O dia 28 de junho é marcado por comemorar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Essa data marca a Revolta de Stonewall, em que frequentadores do Bar Stonewall Inn, em Nova Iorque, no ano de 1969, se rebelaram contra a opressão policial que frequentemente ocorria no local.
Um ano antes, em 1968 houve o assassinato de Martin Luther King, dois meses depois, em agosto de 1969, o festival de Woodstock. Enquanto isso, a Guerra do Vietnã também movimentou o cenário político mundial, indicando a enorme instabilidade social que os Estados Unidos passaram naquele período.
Em 1970, milhares de pessoas se encontraram para comemorar um ano do ocorrido no Bar Stonewall, dando início às paradas do orgulho LGBTQIA+.
O Brasil, entretanto, vive uma realidade dicotômica: São Paulo recebe até hoje a maior parada do mundo, com mais de 3 milhões de pessoas. Por outro lado, o país é o campeão de assassinatos e crimes de ódio contra a população homossexual. Mais da metade dos crimes homotransfóbicos do mundo ocorrem no Brasil.
O Portal Estratégia Vestibulares traz algumas frases sobre o orgulho LGBTQIA+ ditas ao longo da história, já que o tema que é cada vez mais forte e muito presente na sociedade e vestibulares do país, seja em questões de interpretação de texto, Biologia, História, Português e redações.
Navegue pelo conteúdo
1 – “Você nunca tem completamente seus direitos, individualmente, até que todos tenham direitos.” — Marsha P. Johnson
Mulher trans, ativista, trabalhadora do sexo e drag queen, Marsha estava no Stonewall naquela noite. Foi modelo para Andy Warhol e criou a Street Transvestite Action Revolutionaries (STAR, em tradução livre “Ação revolucionária para Travestis de Rua), que oferecia abrigo para jovens LGBTQIA+ que viviam nas ruas.
Sua história de vida é o centro do documentário A Morte e a Vida de Marsha P. Johnson, disponível na Netflix. A frase mostra a necessidade que é lutar para conquistar e manter os direitos tidos como básicos para muitos, mas que estão sob constante ameaça.
2 – “Se você não consegue amar a si mesmo, como você vai amar qualquer outra pessoa?” — RuPaul
RuPaul Andre Charles é Drag Queen e apresentadora do reality show que mais venceu Emmys na história da premiação, RuPaul’s Drag Race. Além disso, é a pessoa negra mais premiada da história da cerimônia.
A frase, dita ao final de cada episódio do reality, é inspiração para que pessoas LGBTQIA+ amem a si mesmo sempre, independentemente dos momentos e situações ruins que acontecem ao seu redor.
Veja também:
— O que é nome social e como funciona esse direito?
— 10 dicas de saúde mental para estudantes em fase de vestibular
3 – “Existe uma boa maneira de categorizar corpos? O que as categorias nos dizem? As categorias nos dizem mais sobre a necessidade de categorizar os corpos do que sobre os próprios corpos.” — Judith Butler
Judith Butler é filósofa estadunidense vista como uma das principais teóricas contemporâneas do feminismo. Seu ativismo político inclui direitos de pessoas lésbicas, gays e trans, e prega a desconstrução do sujeito, caracterizando-o como queer.
Ao longo de suas teorias e livros, Butler buscou conceitos de pensadores como Althusser, Lacan, Foucault e Freud. Dentre seus livros estão “Corpos que Importam, Problemas de Gênero: Feminismo” e “Subversão da Identidade e Os Sujeitos do Sentido”.
4 – “Penso no garoto de 15 anos que está vendo essa premiação e pensando: ‘Esse cara é gay, é deputado federal e está recebendo um prêmio. Então eu não preciso viver com vergonha.” — Jean Wyllys
Ex-deputado federal e ativista pelos direitos LGBTQIA+, Jean Wyllys (PT) está exilado do país por ser perseguido politicamente por grupos políticos distintos. Morando atualmente em Barcelona, Jean planeja voltar ao país apenas em dezembro, após as eleições.
A frase foi dita em uma entrevista para a Revista Trip em 2011 e mostra a importância de ter representantes políticos atuantes em diversas pautas, para construir um país minimamente democrático de fato.
5 – “Bato palmas para as travestis que lutam para existir, e a cada dia conquistar o seu direito de viver e brilhar.” — Linn da Quebrada
Linn da Quebrada é atriz, cantora, compositora e ativista pela representatividade LGBTQIA+ e identidade de gênero. No início do ano, fez parte do Big Brother Brasil 22 (BBB).
A frase vem de uma de suas músicas, Mulher, do álbum “Pajubá”. Na letra, ela narra o cotidiano de uma travesti que anda “de esquina em esquina”, lutando por sua existência e sobrevivência, “batalhando conquistar o seu direito de viver, brilhar e arrasar”.
