7 citações sobre violência para usar na redação

7 citações sobre violência para usar na redação

O Portal Estratégia Vestibulares listou sete citações sobre violência para usar como repertório sociocultural na redação

Você já se pegou pensando qual citação usar em sua argumentação, contextualização ou introdução de uma redação? Em meio a atos de violência em todo o mundo, a temática é indispensável para repensarmos nossas atitudes e transmitir as ideias para um texto no vestibular. 

Pensando nisso, o Portal Estratégia Vestibulares reuniu sete citações sobre violência que podem ser usadas como repertórios socioculturais ou em uma redação nos vestibulares.

A seguir, confira essas frases que poderiam ser usadas em propostas de redação como  “A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira”, do Enem 2015, ou em outras temáticas que abordem a questão da violência:

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

“A força gerada pela não violência é infinitamente maior do que a força de todas as armas inventadas pela engenhosidade do homem.”- Mahatma Gandhi

Durante as décadas de 1920 a 1940, o ativista indiano Mahatma Gandhi lutou pela independência da índia e pelo fim do regime colonial inglês. O mesmo tornou-se conhecido mundialmente após desenvolver um método de manifestação que visava a não violência.

“A vida começa quando a violência acaba” – Maria da Penha

A Lei Maria da Penha completou 16 anos, neste dia 07 de agosto, desde que foi sancionada e entrou em vigor. Maria da Penha Maia Fernandes é uma biofarmacêutica brasileira que lutou por muitos anos para que seu agressor fosse condenado. Atualmente, Maria da Penha é líder de movimentos voltados à defesa dos direitos das mulheres, com foco em vítimas de violência doméstica.  

“A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota.” – Jean-Paul Sartre

O filósofo e crítico francês, Jean-Paul Sartre, é considerado um dos maiores pensadores do século 20 e um dos expoentes da ideia do “existencialismo”, que visava a liberdade individual do ser humano. De acordo com Sartre, a força e a violência são aspectos diferentes, uma vez que a violência é usada para a destruição e a força ainda obtém efeitos positivos.

“Frágeis usam a violência, e os fortes, as ideias” – Augusto Cury

Com 35 milhões de livros em mais de 60 países, Augusto Cury é considerado o psiquiatra mais lido no mundo nas últimas duas décadas. A frase do também professor e escritor brasileiro, retrata a ideia de como pessoas frágeis usam a violência como resposta, ao invés de formular ideias e resolver problemas de forma racional. 

“Poder e violência são opostos; onde um domina absolutamente, o outro está ausente” – Hannah Arendt

Hannah Arendt foi uma filósofa e teórica política que defendia a igualdade política e liberdade, sem deixar de lado o respeito às diferenças. De acordo com a mesma, o poder é a essencial de todo o governo, enquanto a violência é o meio, ou seja, depende da justificação pelo fim que deseja.

“Uma das coisas importantes da não violência é que não busca destruir a pessoa, mas transformá-la – Martin Luther King Jr.

Sendo um dos príncipais líderes negros dos Esrados Unidos que lutava pela igualdade social e contra a segregação racial, Martin Luther King Jr. apresentou uma nova maniera de se posicionar nas décadas de 1950 e 1960. Em 1964, King ganhou o Prêmio Nobel da Paz por combater o racismo nos Estados Unidos de forma não violenta.

“Violência não é um sinal de força, a violência é um sinal de desespero e fraqueza.” – Dalai Lama

O monge busdista Dalai Lama é um líder tibetano que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1989, devido à sua campanha pacífica que buscava acabar com a dominação chinesa no Tibete. Com ideias contrárias a violência, Dalai Lama apresentou à sociedade uma nova maneira de conquistar seus direitos.

Estude com o Estratégia Vestibulares

Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a diversos benefícios que auxiliam nos seus estudos, como cursos, simulados preparatórios e correção de redações. Não deixe de conferir esses e mais artigos que podem te ajudar a conquistar a vaga dos seus sonhos!

CTA - Estratégia Vestibulares 4

Veja citações para usar na redação

Você pode gostar também