9 citações filosóficas para usar na redação

9 citações filosóficas para usar na redação

Frases filosóficas podem ser importantes aledadas da redação nota mil. Confira essa lista com pensamentos de filósofos de todas as épocas

Em 18 de novembro é celebrado o Dia da Filosofia, uma das primeiras formas de pensamento e saber humano. Conhecer a matéria, as correntes filosóficas e os pensadores é importante para o vestibular e para a vida. Por isso, o Estratégia Vestibulares reuniu neste texto algumas citações filosóficas que podem ser bastante úteis para sua redação.

Afinal de contas, como diz Sócrates, “uma vida sem reflexão não vale a pena ser vivida”. A reflexão, o pensamento e a investigação sobre todos os aspectos da vida é exatamente do que se trata a Filosofia. Não à toa, é considerada a “mãe” das outras ciências e propõe um olhar crítico sobre os fenômenos do mundo.

Leia também: 5 alusões históricas coringa para usar na redação

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Citações filosóficas para redação nota mil

Antes de mais nada é importante lembrar: a Filosofia é uma disciplina vasta e não deve ser simplificada. Portanto, fique de olho também em outros textos que preparamos sobre correntes filosóficas e seus contextos históricos, para que você compreenda melhor as principais ideias e pensamentos que costumam ser cobrados.

Veja também: Filosofia Moderna: conheça os principais pensadores e desdobramentos
Filosofia Ocidental versus Filosofia de outras civilizações
Redação do Enem: veja os erros mais comuns da Competência 3

Uma outra questão é importante: no modelo de redação dissertativo-argumentativo, é muito importante que as citações filosóficas tenham uma relação com o tema proposto e com a tese que será desenvolvida ao longo do texto. Utilizar citações soltas, sem contexto e sem relação com o que está sendo exigido pode custar muitos pontos na sua redação. Vamos lá?

Filósofos e pensadores são aliados das redações nota 1000

1 . Jamais se deve proceder contra a justiça. Nem mesmo retribuir a injustiça com a injustiça, como pensa a multidão, pois o procedimento injusto é sempre inadmissível (Platão)

A frase do filósofo Platão (427 a.C. – 347 a.C.), da Filosofia Grega Clássica, é um convite para pensar sobre as ações enquanto sociedade, especialmente com relação aos erros do outro. A frase pode levar a teses mais eficazes sobre julgamentos, condenações e formas justas de se tratar pessoas que cometem erros. 

Temas relacionados à justiça, vingança, justiça com as próprias mãos, crimes, julgamentos, linchamentos físicos e virtuais e cultura do cancelamento são contextos adequados para utilizar a reflexão deste filósofo. 

2. O homem é um animal de linguagem (Aristóteles)

Outro filósofo grego clássico, Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.)  é um dos mais influentes da história, pois é responsável por desenvolver estudos sobre a lógica que influenciam a forma humana de pensar até os dias de hoje. 

A frase que destacamos é muito importante para reflexões sobre o ser humano, já que um dos principais pontos que nos distingue de outros animais é nossa capacidade infinita de combinação de códigos de linguagem para a comunicação. 

A linguagem aqui não se trata apenas da oral, mas sim da escrita, corporal, artística e a capacidade de produzir cultura. Nesse sentido, quando em uma redação for necessário reafirmar essa distinção e falar sobre a linguagem humana, recorrer ao pensamento de Aristóteles pode ser uma boa saída.

3. Todas as religiões são criação humana equivalentes e por conveniência pessoal e pelas circunstâncias escolhemos uma (Averróis)

Nascido na Espanha, Averróis (1126-1198) tem origem moura e é islamita. Conhecido por ter forte influência de Aristóteles em seu trabalho, porém com reflexões mais voltadas à religião e teologia. É também considerado o pai da medicina moderna.

A frase de Averróis pode ser utilizada em redações sobre intolerância religiosa, muito explorada em vestibulares recentes, como o Enem 2016, cujo tema foi “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. 

Sempre que for necessário falar sobre a pluralidade das crenças humanas e sobre influências culturais sobre aquilo que acreditamos, é possível recorrer ao pensamento de Averróis. 

4. Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é negá-la (Tomás de Aquino)

Considerado santo pela Igreja Católica, Tomás de Aquino (1225 – 1274) também possui grande influência na Filosofia Ocidental e na Igreja. Vivendo no Reino da Sicília, atual Itália, pertence à tradição Escolástica, que busca conciliar a fé cristã e a razão filosófica. 

A frase de Tomás de Aquino se aplica a diversos contextos em que temos que refletir sobre verdades e fatos. Destacamos aqui as correntes negacionistas que têm surgido com relação à ciência e ao conhecimento científico. Defensor da razão e da lógica, inclusive no contexto da fé, o filósofo ensina a importante lição da busca pela verdade.

O pensamento também pode ser utilizado para falar sobre a negligência de autoridades, políticos e tomadores de decisão com relação a questões sociais, climáticas e ambientais e de injustiça social. 

