticiclone impedindo a entrada de umidade.
C presença de nebulosidade na região de cordilheira.
D avanço de massas polares para o continente.
E baixa pressão atmosférica no litoral.
Resposta:
A – Incorreto. FF indica frente fria. Além disso, a frente quente não barra as chuvas convectivas.
B – Correto. “A” significa alta pressão, ou seja, uma área dispersora de vento que impede o ingresso das massas úmidas.
C – Incorreto. Se existe nebulosidade na Cordilheira dos Andes, isso não agrava a seca.
D – Incorreto. A Massa Polar Atlântica se desloca no inverno.
E – Incorreto. A baixa pressão atmosférica não contribui com a seca, mas sim com a umidade.
Alternativa correta: B
Seja aprovado do seu vestibular dos sonhos
Curso Interativo Vestibulares - Química - Prof. Gabriel Prazeres
Saiba mais
Curso Interativo Vestibulares - Artes - Prof.ª Celina Gil
Saiba mais
Curso Interativo Vestibulares - Filosofia - Prof.ª Fernando Andrade
Saiba mais
Curso Interativo Vestibulares - Biologia - Prof.ª Bruna Klassa
Saiba mais
Curso Interativo Vestibulares - Biologia - Prof.ª Carol Negrin
Saiba mais
Curso Interativo Vestibulares - Espanhol - Prof.ª Nailla Malta
Saiba mais
Curso Interativo Vestibulares - Geografia - Prof.ª Priscila Lima
Saiba mais
Curso Interativo Vestibulares - Geografia - Prof. Saulo Takami
Saiba mais
Curso Interativo Vestibulares - Gramática e Interpretação de Texto - Prof.ª Celina Gil
Saiba mais
Curso Interativo Vestibulares - História - Prof. Marco Túlio
Saiba mais
Veja mais sobre questões
- 7 questões sobre imperialismo que já caíram nos vestibulares e no Enem
- 5 questões sobre probabilidade que já caíram no Enem e vestibulares
- 7 questões sobre relações ecológicas que já caíram nos vestibulares e no Enem
- 7 questões sobre química orgânica que já caíram nos vestibulares e no Enem
- 9 questões sobre Quinhentismo que já caíram nos vestibulares e no Enem
- 7 questões sobre vanguardas europeias que já caíram nos vestibulares e no Enem
- 9 questões sobre Trovadorismo que já caíram nos vestibulares
- 5 questões sobre parnasianismo que já caíram nos vestibulares
- 9 questões sobre Classicismo na Literatura que já caíram nos vestibulares
- 9 questões sobre Humanismo na Literatura que já caíram nos vestibulares
- 9 questões sobre ecologia que já caíram nos vestibulares e no Enem
- 13 questões sobre Citologia que já caíram nos vestibulares e no Enem
- 11 questões sobre vírus e bactérias que já caíram nos vestibulares
- 11 questões sobre agricultura e agronegócio que já caíram no Enem e em vestibulares
- 11 questões sobre respiração celular que já caíram nos vestibulares e Enem
- 13 questões sobre o sistema endócrino que já caíram nos vestibulares e Enem
- 11 questões sobre sistema respiratório que já caíram nos vestibulares e Enem
- 11 questões sobre sistema nervoso que já caíram nos vestibulares e Enem
Prepare-se para a prova com o Estratégia Vestibulares
O Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem nos principais vestibulares do Brasil!
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios focados em cada uma das bancas, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!