6 – “Precisamos de muitas rebeliões, de muitos Stonewalls, de um movimento contínuo da sociedade para que a democracia se efetive e se equalize no direito de todos.” — Daniela Mercury
Daniela Mercury é cantora e compositora brasileira. É casada com Malu Verçosa desde 2013, quando tornou sua união pública. Dentre suas obras, destaca-se o álbum “O Canto da Cidade” e o livro “Dani e Malu: Uma História de Amor”.
A frase citada foi dita no Congresso Nacional em 2019, nas comemorações de 50 anos da Revolta de Stonewall, citada acima. O trecho ressalta a necessidade de ter continuidade nas ações sociais para que os direitos não sejam perdidos em tempos caóticos.
7 – “Ser homossexual não é demérito para ninguém, e no futebol não deveria ser um assunto tão polêmico.” — Richarlyson
Richarlyson é o primeiro jogador de futebol que passou por clubes de série A e pela Seleção brasileira de futebol masculino a se assumir bissexual. Como jogador, foi campeão mundial pelo São Paulo e da Libertadores da América pelo Atlético Mineiro.
A frase é um desabafo de uma pessoa que, por conta da homofobia, precisou esconder sua orientação sexual por toda a sua carreira, e mesmo assim sofria preconceito nos gramados brasileiros. Atualmente ele é comentarista esportivo do grupo Globo.
Veja também:
— 7 citações sobre educação para usar na redação
— 11 citações sobre imprensa para usar na redação
— 7 citações sobre meio ambiente para usar na redação
— 9 frases filosóficas para usar na redação
8 – “É preciso ir abrindo brechas para tentar minimizar os danos da política vigente. Uma política totalmente inclusiva ainda está longe. O máximo às vezes pode parecer o mínimo, mas o mínimo, para quem não tem nada, já é muita coisa.” — Erika Hilton
Erika Hilton (Psol) foi a vereadora mulher com mais votos na eleição municipal de 2020 em São Paulo. Ativista pelos direitos negros e LGBTQIA+, Erika foi homenageada no MTV European Music Awards por sua trajetória política em 2021.
Ao lado dela, foram premiados outros nomes que lutam pela causa LGBTQIA+ pelo mundo. A frase escolhida foi dita em uma entrevista para a Revista Cult em 2021 e mostra as dificuldades, barreiras e conquistas dessa parte da população por meio da política.
9 – Não é crime ser homossexual, não é pecado e não é doença. É somente o preconceito.” — Luiz Mott
Luiz Mott é ativista e fundador do Grupo Gay da Bahia (GGB), além de professor titular do Departamento de Antropologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É também autor de diversos livros, dentre eles “O Sexo Proibido”, “O Lesbianismo no Brasil” e “Causa-Mortis: Homofobia”.
A frase foi dita em uma entrevista para o Portal R7, e o autor pede por políticas públicas que ensinem a respeitar gays, lésbicas e pessoas trans. Ainda segundo Mott, é preciso de leis que punam a homofobia, e que elas sejam cumpridas.
O que significa a sigla LGBTQIA+
A sigla representa um acrônimo para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queers, Intersexuais e Assexuais. O + insere ainda outras identidades de gênero e orientações sexuais que não aparecem em destaque no acrônimo e não se encaixam no padrão cis-heteronormativo.
Veja citações para usar na redação
- Repertório Sociocultural para redação: 7 citações coringa
- 9 citações sobre o Orgulho LGBTQIA+ para usar como repertório sociocultural
- 6 citações sobre refugiados para usar na redação
- 7 citações sobre educação para usar na redação
- 11 citações sobre imprensa para usar na redação
- 7 citações sobre meio ambiente para usar na redação
- 9 citações filosóficas para usar na redação
- 9 frases marcantes na história do Brasil
- 15 citações sobre desigualdade social para usar na redação
- 11 citações sobre ciência para usar na redação
- Nelson Mandela: veja citações e questões sobre o líder sul-africano
- 11 citações sobre cultura para usar na redação
- 7 citações sobre política para usar na redação
- 7 citações sobre violência para usar na redação
- 11 citações sobre tecnologia para usar na redação
- 7 citações sobre saúde para usar como repertório sociocultural na redação
- 11 citações sobre saúde mental para usar na redação
- 13 citações sobre trabalho para usar na redação
- 18 frases da Rainha Elizabeth II que marcaram o seu reinado
- 9 frases marcantes na história do Brasil
- 9 citações sobre mudanças climáticas para usar na redação
- 24 citações de Paulo Freire sobre educação para usar na redação
- Como NÃO usar citações nas redações do Enem e vestibulares