5. Quem não sabe o que busca, não identifica o que acha (Kant)

À princípio a frase de Immanuel Kant (1724 – 1804), um dos mais importantes filósofos modernos, pode parecer um pouco óbvia, mas basta uma reflexão mais cautelosa para identificarmos que ela pode ser bastante útil para compreender diversas questões e temas sociais. O filósofo é um dos pais do Iluminismo e da corrente racionalista, que fundamenta Estados e organizações políticas até hoje. 

A frase de Kant pode ser utilizada em muitos contextos, como os relacionados à necessidade de políticas públicas, investigações científicas, levantamento de dados para nortear ações e resoluções de problemas. Para utilizá-la, será preciso perspicácia e criatividade. Como diversas outras fases filosóficas do autor que podem ser utilizadas na redação.

É muito importante notar que algo só pode ser considerado como um problema, quando se tem conhecimento sobre suas causas e efeitos. Por isso, ainda que grandes descobertas sejam feitas, só serão consideradas dessa forma de acordo com o conhecimento prévio que se tem sobre elas. No entanto, a frase é tão versátil que pode ser aplicada até em situações mais pessoais e intimistas, se assim o vestibular exigir. 

6. Nos indivíduos, a loucura é algo raro — mas nos grupos, nos partidos, nos povos, nas épocas, é regra (Nietzsche)

Friedrich Nietzsche (1844 – 1900) é um dos mais emblemáticos e contestadores filósofos de seu tempo, por isso a lista de citações filosóficas de sua autoria para usar na redação é extensa. Defensor da ruptura com tradições e crenças socialmente impostas, uma das suas frases mais célebres cabe perfeitamente nos dias atuais e nos alertam para o perigo de ideologias cristalizadas e radicais. 

Em tempos de polarização e acirramento ideológico, o pensamento de Nietzsche parece fazer ainda mais sentido. Dessa forma, a frase pode ser utilizada em temas que falem sobre grupos radicais, grupos terroristas, a volta de grupos neonazistas, grupos negacionistas e seitas religiosas com viés totalitário, como o Talebã. 

Também pode ser utilizada em temas relacionados à intolerância ao preconceito e discriminação contra minorias étnicas e sociais, por exemplo. Além disso, é importante para abordar a importância dos grupos sociais e como eles interferem no comportamento individual.

7. Se o desenvolvimento acontecer, as pessoas devem estar envolvidas (Julius Nyerere)

Julius Nyerere (1922 – 1999) foi um pensador dos mais influentes da corrente pan-africanista, e responsável por liderar a Tanzânia no seu processo de independência, em 1962, tornando-se presidente do país. Pregou a autonomia, união e independência dos países africanos em tempos onde o imperialismo tinha muita força no continente. 

A frase obviamente deve ser contextualizada a partir do exemplo africano, no entanto o pensamento de Nyerere também pode ajudar a compreender outras sociedades em desigualdade socioeconômica, como o Brasil. 

O pensamento pode estar presente em redações que falem sobre pobreza, desigualdade social, racismo e naquelas em que a alusão histórica com relação ao continente africano for requisitada. 

8. O opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os próprios oprimidos (Simone de Beauvoir)

A filósofa francesa Simone de Beauvoir (1908 -1986) é uma das principais expoentes do feminismo contemporâneo e queridinha dos vestibulares, em especial o Enem. Dentre sua obra existencialista que compartilha com seu cônjuge, o também filósofo Jean Paul-Sartre, a autora traz uma importante reflexão sobre as relações de opressão. 

Ao contrário de considerar a opressão como apenas algo vertical e imposto de forma coercitiva, Simone reflete sobre aparelhos ideológicos que levam oprimidos não só a admirarem, como ter o sonho de se tornarem opressores, fortalecendo o sistema de opressão.

A frase de Beauvoir pode ser aplicada sobre temas que falem sobre minorias sociais, étnicas, dominação entre países, fundamentalismos religiosos e sistemas de opressão. Portanto não se esqueça de incluí-la na lista de citações filosóficas para usar na redação.

9. Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes (Paulo Freire)

O principal autor brasileiro e o mais citado em todo o mundo, Paulo Freire (1921-1997) não poderia ficar de fora dessa lista. O autor é responsável por obras e metodologias inovadoras na área da educação e causa polêmica até os dias de hoje, mais de 20 anos após a sua morte.

A frase do autor é um marco da inclusão, pois assume que não existe a ausência de saber, mesmo em situações de educação formal precária. Cabe então ao educador encontrar estratégias pedagógicas que mobilizem esses saberes para otimização do aprendizado formal. 

Nesse sentido, o pensamento freireano pode ser utilizado em redações sobre educação, cultura, inclusão, inteligências coletivas e em qualquer tema onde a educação se torna ferramenta ou estratégia como solução para algum problema.

Estude Filosofia e Redação com o Estratégia Vestibulares

Gostou das citações filosóficas para usar na redação? Uma ótima combinação é a Filosofia e a Redação para te ajudar na aprovação do vestibular dos seus sonhos. O conteúdo de hoje é a pontinha de um universo muito mais profundo das duas disciplinas, sempre direcionadas a sua prova e aprovação. Conheça nossos cursos e fique por dentro das melhores estratégias para se dar bem.

Veja citações para usar na redação

Você pode gostar também